Questão resolvida sobre tecido cartilaginoso, da Unigranrio

(Unigranrio/2021-2) O tecido cartilaginoso tem função de sustentação e reveste superfícies articulares facilitando os movimentos. Em
relação às cartilagens, é correto afirmar que:
A) Formadas por tipos de células: os condrócitos, que produzem as fibras e a substância fundamental e os condroblastos, que realizam a atividade metabólica do tecido.
B) Nas cartilagens não há nervos e os vasos sanguíneos presentes no tecido têm a função de realizar a nutrição das células, que ocorre por difusão.
C) A cartilagem elástica é encontrada no pavilhão auditivo, na tuba auditiva, na epiglote e em algumas partes da laringe.
D) A cartilagem fibrosa ocorre no nariz, na laringe e nos anéis da traqueia e dos brônquios.
E) A cartilagem hialina ocorre associada às articulações do corpo humano e em pontos onde tendões e ligamentos se fixam aos ossos.

RESOLUÇÃO:
A) Falsa. As células envolvidas na produção da substância fundamental e fibras que compõem a matriz cartilaginosa são os condroblastos; os condrócitos têm reduzida atividade metabólica.
B) Falsa. O tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos (é avascular).
C) Verdadeira.
D) Falsa. A cartilagem fibrosa (fibrocartilagem) está presente nos discos intervertebrais, na sínfise púbica,  na inserção dos tendões e em estruturas dentro de certas articulações como, por exemplo, os meniscos.
E) Falsa. A cartilagem hialina é encontrada nas fossas nasais, na traqueia nos brônquios.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre tecidos conjuntivos, do IFG 2013-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.