(Unec- Caratinga/2026) O mimetismo é um fenômeno no qual um organismo imita outro ou o ambiente para aumentar suas chances
de sobrevivência. Um exemplo comum de mimetismo é o da borboleta que se assemelha a uma folha seca para se camuflar de predadores.
O tipo de mimetismo em que um organismo imita um predador perigoso para afastar outros animais é classificado como:
A) mülleriano.
B) batesiano.
C) agressivo.
D) social.
RESOLUÇÃO:
A questão traz um caso de mimetismo batesiano. Este tipo de mimetismo ocorre quando um organismo inofensivo (ou palatável) imita as características de um organismo perigoso (tóxico, peçonhento ou um predador de topo) para evitar ser atacado. Um outro exemplo sempre citado (questão inclusive do Enem 2024), é o da falsa coral e da coral verdadeira.
No caso do mimetismo mülleriano, dois ou mais organismos perigosos (ambos tóxicos ou impalatáveis) se imitam mutuamente. Eles “compartilham” o mesmo padrão de aviso para que os predadores aprendam mais rápido a não comê-los. Um exemplo bastante citado é o das borboletas do gênero Heliconius (espécies: Heliconius erato e Heliconius melpomene), estudado por Fritz Müller (daí o nome “mülleriano”). Ambas as espécies têm gosto ruim (são tóxicas) para os pássaros. Elas evoluíram para ter padrões de cores quase idênticos (frequentemente preto com manchas vermelhas ou amarelas).
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre mimetismo batesiano, da UEMS 2022
– Resumo sobre camuflagem e mimetismo
Seja o primeiro a comentar