Questão resolvida sobre aquaponia e ciclo do nitrogênio, da UFPR

(UFPR/2019) Aquaponia é uma forma de cultivo que une a aquicultura (produção de animais aquáticos, como peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas na água, sem o uso de solo). Os dois sistemas são interligados por um mecanismo de
bombeamento que mantém constante a circulação de água entre o tanque dos peixes e a cama de cultivo das plantas.
Desse modo, a água é reaproveitada pelo sistema e a reposição é mínima. Os peixes se alimentam de ração e produzem excretas nitrogenadas as quais são convertidas por bactérias nitrificantes em nutrientes que são, então, absorvidos
pelas plantas. Desse modo, as plantas e as bactérias promovem filtragem biológica da água, garantindo sua condição adequada para o desenvolvimento normal dos peixes.
A) Identifique qual é a excreta nitrogenada produzida pelos peixes e explique a ação das bactérias nitrificantes que gera o produto assimilado pelas plantas.

B) Cite dois compostos orgânicos nitrogenados que podem ser sintetizados pelas plantas a partir do nitrogênio inorgânico, relacionando diretamente um deles com a constituição das proteínas e outro com a hereditariedade.

C) Qual é a função da fotossíntese nesse sistema de cultivo?

RESOLUÇÃO:
A) A excreta nitrogenada produzida pelos peixes é amônia (NH3). As bactérias nitrificantes agem sobre a amônia, oxidando-a a nitrito(NO2) e, depois, uma nova oxidação transforma esse nitrito em nitrato (NO3), que é absorvido pelas plantas.

B) Um composto nitrogenado sintetizado pelas plantas relacionado com a produção de proteínas são os aminoácidos.
Um composto nitrogenado sintetizado pelas plantas relacionado com a hereditariedade são os nucleotídeos, que entram na composição do DNA.

C) A fotossíntese é o processo responsável pela produção de matéria orgânica, indispensável ao crescimento vegetal, além de ser fonte de energia para diversas vias metabólicas da planta.

VEJA TAMBÉM:
FATEC 2018 – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *