Questão resolvida sobre controle biológico, do IFTO

(IFTO/2020) O controle biológico é um meio natural de controlar o tamanho populacional de determinado ser vivo por meio do uso de seus inimigos naturais. A respeito do controle biológico é correto afirmar que:
A) O maior desafio enfrentado no uso de microorganismos para o controle biológico de populações tem sido o risco de contaminação ambiental.
B) O combate à mariposa que ataca a cana-de-açúcar no Brasil é um exemplo do uso de controle biológico de pragas por meio do uso de uma espécie de parasitoide.
C) O uso de espécies predadoras, para controle biológico de populações, apresenta alguns problemas devido ao fato de que esses organismos
apresentam especificidade no ataque.
D) O uso de agrotóxicos no controle de pragas nas plantações é prejudicial por causar a morte de insetos benéficos e facilitar a sobrevivência de insetos parasitas e predadores.
E) Espécies parasitas assim como espécies de fungos e bactérias são inadequadas para controle biológico de populações de pragas da agricultura por apresentarem risco à saúde humana.

RESOLUÇÃO:
O controle biológico se caracteriza pelo uso de alguma espécie (frequentemente um parasita ou parasitoide) para controlar a população de uma espécie praga, de modo a trazer menos danos ao ambiente e à saúde humana, visto que reduz (ou até elimina) o uso de defensivos químicos.
Não se recomenda o uso de espécies predadoras para o controle biológico, pois, como não têm especificidade de presa, podem atacar espécies nocivas e, inclusive, podem se tornar uma praga no ambiente.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Resumo básico sobre pesticidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.