Questão resolvida sobre o que é vida, da UESB

(UESB/2015) O que é vida? Dois traços cruciais são que a vida se produz (mantém-se autopoeticamente) e se reproduz. Além disso, existe a mudança hereditária: a mutação do DNA e dos cromossomos, a simbiose e a fusão sexual da vida em crescimento, quando combinadas com a seleção natural, significam transformações evolutivas.[…] A vida é a matéria desenfreada, capaz de escolher sua própria direção para adiar indefinidamente o momento inevitável do equilíbrio termodinâmico — a morte. A vida é também uma pergunta que o universo faz a si mesmo, sob a forma de ser humano. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 225).

A partir da análise do texto e das informações científicas associadas ao conceito da vida, é correto afirmar que
01) as mutações presentes nas moléculas de DNA, desde os tempos primordiais, favoreceram a formação de organismos com o aparato necessário para uma continuidade da vida com base na reprodução.
02) a fusão sexual da vida em crescimento favoreceu uma homogeneidade entre os organismos, preparando-os para a ação indelével da seleção natural.
03) através do equilíbrio termodinâmico, os sistemas vivos alcançaram os níveis mais complexos de organização com o incremento das atividades metabólicas essenciais a vida.
04) a autopoiese reafirma o conceito da vida ao desenvolver um fluxo desenfreado de matéria que é específica e exclusiva dos corpos dos seres vivos.
05) as diversas simbioses presentes ao longo das transformações evolutivas dos seres vivos estabeleceram a capacidade fotoautótrofa inerente aos organismos de padrão eucarionte.

RESOLUÇÃO:
01) As mutações são fonte primária de variabilidade genética, responsáveis pelo surgimento de novos alelos. Por ação do meio,  estes alelos podem ser selecionados ou não. O surgimento de uma nova característica e sua permanência dependem, pois, da ação conjunta da mutação e da seleção natural.
02) A fusão sexual da vida favoreceu uma heterogeneidade entre os organismos.
03) Com a morte (equilíbrio termodinâmico) ocorre a desintegração das moléculas, com aumento da entropia. A manutenção da vida exige um elevadíssimo gasto energético para manter o complexo nível de organização celular e a realização das atividades metabólicas.
04) A autopoiese reafirma o conceito de vida ao se referir à capacidade de autoduplicação.
05)  A capacidade fotoautotrófica não é inerente aos organismos de padrão eucarionte.
Resp.: 01

VEJA TAMBÉM:
Prova do Pism 3 – aplicação 2019 – resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.