(Unicesumar/2014) Quando os antibióticos foram descobertos, eles pareciam representar uma cura milagrosa para doenças humanas como pneumonia, tuberculose e gonorréia.
Entretanto, não tardou muito para se descobrir que as bactérias desenvolviam, e continuam a desenvolver, resistência a esses medicamentos. O gráfico a seguir ilustra o desenvolvimento, ao longo dos anos, de resistência bacteriana ao antibiótico vancomicina, em unidades de terapia intensiva de hospitais norteamericanos.
Considerando as informações fornecidas, analise atentamente as afirmativas.
I – O gráfico mostra que a exposição à vancomicina até o ano de 1989 foi o suficiente para induzir a ocorrência de mutações genéticas responsáveis pela resistência bacteriana ao antibiótico.
II – A partir de 1989, as bactérias sensíveis à vancomicina começaram gradativamente a ser substituídas por linhagens resistentes, de modo que em 2001 restaram apenas bactérias resistentes ao antibiótico.
III – O fenômeno registrado no gráfico resulta de um processo de seleção natural forjado por condições desfavoráveis ao patógeno, que favorece a sobrevivência de bactérias geneticamente capazes de lidar com as dificuldades estabelecidas.
IV – Uma forma de tentar reduzir o índice de resistência verificado em 2001 ao mesmo valor observado em 1983 é substituir a vancomicina por um antibiótico de formulação química diferente.
Pode-se concluir que apenas as afirmativas
A) I e III estão corretas.
B) I, II e III estão corretas.
C) III e IV estão corretas.
D) II e IV estão corretas.
E) II, III e IV estão corretas.
RESOLUÇÃO:
I) Falsa. O uso frequente do antibiótico não induz a ocorrência de mutações; as mutações ocorrem espontaneamente e o meio ambiente seleciona as variantes com melhor valor adaptativo.
II) Falsa. Em 2001 ainda há bactérias sensíveis.
III) Verdadeira.
IV) Verdadeira.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre uso de antibióticos, da Unicid 2015
– Questão resolvida sobre resistência a antibióticos e vírus da Covid, da Unemat 2022-2
Seja o primeiro a comentar