Questão resolvida sobre evidências da evolução, da UPF

(UPF/2015-2) A teoria da evolução biológica é considerada a base da Biologia moderna e existem várias evidências para
corroborá la. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. As evidências da evolução biológica estão baseadas principalmente no estudo comparado dos organismos, tanto fósseis quanto atuais.
II. A presença de estruturas análogas em diferentes organismos, como por exemplo as asas das aves e dos insetos, é evidência de que ambos os tipos de organismos evoluíram a partir de um ancestral comum.
III. A presença de órgãos vestigiais em alguns organismos, como por exemplo o apêndice cecal (vermiforme) em humanos considerando que em outros organismos esses mesmos órgãos são funcionais , é uma evidência.
IV. Há grande semelhança no padrão de desenvolvimento embrionário inicial em diversos vertebrados . Quanto mais próximos evolutivamente são os organismos, maior é a semelhança no desenvolvimento embrionário.
V. Espécies com maior proximidade evolutiva apresentam menor grau de similaridade nas sequências de bases nitrogenadas dos seus ácidos nucleicos.

Está correto apenas o que se afirma em:
A) I, II, IV e V.
B) I, III e IV.
C) III, IV e V.
D) II, III, IV e V.
E) I, II e IV.

RESOLUÇÃO:
Estão incorretos os itens II e V.
II. As estruturas análogas não refletem parentesco evolutivo. Elas são decorrentes de uma evolução convergente (organismos de diferentes origens, em um mesmo meio, com estruturas parecidas selecionadas).
V. Quanto maior o parentesco evolutivo entre duas espécies, maior o grau de similaridade nas sequências de bases nitrogenadas de seus ácidos nucleicos.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre evidências da evolução, da UFES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *