Pism 3 – prova aplicada em 2019 resolvida

PISM 3 – PROVA APLICADA EM 2019

01) A Teoria Moderna da Evolução, também conhecida como Teoria Sintética, agrega à seleção natural compreensões sobre a origem da diversidade genética. A respeito dos processos que dão origem à diversidade genética, marque a alternativa CORRETA:
A) Deriva genética.
B) Endogamia.
C) Polimorfismo.
D) Mutação.
E) Seleção sexual.

02) Um filme argentino lançado no ano de 2007 conta a história de Alex, um menino que, devido a uma alteração genética, apresenta características físicas femininas. Qual é a aneuploidia observada em Alex e o nome desta síndrome?
A) XY0 e Síndrome de Down.
B) XXXY e Síndrome do triplo X.
C) X0 e Síndrome de Turner.
D) XYY e Síndrome do XYY.
E) XXY e Síndrome de Klinefelter.

03) O espermatozoide fecunda o óvulo e forma uma única célula denominada zigoto. O zigoto sofre várias clivagens e forma a mórula, que evolui a blástula. Algumas pesquisas utilizando embriões visam isolar células-tronco nesse estágio de desenvolvimento porque elas apresentam potencial:
A) totipotente, diferenciando-se em alguns poucos tipos celulares.
B) pluripotente, tendo potencial mais restrito de diferenciação do que as células multipotentes.
C) totipotente, apresentando capacidade de diferenciação limitada em relação as células pluripotentes.
D) pluripotente, sendo mais restritas a capacidade de diferenciação do que as totipotentes e apresentando potencial maior em relação às multipotentes.
E) pluripotente, tendo capacidade de diferenciação maior do que as totipotentes e apresentando potencial mais restrito em relação às multipotentes.

04) Em 2011, o zootecnista da Embrapa Luiz Carlos Guilherme desenvolveu em seu doutorado o “Sistema integrado alternativo para produção de alimentos: agricultura familiar”, conhecido como “Sisteminha”. Ele consiste em um sistema integrado de produção de alimentos que contribui com a segurança e soberania alimentar dos seus beneficiários, em geral pessoas em situação de vulnerabilidade. O elemento central da tecnologia desenvolvida é a criação de peixes em um tanque construído com materiais de baixo custo, onde funciona um sistema de recirculação e filtragem. Com um balde, um cano de PVC, uma mangueira de limpeza de piscina e uma garrafa pet constrói-se o biofiltro. Nessa estrutura bactérias agem na decomposição dos resíduos metabólicos produzidos pelos peixes, como é o caso da amônia. A amônia, altamente tóxica para os peixes, é transformada pelas bactérias presentes no filtro em nitrito ou nitrato. Assim, parte da água do tanque de peixes é utilizada como biofertilizante na irrigação da cultura de hortaliças. O resíduo gerado no cultivo dos peixes também pode ser reaproveitado para a formação de composto e produção de húmus de minhoca.

No texto acima são descritas duas etapas do ciclo do nitrogênio. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Fixação e amonificação.
B) Nitrificação e desnitrificação.
C) Amonificação e nitrificação.
D) Fixação e nitrificação.
E) Amonificação e desnitrificação.

05) Segundo a Resolução n. 1 do Conselho Nacional do Meio Ambiente de 23 de janeiro de 1986, impacto ambiental é: “(…) qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II – as atividades sociais e econômicas;
III – a biota;
IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V – a qualidade dos recursos ambientais”.

Avaliar a magnitude do impacto e o tempo de recuperação do sistema socioambiental são tarefas complexas que exigem a consideração de parâmetros diversos como: (i) características físico-químicas do produto; (ii) quantidade do produto derramado ou vazado; (iii): duração e o tipo de descarga dos contaminantes (iv) características biogeofísicas do ambiente onde se deu o impacto; (v) aspectos biológicos envolvidos e (vi) aspectos socioeconômicos.

Qual resposta abaixo exemplifica um aspecto biológico a ser considerado na avaliação da magnitude do impacto e o tempo de recuperação do sistema socioambiental?

A) A estrutura do substrato atingido.
B) A reatividade química do produto envolvido no desastre ambiental com outros elementos abióticos presentes no ambiente.
C) A dinâmica hidrológica do ambiente atingido.
D) A presença e o tipo de poluentes inorgânicos persistentes capazes de se acumular no ambiente.
E) A biota da região atingida.

RESOLUÇÃO:

01) As mutações são a fonte primária de variabilidade genética; somente por meio de mutações, um novo alelo surge em uma população.
Resp.: D

02) As aneuploidias são alterações cromossômicas numéricas, envolvendo 1 (ou poucos) cromossomo(s), a mais ou a menos.
No caso da questão, a aneuploidia em pauta é a síndrome de Klinefelter, em que a pessoa apresenta 47 cromossomos, devido a um cromossomo X a mais. A pessoa é do sexo masculino, mas apresenta algumas características femininas como, por exemplo, a ginecomastia (“mamas femininas”).
Resp.: E

03) No estágio de blástula, as células são consideradas pluripotentes. Elas podem dar origem a todos os tecidos do indivíduo, porém, não formam estruturas extraembrionárias (como a placenta); dessa forma, apresentam um poder de diferenciação mais restrito em relação às totipotentes.
As células tronco multipotentes, presentes inclusive no indivíduo adulto, são capazes de originar apenas certos tipos celulares (ex.: as células tronco da medula óssea originam apenas células sanguíneas).
Resp.: D

04) No texto há produção de amônia pelas bactérias ( a partir de certos resíduos metabólicos dos peixes) e a conversão dessa amônia em nitrito e, depois, em nitrato.
Tem-se, portanto, no sistema descrito, as etapas de amonificação (produção de amônia a partir de resíduos orgânicos nitrogenados) e nitrificação (transformação da amônia em nitrito e, depois, nitrato).
Resp.: C

05) O aspecto biológico a ser considerado na avaliação da magnitude do impacto e o tempo de recuperação do sistema socioambiental é a biota da região.  A biota corresponde ao conjunto de seres vivos que habita uma determinada região.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
PISM 3 – PROVA APLICADA EM 2017 RESOLVIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *