Pism 3 – ano 2020 – prova de biologia resolvida

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA DO PISM 3 (PROVA APLICADA EM FEVEREIRO/2021) 

01) A modificação genética da bactéria Escherichia coli foi um marco do início da Engenharia Genética há mais de 40 anos. Desde essa data até agora houve um extraordinário avanço das técnicas de manipulação genética. O primeiro transplante de genes bem sucedido entre animais de duas espécies diferentes foi feito em 1981, quando fragmentos de DNA de um coelho, contendo o gene para hemoglobina, foram injetados em células-ovo de camundongo, resultando em um organismo que, por ação humana, tinha sequência de DNA de outra espécie inserida em seu genoma. O ser vivo que resulta desse tipo de técnica recebe o nome de:

A) Clone.
B) Triploide.
C) Híbrido.
D) Transgênico.
E) Aneuploide.

02)  “Mais de 20 mil meninas com menos de 15 anos engravidam todos os anos. Quando uma gravidez acontece na fase inicial da adolescência, pode trazer futuras consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe, do pai e do recém-nascido. Esta é uma realidade muito próxima tendo em vista que, praticamente três em cada dez meninos e meninas iniciam a vida sexual entre 13 e 15 anos. O resultado pode ser desde o risco de contrair uma infecção sexualmente transmissível até uma gravidez precoce. No Brasil, em 2018, 21.154 bebês nasceram de mães com menos de 15 anos de idade. Apesar de o número estar caindo, essa redução só começou a ocorrer a partir de 2015, quando foram registrados 26.701 nascimentos. De lá para cá, a queda é de 27%, enquanto que na faixa etária de mães entre 15 e 19 anos a queda ocorre desde o ano 2000, chegando a uma redução de 40% (passando de 721,6 mil para 434,6 mil)”.

Fonte: Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/mais-de-20-mil-meninas-com-menos-de-15-anos-engravidamtodos-os-anos

O trecho acima alerta para o grande número de gestações não desejadas em adolescentes até 15 anos de idade.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar, sendo todos disponíveis a adolescentes.

Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que se refere exclusivamente aos métodos anticoncepcionais hormonais:

A) Anticoncepcional injetável, diafragma e pílula combinada.
B) Anticoncepcional injetável, Dispositivo Intrauterino (DIU) e minipílula.
C) Dispositivo Intrauterino (DIU), pílula combinada e preservativo feminino.
D) Anticoncepcional injetável, minipílula e pílula combinada.
E) Diafragma, minipílula e preservativo masculino.

03) Há vários tipos de interação gênica, e dentre os exemplos mais conhecidos está o da forma da crista em algumas raças de galinha, dos experimentos de Bateson e Punnett. Eles observaram quatro tipos básicos de crista (noz, ervilha, rosa e simples), e verificaram que o cruzamento entre galos e galinhas com crista rosa e com crista ervilha produziam outro tipo de crista, que eles chamaram de “noz”. Perceberam assim que não havia dominância entre a crista rosa e a crista ervilha. Neste exemplo, a interação entre os genes ocorre, mas em nenhum momento um gene impede a expressão de outro.

Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que se refere a este tipo de interação gênica.
A) Interação não epistática.
B) Epistasia dominante.
C) Epistasia recessiva.
D) Herança poligênica.
E) Pleiotropia.

04) As imagens a seguir representam pirâmides ecológicas, um modelo gráfico que expressa as relações entre os diferentes níveis tróficos nos ecossistemas. Analise-as e, em seguida, responda o que se pede.

Qual das opções abaixo expressa CORRETAMENTE as relações que elas representam entre os diferentes níveis tróficos de um ecossistema?

A) A pirâmide I pode ser uma pirâmide de biomassa de um ecossistema terrestre, cujos produtores são árvores de grande porte.
B) A pirâmide II pode ser uma pirâmide de energia de um ecossistema terrestre, cujos produtores são gramíneas.
C) A pirâmide II pode ser uma pirâmide de biomassa de um ecossistema aquático, cujos consumidores primários são algas e cianobactérias.
D) A pirâmide III pode ser uma pirâmide de número de indivíduos, cujos consumidores primários são parasitas de ciclo de vida curto.
E) A pirâmide III pode ser uma pirâmide de biomassa de um ecossistema aquático, cujos produtores são o zooplâncton.

05) Entre os 11 e 14 anos de idade, várias mudanças fisiológicas acontecem no corpo humano. Elas decorrem da atividade de vários hormônios, entre eles:
1- Hormônio estimulante do folículo (FSH)
2- Hormônio luteinizante (LH)
3- Prolactina
4- Estrógeno
5- Progesterona

Estes hormônios provocam diversas ações no corpo humano, entre elas:
( ) Estimulação da ovulação e o desenvolvimento do corpo amarelo.
( ) Estimulação do desenvolvimento das glândulas mamárias.
( ) Estimulação da produção de leite (após a estimulação prévia das glândulas mamárias).
( ) Estimulação do desenvolvimento do folículo, secreção de estrógeno e a ovulação.
( ) Estimulação a maturação dos órgãos genitais e a preparação do útero para a gravidez.

Numere a segunda coluna, identificando os hormônios responsáveis pelos respectivos efeitos no corpo humano. A  seguir indique a opção que contém a sequência CORRETA.

A) 2, 4, 3, 1, 5
B) 3, 2, 1, 5, 4
C) 5, 4, 1, 2, 3
D) 2, 5, 3, 1, 4
E) 3, 1, 2, 5, 4

RESOLUÇÃO:

01) Um organismo que recebe e incorpora gene(s) de outra espécie é chamado de transgênico.
Demais termos que apareceram:
Clone:   indivíduo geneticamente igual àquele que lhe deu origem.
Híbrido:  organismo resultante do cruzamento entre espécies diferentes. Em Genética: indivíduo com alelos diferentes para certo loco; heterozigoto.
Triploide : organismo com 3 conjuntos cromossômicos; 3n.
Aneuploide : organismo com variação numérica de 1 ou mais cromossomo(s) em determinado par. A síndrome de Down é um exemplo de aneuploidia (o indivíduo possui 1 cromossomo 21 a mais).
Resp.: D

02) Considerando os métodos apresentados, tem-se:
Anticoncepcional injetável ⇒ hormonal
Diafragma ⇒ método de barreira
Pílula combinada ⇒ hormonal
Minipílula ⇒ hormonal
DIU ⇒ hormonal (DIU com levonorgestrel) ; espermicida (DIU de cobre).
Preservativo feminino (femidom) ⇒ método de barreira
Preservativo masculino (condom) ⇒ método de barreira
Resp.: B / D (a UFJF aceitou as duas opções de resposta).

03) A forma da crista em galinhas é um exemplo clássico de Interação Gênica não Epistática. Neste caso, dois (ou mais) genes interagem para a expressão de uma característica e, do cruzamento entre dois heterozigotos, surge a proporção fenotípica de 9:3:3:1 (mesma da 2ª Lei de Mendel, porém, com 1 característica apenas).
Resp.: A

04) A pirâmide I mostra-se irregular (meio mais largo que a base e ápice), muito sugestiva de número de indivíduos.
A pirâmide II é típica de energia, com base larga e retângulos superiores bem menores, dando a ideia de que a  quantidade de energia decresce (muito) de um nível trófico para o seguinte.
A pirâmide III apresenta o segundo retângulo (representativo dos consumidores primários)  com tamanho muito próximo ao do primeiro retângulo (produtores), o que não é comum a nenhuma das pirâmides.
Resp.: B

05) Fazendo a relação do hormônio e sua função, tem-se:
(2 ) Estimulação da ovulação e o desenvolvimento do corpo amarelo.
(4 / 5) Estimulação do desenvolvimento das glândulas mamárias.
(3 ) Estimulação da produção de leite (após a estimulação prévia das glândulas mamárias).
(1) Estimulação do desenvolvimento do folículo, secreção de estrógeno e a ovulação.
(4/5) Estimulação a maturação dos órgãos genitais e a preparação do útero para a gravidez.
Resp.: A / D (as duas opções foram aceitas pela UFJF)

VEJA TAMBÉM:
Pism 3 – prova aplicada em 2016 resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *