Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site google-site-verification=6rc-huWciP349Oc1oPC4nnUHwCwjzFDTuzY_HkpPJ3w

Pism 3 – prova aplicada em 2016 resolvida

01) O quadro abaixo apresenta a população humana no ano de 2015 e a projeção populacional para o ano 2050 de três países em diferentes continentes: Brasil, Moçambique e Portugal.

Com base nas características combinadas no quadro, pode-se afirmar que em 2050 os países que apresentarão as maiores (I) densidade populacional, (II) taxa de crescimento absoluto e (III) taxa de crescimento relativo serão, RESPECTIVAMENTE:

A) (I) Brasil, (II) Moçambique, (III) Moçambique.
B) (I) Portugal, (II) Moçambique, (III) Moçambique.
C) (I) Portugal, (II) Brasil, (III) Moçambique.
D) (I) Brasil, (II) Moçambique, (III) Brasil.
E) (I) Moçambique, (II) Brasil, (III) Portugal.

02) Em relação às teorias evolutivas, qual é a alternativa INCORRETA?
A) O surgimento da teoria sintética da evolução relaciona-se com a incorporação de conhecimentos genéticos às ideias darwinianas.
B) A frequência de determinados alelos em uma população, obtida pela equação proposta no teorema de Hardy-Weinberg, não se manterá em equilíbrio ao longo das gerações seguintes, devido à fatores evolutivos, tais como a mutação e seleção natural.
C) Darwin explicava que as mudanças nos seres vivos ocorrem ao acaso e são causadas pela reprodução sexuada e pelas mutações gênicas.
D) Para os estudos sobre seleção natural, Darwin considerou a seleção artificial, que é promovida pelo ser humano para selecionar certas variedades de animais e plantas.
E) O lamarckismo se baseia na ideia de que certos órgãos se desenvolvem nos seres vivos de acordo com as suas necessidades e seu uso.

03) O primeiro transgênico criado foi uma bactéria geneticamente alterada para produzir a insulina, em 1978. Em 1994, foi lançada a primeira planta transgênica aprovada para o consumo, um tipo de tomate, nos Estados Unidos. De lá para cá, o mundo viu um crescimento da comercialização de produtos que contêm genes modificados.

Fonte: texto adaptado de http://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/10/07/ noticias-saude,194867/alimentos-transgenicos-ocupamgondolas- do-mercado-tire-suas-duvidas.shtml.
Acessado em 15/10/16

A produção dos transgênicos descrita no texto acima só foi possível devido à descoberta das enzimas de restrição. Essas enzimas podem cortar a dupla-hélice de DNA em pontos específicos. Um fragmento do DNA humano cortado com a enzima de restrição EcoRI pode ser ligado a qual tipo de ácido nucléico?

Assinale a alternativa CORRETA:

A) RNA viral sem cortes com enzimas de restrição.
B) DNA bacteriano sem cortes com enzimas de restrição.
C) RNA viral cortado com uma enzima de restrição diferente.
D) DNA bacteriano cortado com a mesma enzima de restrição.
E) DNA humano cortado com uma enzima de restrição diferente.

04) Sobre o tipo de reprodução que os organismos realizam, marque (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
I. (  ) O paramécio, um organismo unicelular eucarionte, se reproduz assexuadamente por bipartição.
II. (  ) Bactérias, assim como as hidras, se reproduzem por brotamento ou gemiparidade.
III. (  ) Alguns animais podem se reproduzir por fragmentação, onde o corpo do animal se parte em dois ou mais pedaços e cada pedaço origina um novo indivíduo.
IV. (  ) Minhocas e abelhas são exemplos de animais que podem realizar a fecundação recíproca ou fecundação cruzada, pois são hermafroditas.
V. (  ) Conjugação é um tipo de reprodução assexuada onde os organismos unicelulares podem trocar material genético entre si.

Assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmativas anteriores:
A) (I) V, (II) F, (III) V, (IV) F, (V) V
B) (I) V, (II) V, (III) V, (IV) F, (V) V
C) (I) F, (II) F, (III) V, (IV) V, (V) V
D) (I) V, (II) F, (III) V, (IV) V, (V) F
E) (I) V, (II) V, (III) V, (IV) F, (V) F

05) Recentemente, uma nova espécie de caramujo aquático foi descrita para a América do Norte. Os pesquisadores estavam estudando o que acreditavam se tratar de duas populações de uma espécie bem conhecida, quando observaram que os indivíduos da população ‘A’ apresentavam características morfológicas diferentes daquelas observadas nos indivíduos da população ‘B’. Para confirmar que a população ‘A’ representava uma nova espécie, os pesquisadores analisaram e compararam o DNA dos indivíduos provenientes das duas populações e provaram, através de experimentos de laboratório, que esses indivíduos não são capazes de se acasalar. As diferenças observadas no DNA e o fato de os indivíduos das duas populações não terem acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populações correspondem a duas espécies diferentes.
I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar.
II. Duas populações que se encontram em alopatria podem se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à manutenção do fluxo gênico.
III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas populações levando à formação de duas espécies diferentes.
IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a reprodução.
V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre populações alopátricas.

Assinale a opção com as afirmativas CORRETAS:

A) somente I, II, V.
B) somente I, II, III, IV.
C) somente I, III, IV, V.
D) somente III, IV, V.
E) I, II, III, IV e V.

RESOLUÇÃO:

01) A densidade populacional é calculada dividindo-se  o  número de habitantes pela área.
Calculando a densidade populacional de cada país em 2050:
BRASIL: 238.270.000 / 8.516.000 ≅ 28 habitantes/Km2
MOÇAMBIQUE: 65.544.000 / 801.590 ≅ 81,77 habitantes / Km2
PORTUGAL: 9.215.000 / 92.212  ≅ 99,93 habitantes / Km2

Taxa de crescimento absoluto: variação do número de indivíduos em função do tempo.
BRASIL: 30.423.000 / 35 (anos) = 869.228 habitantes / ano
MOÇAMBIQUE: 37.567.000 / 35 (anos) = 1.073.342 habitantes / ano
PORTUGAL: -1.134.000 / 35 (anos) = -32.400 habitantes / ano

Então:
País com maior densidade populacional em 20150: Portugal.
País com maior crescimento absoluto: Moçambique
País com maior crescimento relativo : Moçambique
Resp.: B

02) À época de Darwin, desconheciam-se as mutações (tanto gênicas como cromossômicas). A falha de Darwin em sua teoria sobre evolução era, exatamente, explicar a origem das variações.
Resp.: C

03) As enzimas de restrição (endonucleases) cortam o DNA em pontos específicos. Esses fragmentos obtidos por meio desta digestão enzimática podem ser unidos (com auxílio das enzimas ligases) a outros fragmentos de DNA, cortados com as mesmas enzimas de restrição.
Resp.: D

04)
1. ( V ) O paramécio, um organismo unicelular eucarionte, se reproduz assexuadamente por bipartição.
2. ( F ) Bactérias, assim como as hidras, se reproduzem por brotamento ou gemiparidade ⇒ As bactérias reproduzem por cissiparidade (divisão binária simples).
III. ( V ) Alguns animais podem se reproduzir por fragmentação, onde o corpo do animal se parte em dois ou mais pedaços e cada pedaço origina um novo indivíduo.
IV. ( F ) Minhocas e abelhas são exemplos de animais que podem realizar a fecundação recíproca ou fecundação cruzada, pois são hermafroditas ⇒ as abelhas não são hermafroditas. A rainha é a fêmea fértil e os zangões são os machos (também férteis).
( V ) Conjugação é um tipo de reprodução assexuada onde os organismos unicelulares podem trocar material genético entre si.
Resp.: A

05)
I. Verdadeiro.
II. Falso. A manutenção do fluxo gênico impede a especiação.
III. Verdadeiro.
IV. Verdadeiro.
V. Verdadeiro.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Pism 3 – prova aplicada em 2017 resolvida

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas