Questão resolvida sobre atividade mitocondrial, da Uncisal

(Uncisal/2016) A mitocôndria, organela membranosa onde são produzidas a quase totalidade das moléculas de ATP, foi descrita por Altmann (1890) como “bioblasto”. Passados 125 anos, muito se descobriu sobre essa organela. Dadas as afirmativas sobre fisiologia mitocondrial,
I. O piruvato, produzido no primeiro grupo de reações do metabolismo, gera, além dos 2 ATPs, duas moléculas de nicotinamida adenina dinucleotídeo reduzidas que irão participar da cadeia transportadora de elétrons.
II. A morte celular programada por apoptose pode ter o envolvimento da organela quando a célula sofre alterações em seu funcionamento ou pela presença de vírus, bactérias ou parasitos intracelulares.
III. A beta-oxidação de ácidos graxos é uma via metabólica capaz de produzir energia (ATP), tendo uma fonte de carbono diferente dos carboidratos.
IV. A origem da organela segue a mesma teoria que sugere o surgimento de núcleo, retículo endoplasmático, Golgi e lisossomos.
V. O ciclo de Krebs, além de fazer parte do metabolismo de energia, possui diferentes substratos que participam dos processos de síntese de aminoácidos.
Verifica-se que estão corretas apenas
A) I e IV.
B) I, II e IV.
C) II, III e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, III e V.

RESOLUÇÃO:
I. Falsa. É a glicose que gera 2 ATP e duas moléculas de NADH, ao ser quebrada.
II. Verdadeira. Células infectadas por vírus podem sofrer apoptose para evitar a propagação viral.
III. Verdadeira. Neste processo, a célula utiliza ácidos graxos de cadeia longa para produzir ATP.
IV. Falsa. A origem das mitocôndrias segue a mesma teoria que sugere a origem dos cloroplastos (teoria endossimbiôntica).
V. Verdadeira.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre mitocôndrias e cloroplastos, da FGV 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *