Questão resolvida sobre camada de ozônio, da Vunesp

(Vunesp) Dentre as várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a destruição da camada de ozônio. Uma das consequências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade seria:

A) O aumento da temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos oceanos, submergindo cidades costeiras.
B) O aumento da concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do sangue de maneira estável, prejudicando assim o transporte de oxigênio.
C) O aumento da concentração de dióxido de enxofre, que, em contato com ar úmido, se oxida e se transforma em ácido sulfúrico, que ataca mármores, paredes de edifícios, carros etc.
D) A ocorrência frequente de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do ar.
E) O aumento na incidência da radiação ultravioleta proveniente do Sol, o que provocaria, muito provavelmente, um acréscimo da taxa de mutação gênica e casos de câncer de pele.

RESOLUÇÃO:
A camada de ozônio atua como um filtro, bloqueando parte da radiação ultravioleta, emitida pelo sol. A ausência da camada de ozônio pode desencadear graves problemas ao ser humano (como câncer de pele / catarata) e a outros seres vivos. Acredita-se, por exemplo, que o aumento da incidência da radiação ultravioleta pode afetar  a taxa de fotossíntese. Os organismos planctônicos também seriam outros seres que, provavelmente, seriam muito afetados.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre camada de ozônio, da UFG
Questão resolvida sobre radiação ultravioleta, da UFMS

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*