(Vunesp) Dentre as várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a destruição da camada de ozônio. Uma das consequências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade seria:
A) O aumento da temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos oceanos, submergindo cidades costeiras.
B) O aumento da concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do sangue de maneira estável, prejudicando assim o transporte de oxigênio.
C) O aumento da concentração de dióxido de enxofre, que, em contato com ar úmido, se oxida e se transforma em ácido sulfúrico, que ataca mármores, paredes de edifícios, carros etc.
D) A ocorrência frequente de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do ar.
E) O aumento na incidência da radiação ultravioleta proveniente do Sol, o que provocaria, muito provavelmente, um acréscimo da taxa de mutação gênica e casos de câncer de pele.
RESOLUÇÃO:
A camada de ozônio atua como um filtro, bloqueando parte da radiação ultravioleta, emitida pelo sol. A ausência da camada de ozônio pode desencadear graves problemas ao ser humano (como câncer de pele / catarata) e a outros seres vivos. Acredita-se, por exemplo, que o aumento da incidência da radiação ultravioleta pode afetar a taxa de fotossíntese. Os organismos planctônicos também seriam outros seres que, provavelmente, seriam muito afetados.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre camada de ozônio, da UFG
– Questão resolvida sobre radiação ultravioleta, da UFMS
Seja o primeiro a comentar