Questão resolvida sobre rompimento de barragem, da PUC PR

(PUC-PR/2019) Observe a tirinha a seguir.

A tirinha retrata um desastre que provocou uma série de impactos à vida e ao ambiente de Brumadinho,
em Minas Gerais. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA.
A) Os rios da região não foram afetados, pois, a lama atingiu apenas o solo e rapidamente se solidificou em decorrência da presença de metais pesados.
B) A lama atingiu os rios da região, aumentando a quantidade de oxigênio disponível na água e possibilitando a colonização de diferentes tipos de algas, fenômeno conhecido como eutrofização.
C) Afetou diretamente a cadeia alimentar, pois muitas espécies da região morreram em decorrência da enxurrada de lama e rejeitos.
D) Os rejeitos continham produtos radioativos que contaminaram inúmeras espécies da região.
E) A enxurrada de lama contaminou diferentes ecossistemas aquáticos, tornando a água turva e impedindo o desenvolvimento natural das algas, fenômeno conhecido como bioacumulação ou magnificação trófica.

RESOLUÇÃO:
A enxurrada de lama que atingiu os rios da região provocou um aumento da turbidez da água e da quantidade de material particulado em  suspensão. Este material adere-se às brânquias de peixes e de outros organismos, levando-os à morte.
É importante destacar que a lama não contém metais pesados, capazes de sofrer bioacumulação, e não é rica em matéria orgânica, motivo pelo qual não leva à eutrofização.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão envolvendo perfuração de poços de petróleo, do Enem 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *