Questão resolvida envolvendo projeto Brasil das Águas

(Unemat/2012) No mês de julho de 2011, uma exposição em Cuiabá apresentou o Projeto Brasil das Águas, que visa a avaliar a qualidade das águas de nossos rios e lagos. Para isso, os pesquisadores coletaram diversas amostras de água, utilizando um hidroavião, e de vapor, com um monomotor e um balão.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
A) Caso os pesquisadores observassem muitos rios e lagos volumosos em Mato Grosso, poderiam concluir que não é necessário que a população desse Estado economize água.
B) Caso os pesquisadores observassem grande quantidade de plantas, como o aguapé ou algas diatomáceas, num rio, poderiam concluir que o ambiente está saudável e equilibrado.
C) Caso os pesquisadores observassem, na amostra de água, um organismo pequeno, incapaz de nadar contra a correnteza, poderiam concluir que se trata necessariamente de um vegetal.
D) Caso os pesquisadores observassem altas concentrações de nitrato e fosfato diluídos na água, poderiam concluir que está havendo eutrofização.
E) Caso os pesquisadores observassem extensas florestas, mas poucos rios e lagos, poderiam concluir que ali ocorre pouca evaporação, já que os vegetais pouco liberam água.

RESOLUÇÃO:
A eutrofização corresponde ao aumento da quantidade de nutrientes no ecossistema aquático, principalmente, no que se refere ao nitrato e ao fosfato.
Resp.: D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *