Academia de Bombeiros Militar de MG – vestibular 2019

CBMMG / CFO – VESTIBULAR 2019

Leia o texto a seguir para responder às questões 01 e 02.
O Ibama deu sinal verde para os trabalhos de esterilização das capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte. No início da semana, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente começaram a fazer o trabalho de dedetização da área externa, capina e limpeza de contêineres onde serão realizadas as cirurgias nos animais. As medidas estão sendo tomadas depois da morte de um homem de 42 anos, vítima de febre maculosa – doença transmitida pelo carrapato-estrela. Moradores comemoram o início dos trabalhos após ficarem apreensivos com a volta da doença.
Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/11/01/interna_gerais,913265/ibama-libera-manejo-de-capivaras-da-pampulha.shtml>. Acesso em: 8 abr. 2011.

01)  A enfermidade referida no texto é causada por um
A) ser acelular que não possui metabolismo próprio.
B) eucarionte que apresenta parede celular de quitina.
C) eucarionte com exoesqueleto de quitina.
D) ser celular que não apresenta membrana nuclear.

02) Qual é a definição da relação ecológica que ocorre entre o carrapato-estrela e o homem?
A) Relação ecológica interespecífica, em que uma espécie animal captura e mata outra espécie de nível trófico inferior para dela se alimentar.
B) Associação entre dois seres vivos, na qual existe um ser apenas que se beneficia, sendo um dos associados prejudicado nessa relação.
C) Associação entre populações diferentes, em que ambas se beneficiam; entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica.
D) Relação interespecífica, na qual apenas uma espécie é beneficiada sem, entretanto, existir prejuízo para a outra espécie associada.

03) O uso de preservativos masculinos é uma eficiente profilaxia para as chamadas doenças sexuais transmissíveis. Entretanto, nem todas DSTs podem ser evitadas com o uso das camisinhas.
A patologia para a qual essa medida profilática é de baixa eficiência é
A) HPV.
B) cancro mole.
C) gonorreia.
D) tricomoníase.

04) Observe a figura, a seguir, que evidencia determinadas organelas celulares vegetais.

São processos que ocorrem dentro dessa organela, exceto:
A) Oxidação da molécula de glicose.
B) Captação de radiação luminosa.
C) Redução do NAPD.
D) Excitação de um pigmento.

05) “Assim como os animais, as plantas também tiveram dificuldades para se fixar em terra firme. Os desafios eram muitos e as plantas precisavam enfrentar problemas, tais como: dessecação, trocas gasosas na atmosfera, sustentar-se fora da água e reprodução. Esses problemas foram os mesmos enfrentados pelos animais ao tentarem conquistar esse novo ambiente.”
Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/plantas-meio-terrestre.htm>. Acesso em: 9 abr. 2018.

São processos que permitiram essa adaptação, exceto:
A) Desenvolvimento dos esporos.
B) Surgimento da cutícula recobrindo a epiderme.
C) Incorporação de seres procariontes pela endossimbiose.
D) Surgimento dos estômatos.

RESOLUÇÃO:
01) A febre maculosa é causada por uma bactéria do grupo das riquétsias; logo, trata-se de um ser unicelular e procarioto (não possui o envelope nuclear).
Resp.: D

02) Entre o homem e o carrapato-estrela ocorre a relação interespecífica negativa do tipo parasitismo, em que apenas uma das espécies se beneficia (o carrapato), com prejuízo para a outra espécie (homem).
Resp.: B

03) Dentre as IST’s citadas, a menor eficácia do preservativo é para o HPV; isto porque pode haver contaminação através do contato epidérmico entre outras partes do corpo que não estão protegidas pelo preservativo.
Resp.: A

04) A organela evidenciada na figura é o cloroplastídeo (cloroplasto), em cujo interior ocorre absorção da energia luminosa, formação de NADPH e de ATP (fotofosforilação) e redução do CO2 a glicose.
A oxidação da glicose (respiração celular)é um evento que não ocorre no cloroplasto.
Resp.: A

05) A endossimbiose não foi um fator que beneficiou a conquista do ambiente terrestre.
A presença de esporos (mais resistentes ao ressecamento que os gametas), o surgimento da cutícula (proteção contra perda excessiva de água) e a presença de estômatos, para realização de trocas gasosas foram características que contribuíram para a conquista do ambiente terrestre.
Resp.: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *