(UCS/2023-2) Muitas pesquisas têm sido voltadas para o desenvolvimento de materiais capazes de imitar o microambiente fisiológico das células-tronco e, ao mesmo tempo, controlar seu destino final. Um exemplo interessante desses materiais é o grafeno (e seus derivados), principalmente devido à sua estabilidade química, biocompatibilidade e flexibilidade na funcionalização, tornando-o um nanomaterial potencial para aplicações na engenharia de tecidos e na medicina regenerativa, especialmente para crescimento, proliferação e diferenciação de célulastronco.
Fonte: KENRY, et al. When stem cells meet graphene: Opportunities and challenges in regenerative medicine. Biomaterials, v. 155, 2018, p. 236-250.
Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.biomaterials.2017.10.004. Acesso em: 16 fev. 2023. (Parcial e adaptado.)
Em relação às células-tronco, é correto afirmar que
A) as células-tronco embrionárias estão presentes no embrião humano somente a partir da formação da gástrula e, à medida que vão recebendo estímulos, vão se diferenciando nos folhetos embrionários.
B) as células-tronco hematopoiéticas estão presentes na medula óssea e se diferenciam nos elementos figurados do sangue, a partir de diferentes estímulos.
C) as células-tronco adultas se dividem e se diferenciam de forma mais eficiente do que as células-tronco embrionárias e, por isso, são priorizadas como matéria-prima na pesquisa de engenharia de tecidos e medicina regenerativa.
D) as células-tronco são possíveis de serem produzidas em laboratórios, mas somente a partir das célulastronco adultas.
E) as células-tronco adultas, presentes somente na medula óssea, possuem a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo celular, assim como as células-tronco embrionárias.
RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. As células-tronco embrionárias estão presentes no embrião desde o estágio de blastocisto, que ocorre antes da formação da gástrula. As células do embrião vão se diferenciando nos folhetos embrionários à medida que o desenvolvimento avança, mas a presença das células-tronco embrionárias ocorre antes desse estágio.
B) Correta. Tais células são encontradas na medula óssea e têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos de células sanguíneas, como hemácias, leucócitos e plaquetas, através de estímulos específicos.
C) Incorreta. As células-tronco embrionárias têm maior capacidade de divisão e diferenciação, sendo consideradas pluripotentes, o que significa que podem se transformar em qualquer tipo de célula do corpo. Já as células-tronco adultas têm uma capacidade de diferenciação mais limitada, sendo multipotentes, e não são mais eficientes do que as embrionárias.
D) Correta. Células-tronco podem ser produzidas em laboratório tanto a partir de células-tronco adultas quanto de células-tronco embrionárias. Além disso, as células-tronco induzidas pluripotentes (iPSCs) podem ser produzidas a partir de células adultas, reprogramando-as para se comportarem como células-tronco embrionárias.
E) Incorreta. As células-tronco adultas não estão presentes somente na medula óssea, pois também podem ser encontradas em outros tecidos, como o tecido adiposo. Além disso, elas não possuem a mesma capacidade de diferenciação das células-tronco embrionárias. Enquanto as embrionárias são pluripotentes (podem se diferenciar em qualquer tipo de célula), as adultas são geralmente multipotentes, ou seja, têm uma capacidade de diferenciação mais restrita.
Resp.: E
Seja o primeiro a comentar