(FADIP-MG/2022-2) Existem células-tronco que ocorrem nos tecidos de pessoas adultas e que são de extrema importância, pois se originam de um estoque de células precursoras indiferenciadas que são mantidas nos tecidos, e originam células correspondente desse
tecido. O conhecimento da propriedade dessas células-tronco do adulto possibilitou o tratamento de diversas doenças como, por exemplo, a leucemia, pois considerando uma pessoa com leucemia, suas células-tronco da medula deixam de atuar corretamente. Por isso, se faz necessário um transplante com a medula óssea de outra pessoa adulta sadia que contenha:
A) Células-tronco embrionárias; normais; e, compatíveis com a receptora.
B) Células diferenciadas normais; totipotentes; e, formadoras de células do sangue.
C) Células-tronco não embrionárias; normais; totipotentes; e, formadoras de células do sangue.
D) Células-tronco não embrionárias; normais; formadoras de célula do sangue; e, compatível com a receptora.
RESOLUÇÃO:
O transplante de medula óssea utiliza células-tronco adultas, também chamadas de células-tronco hematopoiéticas. Essas células são encontradas na medula óssea de adultos e têm a capacidade de se diferenciar em várias células do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Para o transplante ser bem-sucedido, é essencial que a medula óssea do doador seja compatível com a do receptor. Isso reduz o risco de rejeição pelo sistema imunológico.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre células-tronco, da UEMA 2013
Seja o primeiro a comentar