(FATEC-SP) No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d’ água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.
Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas preventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.
Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.
RESOLUÇÃO:
Giardíase (protozoário) –> não há vacina; as medidas preventivas são: tomar água filtrada/fervida; medidas de saneamento básico; lavar mãos antes das refeições.
Amarelão (nematodo) –> o uso de calçados e de luvas é uma excelente medida preventiva, visto que a larva penetra pela pele.
Teníase (platelminto) –> comer carne de porco/boi bem passada/cozida é uma boa medida profilática.
Ascaridíase (nematodo) –> as medidas preventivas são: tomar água filtrada/fervida; medidas de saneamento básico; lavar mãos antes das refeições.
Esquistossomose (platelminto) –> como medida profilática, recomenda-se evitar contato com águas contaminadas/suspeitas, uma vez que as larvas (cercárias) ficam na água.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre verminoses, da Fame-Funjob/2022
– Questão resolvida sobre verminoses, da UFOP
– Questão resolvida sobre políticas sanitaristas, do Encceja
Seja o primeiro a comentar