Questão resolvida sobre doenças parasitárias e medidas profiláticas, da Fatec

(FATEC-SP) No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d’ água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.

Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas preventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.

Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.

RESOLUÇÃO:
Giardíase (protozoário) –> não há vacina; as medidas preventivas são: tomar água filtrada/fervida; medidas de saneamento básico; lavar mãos antes das refeições.
Amarelão (nematodo) –> o uso de calçados e de luvas é uma excelente medida preventiva, visto que a larva penetra pela pele.
Teníase (platelminto) –> comer carne de porco/boi bem passada/cozida é uma boa medida profilática.
Ascaridíase (nematodo) –> as medidas preventivas são: tomar água filtrada/fervida; medidas de saneamento básico; lavar mãos antes das refeições.
Esquistossomose  (platelminto) –> como medida profilática, recomenda-se evitar contato com águas contaminadas/suspeitas, uma vez que as larvas (cercárias) ficam na água.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre verminoses, da Fame-Funjob/2022
Questão resolvida sobre verminoses, da UFOP
Questão resolvida sobre políticas sanitaristas, do Encceja

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *