Questão resolvida sobre verminoses, da Fame

(Fame – Funjob/2022) Durante 12 meses, o biólogo marinho Jimmy Bernot se voluntariou para ser infectado por 50 ancilostomídeos. Agindo em nome da ciência, Bernot participou de um estudo cujo objetivo é desenvolver uma vacina contra a infecção por essa família de parasitas. Apesar de facilmente tratável, a infecção por ancilostomídeos pode causar danos graves em crianças, mulheres grávidas e idosos, como anemia e insuficiência cardíaca.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2021/02/pesquisador-se-infectou-com-50-parasitas-durante-um-ano-em-nome-da-ciencia.html. Acesso em: 15 fev. 2021 (adaptado).

O ancilostomídeo citado na notícia é um
A) verme do grupo dos nematelmintos, que se instala no intestino, causando feridas que levam à caracterização da anemia.
B) verme do grupo dos platelmintos, que é contraído por contato com solo contaminado com o verme, sendo a doença conhecida como amarelão.
C) protozoário da família do agente causador da malária, o Plasmodium sp, o que justifica os sintomas de anemia, uma vez que o parasita se instala nas hemácias.
D) protozoário relacionado à família do causador da Doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi, pelo fato de o biólogo apresentar sintomas de insuficiência cardíaca.

RESOLUÇÃO:
Os ancilostomídeos são vermes do grupo dos nemátodos (nematelmintos). A espécie mais comum, parasita dos humanos, é o Ancylostoma duodenale que se instala no intestino e nutre-se de sangue, causando uma forte anemia; motivo pelo qual a doença é também conhecida por amarelão (ou doença do Jeca Tatu).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Fatec 2020 – prova de biologia comentada

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *