(UEPG/2017) Ao contrário da respiração aeróbia, na fermentação, a glicose é quebrada sem consumo de oxigênio do ambi-ente, sendo que para muitos organismos, esse processo é a única fonte de energia. Assinale o que for correto a respeito deste processo.
01) Os vírus causadores de botulismo (Clostridium botulinum) e tétano (Clostridium tetani) são exem-plos de organismos fermentadores, os quais se re-produzem em ambientes pobres em oxigênio e glicose.
02) As bactérias denominadas de lactobacilos podem ser utilizadas na produção de iogurtes e coalhadas. A sua fermentação (fermentação láctica) produz ácido láctico, o qual coagula o leite. O ácido láctico é produzido quando os hidrogênios retirados da glicose são recebidos pelo ácido pirúvico.
04) As células musculares esqueléticas podem realizar tanto respiração aeróbia quanto fermentação láctica. Durante um esforço muscular muito intenso, o oxigênio que chega aos músculos não é suficiente para a obtenção de toda energia necessária e as células musculares realizam fermentação láctica.
08) Os organismos anaeróbios estritos ou obrigatórios não possuem as enzimas responsáveis pelas reações químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória. O oxigênio é tóxico para eles, os quais só crescem e se reproduzem em ambientes sem oxigênio.
RESOLUÇÃO:
01) Incorreta. O Clostridium tetani e o Clostridium botulinum são bactérias, não vírus.
02) Correta.
04) Correta.
08) Incorreta. A fermentação é um processo de obtenção de energia a partir da quebra da glicose (ou outros açúcares). Portanto, para crescerem e se reproduzirem, elas precisam de uma fonte de energia, como a glicose (ou outros carboidratos). A afirmação de que se reproduzem em ambientes pobres em glicose está incorreta, pois a glicose é o seu substrato energético.
Estão corretas as alternativas 02 e 04.
Resp.: 02 + 04 = 06
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre respiração celular e fermentação, da UERR 2021
Seja o primeiro a comentar