Questão resolvida sobre glândulas, do Cesgranrio

(Cesgranrio/2015) O folheto embrionário ectoderma é o responsável pela formação de glândulas exócrinas e endócrinas do ser humano.
De acordo com a forma de secreção, as exócrinas estão subdivididas em holócrinas, merócrinas e apócrinas, cujos exemplos e características estão explicitados, respectivamente, em:
A) sebáceas eliminam apenas a secreção; sudoríparas acumulam produtos e, em seguida, morrem; mamárias perdem citoplasma e regeneram a porção perdida.
B) mamárias eliminam apenas a secreção; sebáceas perdem citoplasma e regeneram a porção perdida; sudoríparas mantêm o citoplasma praticamente intacto.
C) sudoríparas eliminam apenas a secreção; mamárias regeneram a porção perdida; sebáceas desintegram-se e regeneram-se continuamente.
D) sebáceas acumulam produtos e, em seguida, morrem; sudoríparas eliminam apenas a secreção; mamárias perdem parte do citoplasma e regeneram-se em seguida.
E) salivares eliminam apenas a secreção; sudoríparas regeneram a porção secretada; mamárias acumulam produto e, em seguida, morrem.

RESOLUÇÃO:
Glândulas merócrinas são aquelas que eliminam a secreção por exocitose, sem perda de conteúdo citoplasmático (como pâncreas /glândulas sudoríparas).
As glândulas apócrinas a secreção é eliminada juntamente com parte do citoplasma apical das células, como ocorre nas glândulas mamárias.
As glândulas holócrinas (como as glândulas sebáceas) a secreção é eliminada juntamente com toda a célula, o que implica na morte das células repletas de secreção.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
USS 2018 – prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *