Questão resolvida sobre siclemia, do Cesgranrio

(Cesgranrio/2015) Em certas populações africanas, a taxa do alelo S para a siclemia é curiosamente alta. Sabe-se, também, que essas populações apresentam casos de malária.
Os indivíduos heterozigotos são resistentes à malária, os não siclêmicos contraem a doença e podem ser levados ao óbito.
A relação entre malária e siclemia é um caso clássico de
A) deriva genética
B) seleção natural
C) irradiação adaptativa
D) convergência adaptativa
E) recombinação gênica

RESOLUÇÃO:
A siclemia (anemia falciforme) é uma doença letal quando o alelo que a condiciona está em dose dupla (SS). Pessoas normais têm genótipo ss e pessoas siclêmicas são heterozigotas (Ss).
Com aparece no enunciado, as pessoas heterozigotas para a doença são resistentes à malária ( o plasmódio não se desenvolve nas hemácias falciformes); tem-se, assim, um exemplo clássico de seleção estabilizadora (favorecimento dos indivíduos com fenótipo heterozigoto).
É comum, também, a denominação “superioridade do heterozigoto” para esse tipo de situação.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Albert Eistein 2019 – prova de biologia resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *