Questões discursivas comentadas sobre viroses

Fala galerinha!!! Frequentemente temos encontrado questões sobre viroses nos mais variados vestibulares. Nesta postagem, selecionamos questões discursivas sobre o assunto, com a resolução ao final. Bons estudos!

01) (FUVEST/2025) Mpox

“Diretor-Geral da OMS declara o surto de mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional.
Após o surgimento de uma nova variação de mpox, a sua rápida propagação no leste da República Democrática do Congo e a notificação de casos em vários países vizinhos, está claro que é necessária uma resposta internacional coordenada para deter esses surtos e salvar vidas.
O vírus da mpox possui DNA como material genético, envolto em uma estrutura de proteínas, dentro de uma membrana lipoproteica, conforme esquema ao lado.


Até agosto de 2024, havia apenas uma vacina aprovada para uso contra a mpox na União Europeia e nos países do Espaço Econômico Europeu, assim como no Reino Unido, Estados Unidos, Suíça e Canadá. No Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais está desenvolvendo a primeira vacina contra mpox, utilizando vírus inativado.”
Disponível em https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/08/20/

A)  Cite uma forma de prevenção contra a mpox.

B) Qual é a classe de moléculas específica do vírus que gera resposta imunológica em indivíduos vacinados?
Justifique a sua resposta.

C)  Que tipo de evento influencia o surgimento de novas variantes de vírus? Justifique a sua resposta.

02) (Fasm/2017-2) O vírus da febre amarela (Flavivirus) incide em extensas áreas tropicais da África e da América do Sul. Do ponto de vista epidemiológico, são conhecidas as formas urbana e silvestre da doença, as quais, etiológica, clínica e imunologicamente, são idênticas. No ciclo urbano da doença atuam, principalmente, os mosquitos Aedes aegypti e o ser humano, enquanto que no ciclo silvestre atuam, principalmente, os mosquitos dos gêneros Haemagogus, Sabethes e os primatas selvagens.

A) A partir das informações fornecidas, preencha a tabela abaixo.

B) Os Flavivirus são vírus envelopados. Quais moléculas compõem o envelope? Qual a origem dessas moléculas?

03) (Unicamp/2025) A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea de mosquitos, principalmente da espécie Aedes aegypti.
a) Considerando o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, explique por que apenas as fêmeas podem transmitir o vírus da dengue. Indique dois fatores ambientais que favorecem, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, a transmissão da dengue nos primeiros meses do ano.

b) Sabe-se que infecções subsequentes aumentam o risco do desenvolvimento de dengue grave e que os pacientes podem
apresentar uma fase crítica. Considerando as informações apresentadas na figura – relacionadas ao curso da doença –, qual
é a alteração potencialmente associada ao sangramento? Justifique a sua resposta.

04) (Pism – UFJF) O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) a decisão de antecipar a campanha de vacinação contra a
gripe em 2017. Ao contrário de 2016, quando o maior número de registros foi do H1N1, neste ano a maior circulação tem sido do tipo H3N2, aponta a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabella Ballalai.”

Agência Brasil, 14 de abril de 2017 – http://agenciabrasil.ebc.com.br

Sobre essa doença responda:
A) Qual a natureza do agente etiológico da gripe e qual sua forma de transmissão?

B) Dona Camélia ouviu, da vizinha da prima de uma parenta, que tomar antibióticos seria um tratamento eficaz contra gripe. É correta tal informação? Por quê?

C)  Explique o mecanismo de ação de uma vacina na prevenção de doenças. Por que, no caso da gripe, a vacinação tem que ser anual?

05) (UERJ/2024) O cabotegravir é um medicamento aprovado pela Anvisa como parte de uma estratégia de profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o vírus HIV. A PrEP consiste no uso de antirretrovirais por pessoas não infectadas, mas com alta vulnerabilidade ao vírus. O medicamento pertence à classe de inibidores da enzima integrase e deve ser utilizado somente por indivíduos confirmados como HIV negativos.
Explique de que modo o cabotegravir atua na prevenção do vírus HIV e por que, em termos evolutivos, só deve ser utilizado por indivíduos HIV negativos.

06) (UFPR/2024) O câncer de colo de útero é um dos tipos de câncer mais evitáveis. Isso se deve em parte à possibilidade de prevenção primária por meio de vacinação. No Brasil, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem vacinar-se gratuitamente. Diante do exposto, responda o que se pede.

A) A vacinação não é uma estratégia de prevenção para a grande maioria dos tipos de câncer. Por que, no caso do câncer de colo de útero, foi possível desenvolver, com as tecnologias já existentes, uma vacina como medida de prevenção?

B) Explique por que a vacina também é aplicada nos meninos.

07) (Unicid/2017) Surtos de sarampo na Europa levam ao reforço na vacinação. O objetivo é a redução do número de indivíduos susceptíveis na população, para evitar a ocorrência de cadeias de transmissão a partir de casos oriundos de outras localidades.

(www.dn.pt. Adaptado.)

Desde o início do ano de 2015 a Europa vem sofrendo surtos dessa doença contagiosa, causada por um vírus envelopado que afeta principalmente a população infantil. Sua prevenção mais eficaz é por meio da vacinação.

A) Cite a forma de transmissão e dois principais sintomas do sarampo.

B) Quanto aos envoltórios presentes, o que diferencia um vírus envelopado de um vírus não envelopado?

08) (Unifesp/2024)Enquanto as autoridades de saúde estavam focadas na nova covid-19, os EUA experimentavam a maior disseminação “na história” de outra doença: a dengue. Segundo um relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2019, 3.139.335 casos da doença foram registrados, causando 1.538 mortes.

(https://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

A) Qual é o grupo de micro-organismos de que faz parte o causador da covid-19 e da dengue? Por que esse grupo é considerado parasita intracelular obrigatório?

B) Há algum tempo era impensada a propagação da dengue no hemisfério norte. Explique, do ponto de vista da transmissão, como pode ter ocorrido a propagação da dengue num país como os EUA.

RESOLUÇÃO:
01) 
A) Não tocar em feridas das pessoas doentes; evitar contato com a pessoa infectada; não tocar em materiais/superfícies contaminadas pelo vírus….
B) A classe de moléculas do vírus que desencadeia resposta imunológica é a classe das proteínas. Após o contato com o vírus, a pessoa passa a produzir anticorpos que reconhecem as proteínas específicas do vírus.
C) O evento que leva ao surgimento de novas variantes é a mutação. Os vírus portadores de mutações que conferem alguma vantagem se sobressaem e se fixam na população.

02) 
A) Forma urbana: Hospedeiro(s) : ser humano
Vetor(es): Aedes aegypti

Forma silvestre:   Hospedeiro(s) : Primatas silvestres / ser humano
Vetor(es): Haemagogus ; Sabethes

B) O envelope viral é constituído por proteínas e por lipídios. As proteínas são sintetizadas pelos ribossomos da célula hospedeira e os fosfolipídios são derivados da membrana plasmática da célula hospedeira.

03) 
A) As fêmeas são hematófagas e necessitam de sangue para desenvolvimento dos ovos; os machos são fitófagos. Assim, somente fêmeas transmitem o vírus da dengue.
Dois fatores ambientais que favorecem, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, a transmissão da dengue nos primeiros meses do ano são a temperatura elevada e o elevado índice pluviométrico.
B) De acordo com o gráfico, durante a fase crítica ocorre uma redução na taxa de plaquetas, o que favorece a ocorrência de sangramentos.
As plaquetas são fragmentos anucleados de células que participam do processo de coagulação sanguínea.

04)
A) O agente etiológico da gripe é um vírus.
A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva; por aerossois (tosse ; espirro); contato com superfícies contaminadas…

B) Não. Os antibióticos atuam sobre bactérias. Os vírus não possuem metabolismo próprio e utilizam componentes de nossas células para se reproduzirem ficando, assim, livres da ação dos antibióticos.

C) As vacinas contêm antígenos que serão reconhecidos pelo sistema imunológico, induzindo a produção de anticorpos e a formação de memória imunológica, que protegerá o organismo contra possível reinfecção.
No caso da gripe a vacina deve ser anual devido à grande capacidade de mutação do vírus, o que leva ao surgimento de novas variantes.

05) 
Ao inibir a enzima integrase, o cabotegravir impede a inserção do material genético (DNA) viral no DNA celular.
Esse medicamento deve ser utilizado apenas por indivíduos HIV negativos, a fim de reduzir o risco de seleção de cepas virais resistentes.

06)
A) No caso do câncer de colo do útero, foi possível desenvolver uma vacina preventiva porque estudos comprovaram uma forte associação entre a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e o desenvolvimento desse tipo de câncer. Como o HPV é um vírus de transmissão sexual e é o principal causador do câncer de colo do útero, a prevenção à infecção viral por meio da vacina reduz significativamente o risco do surgimento da doença.
Dessa forma, a vacina contra o HPV atua como uma forma de prevenção primária, ou seja, evita o contato inicial com o agente causador (o vírus), o que não é possível para a maioria dos outros tipos de câncer, que geralmente envolvem múltiplos fatores genéticos e ambientais, dificultando a criação de vacinas específicas.

B) A vacina contra o HPV também é aplicada em meninos porque eles podem ser transmissores do vírus, mesmo sem apresentar sintomas. Ao vaciná-los, contribui-se para a redução da circulação do HPV na população, protegendo tanto os próprios meninos quanto as meninas, com quem poderão manter relações no futuro.
Além disso, o HPV também está associado a outros tipos de câncer que afetam os homens, como câncer de pênis, ânus, garganta e boca. Portanto, a vacinação nos meninos atua na proteção individual e coletiva, ajudando no controle da transmissão do vírus e na prevenção de diferentes tipos de câncer relacionados ao HPV.

07)
A) O sarampo é transmitido principalmente por via respiratória, ou seja, através de gotículas expelidas no ar ao falar, tossir ou espirrar por uma pessoa infectada. Como sintomas da doença podem ser citados: manchas vermelhas na pele; febre alta; irritação nos olhos (conjuntivite); tosse seca….
B) Os vírus envelopados possuem um envelope externamente ao capsídeo, formado por lipídios da célula hospedeira, com proteínas virais inseridas, enquanto os vírus não envelopados não o possuem.

08) 
A) O causador da Covid-19 e da dengue pertence ao grupo dos vírus.
Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios uma vez que não apresentam metabolismo próprio e, portanto, dependem do metabolismo de células vivas para que possam reproduzir.

B) Os Estados Unidos localizam-se em uma região do planeta em que as condições climáticas são muito desfavoráveis à proliferação do inseto vetor da dengue. Contudo, com as mudanças climáticas globais, especialmente o aumento da temperatura, esses mosquitos passaram a encontrar condições favoráveis de sobrevivência e reprodução também em regiões do hemisfério norte, como o sul dos Estados Unidos. Este fato, associado à intensa mobilidade humana internacional, contribuiu para a ocorrência de casos de dengue em regiões anteriormente não afetados.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*