Pism 2 – ano 2020 – prova de biologia resolvida

Prova de biologia do Pism 2 – aplicação em julho 2021 – resolvida

01) Os conhecimentos sobre a história evolutiva dos seres vivos, seu grau de parentesco e sua distribuição no planeta são hoje uma valiosa ferramenta que contribui para a criação de estratégias de conservação da biodiversidade. Um dos ramos da biologia que se dedica a estudar e realizar a classificação biológica dos seres vivos é a sistemática.

Sobre essa área do conhecimento, selecione a opção CORRETA:

A) A sistemática foi criada por Charles Darwin e se dedica a compreender as relações de parentesco entre os seres vivos com base em suas características morfológicas.
B) A sistemática dos seres vivos surgiu com Carl von Linné e estabelece graus de parentesco dos seres vivos com base em suas características evolutivas.
C) A sistemática se dedica ao estudo das relações de parentesco evolutivo entre os diferentes grupos de seres vivos, classificando-os de acordo com suas características morfológicas, fisiológicas, genéticas e suas combinações.
D) A sistemática se dedica unicamente ao trabalho de nomear e descrever espécies com base em suas características morfológicas e comportamentais.
E) A sistemática se dedica a nomear os seres vivos e a agrupá-los de acordo com seu grau de parentesco utilizando apenas suas características de desenvolvimento embrionário.

02) Foraminíferos são protozoários que vivem principalmente em ambientes marinhos. Ao morrerem, seus exoesqueletos ricos em sílica e carbonato de cálcio se depositam no fundo dos oceanos deixando importantes registros fósseis e originando rochas sedimentares. No passado, estas rochas, também conhecidas como vasas, foram inclusive utilizadas na construção das pirâmides do Egito.
Com base em seus conhecimentos sobre os protozoários, selecione abaixo a opção que melhor descreve as principais características desses organismos.

A) São seres unicelulares, eucariontes, heterotróficos e possuem pseudópodes.
B) São seres unicelulares, eucariontes, autotróficos e possuem pseudópodes.
C) São seres unicelulares, procariontes, heterotróficos e possuem cílios.
D) São seres unicelulares, procariontes, autotróficos e possuem flagelos.
E) São seres pluricelulares, eucariontes, heterotróficos e não possuem apêndices de locomoção.

03)  “Lave bem as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel”. Essa é uma das recomendações que mais ouvimos no ano de 2020. Os vírus SARS-CoV-2 são causadores da Covid-19, pandemia que tem mudado, significativamente, nossas vidas.
Marque a alternativa a seguir que explica CORRETAMENTE como a forma de prevenção citada acima funciona, tornando o vírus incapaz de nos infectar.
A) Como os vírus apresentam um capsídeo lipídico envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado.
B) Como os vírus apresentam um envelope proteico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
C) Como os vírus apresentam um envelope lipídico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
D) Como os vírus apresentam um envelope de carboidrato envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
E) Como os vírus apresentam uma cápsula de ácido nucléico envolvendo suas proteínas, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado.

04)  As algas apresentam grande importância ecológica como organismos produtores primários e na fixação de carbono. Podem ser utilizadas para remediar desastres ambientais como o vazamento de petróleo que assolou a costa brasileira em 2019. As algas também produzem muitas substâncias de alto valor comercial. O sorvete e a gelatina são exemplos de alimentos fabricados com substâncias extraídas de algumas algas.
Sobre as algas é CORRETO afirmar:
A) são organismos exclusivamente multicelulares.
B) realizam reprodução assexuada e sexuada.
C) a fotossíntese ocorre sem a necessidade de cloroplastos.
D) pertencem ao Reino Plantae.
E) não apresentam carioteca.

05)  Um estudo realizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora identificou 16 espécies de briófitas no Parque Halfeld, uma praça no movimentado centro urbano de Juiz de Fora, uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais. Esse resultado ressalta as cidades como repositórios de biodiversidade.
Sobre as Briófitas é CORRETO afirmar:
A) Apresentam tecidos para o transporte de água e sais minerais.
B) O embrião está protegido pela semente.
C) A fase dominante do ciclo de vida é a diploide
D) Foi o primeiro grupo de plantas a habitar o ambiente terrestre.
E) Não dependem da água para a sua reprodução.


RESOLUÇÃO:

01) A Sistemática (Filogenética) é uma área da ciência que busca compreender a história evolutiva dos seres vivos e trata sua classificação agrupando os organismos com base no seu grau de parentesco filogenético.
A ideia de classificar os seres vivos em grupos (as chamadas categorias taxonômicas), tendo a espécie como unidade de referência, surgiu com Carl Von Linné, e era um sistema artificial, isto é, não se baseava nas relações filogenéticas (de parentesco) entre as espécies.
Resp.: C

02) Os protozoários são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos.  Muitos deles apresentam pseudópodos, utilizados para locomoção e captura de alimento como, por exemplo, as amebas.
Resp.: A

03) O Sars-Cov-2 é um vírus envelopado, isto é, além da cápsula proteica que envolve o material genético (formando o nucleocapsídeo), há um envelope externo de natureza lipídica. O álcool e o sabão atuam sobre esse envelope viral, destruindo-o.
Resp.: C

04) O termo “algas” é empregado para uma grande diversidade de organismos autótrofos, destituídos de tecidos verdadeiros. Diante deste contexto, há algas unicelulares (ex.: pirrófitas) e algas multicelulares (ex.: feofíceas), todas integrantes do reino Protista (usando o sistema de classificação de Wittaker).
Alguns autores ainda colocam as cianobactérias como um grupo de algas procariotas (Reino Monera, na classificação de Wittaker).
As algas protistas são clorofiladas com cloroplastos. No grupo, pode ser encontrada a reprodução assexuada e a reprodução sexuada (inclusive os dois tipos em uma mesma espécie).
Resp.: B

05) As briófitas são vegetais avasculares (destituídos de tecidos condutores de seiva), com fase dominante haploide (gametofítica).  A reprodução é dependente da água, para que os anterozoides (gametas masculinos) consigam atingir a oosfera (gameta feminino), em outra planta.
Apesar da dependência da água para a reprodução, pode-se considerar que são o primeiro grupo de plantas a habitar o ambiente terrestre. Em uma classificação mais atual, as algas verdes são colocadas dentro de um mesmo grupo das plantas propriamente ditas – o grupo conhecido como Viridiplantae.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
– Prova de biologia do  Pism 2 – ano 2017 – resolvida 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.