Pism 1 – ano 2020 – prova de biologia resolvida

Resolução das questões de biologia do Pism 1 – prova aplicada em julho de 2021 – 

01) O glicocálice, além de proporcionar resistência a membrana plasmática, constitui uma barreira contra agentes químicos e físicos do meio extracelular, confere a capacidade de reconhecimento entre as células e proporciona a formação de uma malha extracelular que mantem este ambiente adequado com a retenção de nutrientes e enzimas. O glicocálice e formado por:

A) Ribossomos e ATP.
B) Colesterol e vitamina.
C) ATP e ADP.
D) Glicoproteinas e glicolipideos.
E) Açúcar e ribossomos.

02) O colesterol, um tipo importante de lipídeo encontrado nos organismos animais, pode ser obtido na alimentação ou sintetizado pelo fígado. Embora possa causar, quando em excesso no sangue, problemas cardiovasculares, o colesterol é muito importante para o organismo humano. Sobre o colesterol, assinale a resposta CORRETA.
A) Faz parte da constituição do citoesqueleto celular.
B) Participa da síntese de DNA e de RNA.
C) É transformado em proteína pelo organismo.
D) Tem função enzimática, atuando em vários tipos de substratos.
E) Faz parte da constituição das membranas plasmáticas e é precursor na síntese da testosterona e progesterona.

03) Uma espécie vegetal possui 2n = 10 cromossomos em suas células somáticas. Um estudante, ao analisar células meióticas desta espécie, observará na metáfase I um total de:
A) 20 cromátides.
B) 10 cromátides.
C) 6 cromátides.
D) 5 cromátides.
E) Nenhuma cromátide.

04) Todos os seres vivos são formados por células. Apesar da enorme diversidade de tipos celulares existentes, pode-se estabelecer um primeiro nível de classificação: células procarióticas e células eucarióticas. Sobre seus aspectos morfofuncionais e/ou evolutivos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Organismos multicelulares são compostos tanto por células eucarióticas quanto procarióticas.
B) Os ribossomos encontram-se em células procarióticas e eucarióticas, podendo estar associados, nos dois casos, a um sistema membranoso conhecido como retículo endoplasmático.
C) As mitocôndrias são encontradas apenas em células eucarióticas, e há evidências de que sua origem evolutiva tenha ocorrido a partir de organismos procariontes fotossintetizantes.
D) A membrana plasmática pode estar presente tanto em células eucarióticas como procarióticas, mas, em bactérias, pode ser substituída pela parede celular.
E) Uma diferença entre os dois tipos celulares está na disposição de seu material genético: disperso na matriz citoplasmática em células procarióticas, e organizado em um núcleo em células eucarióticas.

05) Até os 18 anos, João manteve hábitos sedentários. Disposto a cuidar de sua saúde, ele decide estabelecer uma nova rotina, realizando musculação por 40 minutos todas as manhãs. Considerando as características dos três tipos de tecidos musculares existentes, João:
A) Durante a musculação, apenas o tecido muscular estriado esquelético estará em atividade, pois somente ele tem contração por ação voluntária de João.
B) Como o tecido muscular liso (também chamado de não estriado), apresenta contração involuntária, ele estará inativo durante toda a musculação.
C) O tecido muscular estriado cardíaco apresentará grande atividade, pois a contração de suas células é crucial para que mais sangue possa ser bombeado ao corpo de João.
D) Ao início da atividade, a energia necessária para o funcionamento do tecido muscular esquelético ocorrerá por fermentação lática, sendo gradativamente substituída por respiração aeróbica.
E) Com o tempo, João deverá apresentar hipertrofia muscular, caracterizada pelo aumento do tecido muscular estriado esquelético como resultado de intensa proliferação de miócitos.


RESOLUÇÃO:
01)
O glicocálix é um conjunto de glicoproteínas e glicolipídios, localizado externamente à membrana plasmática de animais, e atua como uma barreira física, protegendo a membrana plasmática contra danos mecânicos e químicos, dentre outras funções.
Resp.: D

02) O colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa que entra na composição da membrana plasmática de células animais (está diretamente relacionado à fluidez da membrana plasmática) e é precursor dos chamados hormônios sexuais, como a testosterona e a progesterona.
Resp.: E

03) Na metáfase I os cromossomos homólogos encontram-se aos pares, e cada um com duas cromátides. Dessa forma, uma célula com 2n=10 cromossomos, em metáfase I, apresentará 20 cromátides.
Resp.: A

04) As células procarióticas têm como característica a ausência de um envelope nuclear (carioteca), de modo que o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
Resp.: E

05) Durante a atividade física, haverá um aumento da frequência cardíaca para bombeamento de sangue aos tecidos, levando O2 e nutrientes às células.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Pism 1 – resolução da prova aplicada em 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.