Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Pism 2018 módulo I – resolução das questões da prova de biologia

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DA PROVA DO PISM (MÓDULO I) APLICADA EM 2018

01)  O ciclo celular é um período entre o surgimento de uma célula por divisão celular até o momento em que esta célula se dividirá novamente para a geração de células filhas. Na maior parte do ciclo celular a célula encontra-se na fase de ______________________. Esta fase é ainda dividida em três períodos, sendo que no período_____________ ocorre a replicação (duplicação) do material genético destas células que já foram estimuladas a entrar em divisão. No processo de divisão celular, que é subdividido em 4 fases, ocorrem eventos marcantes que identificam estas fases, como a segregação das cromátides (cromossomos) irmãs para polos opostos durante a faz  de _______________.

Assinale a alternativa cuja sequência CORRETA completa os espaços tracejados:
A) Replicação do DNA, G2, prófase.
B) Intérfase, S, anáfase.
C) G2, G1, anáfase.
D) Prófase, S, telófase.
E) Intérfase, G1, metáfase

02)  O consumo abusivo de álcool e o uso de maconha, cocaína e outras drogas ilícitas são considerados sérios problemas de saúde pública, já que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso dos usuários. O consumo dessas drogas altera a transmissão do impulso nervoso, afetando a comunicação entre os neurônios em regiões específicas do cérebro. Sobre o funcionamento do tecido nervoso assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os neurônios são as células fundamentais do tecido nervoso, portanto, problemas no seu funcionamento podem prejudicar o raciocínio, o aprendizado e a memória.
B) Neurotransmissores são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios.
C) Dopamina, acetilcolina e noradrenalina são exemplos de neurotransmissores cujas produção e liberação podem ser afetadas pelo uso de drogas.
D) O consumo de álcool afeta o funcionamento normal dos neurônios, podendo levar à sonolência e diminuição dos reflexos, além da perda da coordenação motora.
E) Os neurônios se conectam por meio de pontos de contato entre si, denominados “pontes de hidrogênio”, onde ocorre a liberação de mensageiros químicos chamados de “hormônios”.

03) O caule das plantas apresenta o meristema apical (ou gema apical). A partir dos meristemas apicais formam-se os meristemas primários, que são a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. Os tecidos derivados desses meristemas são denominados “tecidos primários”. Sobre os tecidos primários das angiospermas assinale a alternativa CORRETA:
A) Na epiderme, diferenciam-se estruturas, como os estômatos, que controlam a transpiração e as trocas gasosas entre a planta e o ambiente.
B) O esclerênquima é um tecido de sustentação da planta, formado por células vivas, geralmente alongadas, ricas em celulose e pectina.
C) O colênquima é um tecido de sustentação da planta, formado por células mortas, com parede espessada em função principalmente do depósito de lignina.
D) O floema é um tecido que transporta seiva bruta, água e sais minerais a partir de estruturas como os elementos de vaso e traqueídes.
E) O xilema é um tecido que transporta seiva elaborada, rica em substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese, a partir de estruturas como células crivadas.

04) Um dos primeiros cientistas a se preocupar com a luz no fenômeno da fotossíntese foi o alemão T. W. Engelman, o qual provou que a clorofila absorve determinados comprimentos de onda da luz branca. Em 1881, utilizando-se de uma alga (Cladophora) e de bactérias aeróbias que procuram altas concentrações de oxigênio, Engelman pôde constatar que, através da decomposição da luz incidida em um pequeno filamento da alga, havia maior ou menor concentração de bactérias, dependendo das cores do espectro. Ele concluiu que, em determinados comprimentos de onda, a fotossíntese era mais intensa, pois onde havia maior quantidade de oxigênio, havia maior concentração de bactérias. Isso mostra que a fotossíntese possui um “espectro de ação” dependente dos diferentes comprimentos de onda da luz branca.

(ALMEIDA et al. Leitura e escrita em aulas de ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.p.95-96.)

A partir do experimento descrito acima, em qual das cores do espectro Engelman identificou menor concentração de bactérias?
A) Violeta.
B) Azul – arroxeada.
C) Verde.
D) Laranja.
E) Vermelho.

05) Microrganismos incluem seres eucariotos, como algas e ciliados, e procariotos, como arqueias e bactérias gram-positivas e gram-negativas. A parede celular destes microrganismos possui características específicas.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Animais microscópicos não possuem parede celular.
B) Nas algas, a parede celular é constituída de glicoproteínas, polissacarídeos e hemicelulose.
C) Em arqueias, a parede celular é constituída de polissacarídeos e proteínas, mas não apresenta peptidioglicanos.
D) As bactérias gram-positivas possuem uma segunda membrana lipoprotéica na parede celular, com polissacarídeos incrustados.
E) As bactérias gram-negativas possuem uma fina camada de peptidioglicano na parede celular.

RESOLUÇÃO:
01) A maior duração do ciclo celular é a intérfase. No período S dessa fase ocorre a duplicação do DNA, de modo que os cromossomos tornam-se duplos. A separação das cromátides-irmãs ocorre na fase de anáfase, devido ao encurtamento das fibras do fuso.
Resp.: B

02) A comunicação entre neurônios recebe o nome de sinapse e se caracteriza pela ausência de contato físico entre os neurônios. Entre os neurônios, na fenda sináptica, são liberadas substâncias denominadas neurotransmissores (ou mediadores químicos), que promovem a excitação da membrana pós-sináptica, desencadeando novo impulso nervoso.
Resp.: E

03) Os estômatos são anexos epidérmicos, reguláveis (a abertura e o fechamento dos estômatos depende do teor de água, da luz e até da concentração de CO2), por onde ocorrem trocas gasosas entre planta e meio.
O esclerênquima é constituído por células mortas;
O colênquima é um tecido de sustentação formado por células vivas;
O floema é um tecido que transporta seiva elaborada;
O xilema é um tecido responsável pelo transporte de seiva bruta.
Resp.: A

04) A menor concentração de bactérias é verificada na região iluminada pela luz verde. A cor verde não é absorvida (é refletida) pela clorofila; logo, nesta região ocorre menor intensidade de fotossíntese e, consequentemente, menor liberação de gás oxigênio (O2).
Resp.: C

05) De acordo com a composição da parede celular, as bactérias são classificadas em gram-positivas e em gram-negativas. As bactérias gram-positivas possuem uma parede celular constituída por uma espessa camada de peptideoglicano, enquanto as bactérias gram-negativas possuem uma fina camada de peptideoglicano + uma segunda camada lipoproteica, em posição mais externa à de peptideoglicano.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Pism I – resolução da prova de biologia aplicada em 2017

0 comments… add one

Leave a Comment