Pism módulo II ano 2019 – prova de biologia resolvida

PISM 2019 – MÓDULO II

01) Os fungos caracterizam um grupo bastante diverso de organismos uni ou pluricelulares, extremamente importantes sob o ponto de vista ecológico. Por serem decompositores, os fungos atuam na ciclagem de nutrientes e disponibilização da matéria orgânica no solo. A respeito dos fungos assinale a alternativa CORRETA:
A) Os fungos se reproduzem de modo sexuado, por meio do brotamento ou da esporulação. Por sua vez, a reprodução assexuada ocorre pela fusão de ‘hifas+’ com ‘hifas -’.
B) Diferentemente das plantas, os fungos não armazenam energia na forma de amido e tampouco realizam  fotossíntese, caracterizando-se como seres autotróficos.
C) Diferentemente dos animais, os fungos não são capazes de armazenar energia na forma de glicogênio e possuem parede celular formada por celulose.
D) Os fungos apresentam importância econômica por serem utilizados na produção de fármacos, como a penicilina, e de alimentos, como as bebidas fermentadas, queijos e pães.
E) As leveduras são basidiomicetos e os cogumelos são ascomicetos. Os zigomicetos, por sua vez, são decompositores de matéria orgânica e a maioria deles vive no solo.

02) As plantas são organismos caracterizados por apresentarem embriões que recebem alimento diretamente do corpo da planta-mãe, ao qual permanecem unidos durante as fases iniciais do desenvolvimento, sendo, portanto, também chamadas de Embriófitas. Porém, ao longo do processo evolutivo, foram expressando modificações em sua constituição vegetativa e reprodutiva. Basicamente, por essas modificações, hoje conhecemos as plantas como pertencentes a diferentes grupos. A seguir são listadas algumas informações peculiares às plantas:
I. na alternância de gerações a fase haploide é a mais desenvolvida e persistente
II. desenvolvimento de tubo polínico
III. dependência de água no estado líquido para a fecundação
IV. embrião envolto por tecido de reserva e tegumentos formando a semente
V. presença de tecidos condutores de seiva bruta e elaborada
VI. gameta masculino flagelado

Ao analisar estas informações, indique a alternativa CORRETA que apresenta características representativas do grupo das briófitas (B) ao qual pertencem os musgos e do grupo das gimnospermas (G), que tem como exemplos os pinheiros:
A) B (II, IV, V) e G (I, III, VI)
B) B (I, III, V, VI) e G (I, IV, V)
C) B (I, III, VI) e G (II, IV, V)
D) B (III, IV) e G (I, II, V)
E) B (I, III, V) e G (III, IV, V, VI)

03) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas.
Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
A) O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
B) O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
C) A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
D) As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
E) A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.

04)  De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, as populações de corais do litoral brasileiro sofreram uma redução de 80%, devido à extração e à poluição das águas. Os 20% dos recifes de corais restantes estão ameaçados por um fenômeno conhecido como “branqueamento” dos recifes de corais.
Escolha a opção que explica corretamente a causa do branqueamento dos corais.
A) Com a maior acidez das águas oceânicas, a taxa de calcificação do esqueleto dos corais aumenta.
B) A diminuição do nível do mar, devido à construção de barragens, expõe os corais à irradiação solar.
C) O aumento da densidade populacional de simbiontes leva à perda de pigmentos, branqueando os corais.
D) A maior concentração de CO2 nas águas oceânicas aumenta a taxa de pigmentação dos corais.
E) O aumento da temperatura das águas oceânicas promove a perda das algas fotossintetizantes associadas aos corais.

05) Dois filhotes de lobo-guará foram localizados, em julho de 2019, por pesquisadores em uma fazenda entre os estados de Minas, Goiás e Bahia. A espécie, um dos ícones da biodiversidade do Cerrado, sofre risco de extinção. Por isso, segundo a bióloga Valquíria Cabral, acompanhar indivíduos muito jovens na natureza “fornece informações muito importantes sobre a história natural da espécie, estágios de desenvolvimento e comportamento, que têm alto valor para a conservação do lobo-guará”. O lobo-guará é um animal solitário e territorialista. Utiliza marcação odorífera com urina e fezes para demarcar território e evidenciar sua presença para outros indivíduos da espécie. Um padrão de comportamento que reduz, por exemplo, a disputa por alimento. Apenas durante a época reprodutiva e cuidado com a prole que os indivíduos se associam. O pesquisador Wellyngton Espíndola explica que, nos primeiros meses de vida, os filhotes, mais vulneráveis, correm o risco de fazer parte do ‘cardápio’ de animais, como a onça parda. Ele afirma que padrões de comportamento observados durante a pesquisa são importantes para contribuir com a sobrevivência dos filhotes, como a mudança esporádica da toca realizada pela fêmea.

No texto acima são mencionados dois tipos de relações ecológicas. Assinale a alternativa CORRETA:

A) Competição intraespecífica e predatismo
B) Competição interespecífica e protocoperação
C) Protocoperação e predatismo
D) Competição interespecífica e predatismo
E) Competição intraespecífica e protocoperação.

RESOLUÇÃO:
01) 
A) Tanto o brotamento como a esporulação são processos assexuados; já a reprodução com fusão de hifas é um processo sexuado.
B) Como não são capazes de fixar carbono, os fungos são organismos heterotróficos.
C) Os fungos têm o glicogênio como reserva energética e possuem parede celular à base de quitina.
D) Verdadeira.
E) As leveduras pertencem ao grupo dos ascomicetos, enquanto os cogumelos pertencem ao grupo dos basidiomicetos.
Resp.: D

02) 
I. Briófitas ( a fase haploide é o gametófito, fase duradoura do ciclo de vida das briófitas).
II. Característica de gimnospermas e de angiospermas (trouxe a independência da água para a reprodução).
III. Característica de briófitas e de pteridófitas.
IV. Característica de gimnospermas e de angiospermas
V. Característica de pteridófitas, gimnospermas e de angiospermas.
VI. Característica de briófita e de pteridófita.

Resp.: C

03) 
A) Verdadeira
B) As sementes ocorrem tanto em gimnopermas como em angiospermas.
C) A dupla fecundação ocorre somente em angiospermas.
D) Sépalas e pétalas são verticilos protetores (não reprodutores).
E) As angiospermas são dispersas principalmente por animais, sendo o grupo de plantas com maior diversidade de espécies e com ampla distribuição geográfica.
Resp.: A

04) Um dos fatores que tem sido apontado como causa do branqueamento de corais é o aquecimento das águas. O branqueamento é decorrente da morte das algas (zooxantelas) que vivem associadas ao coral.
Resp.: E

05) A disputa por alimento com outros indivíduos (da mesma espécie) é um caso de competição intraespecífica e há, também, um caso de predatismo (onça parda se alimenta de filhotes do lobo-guará).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Pism II – ano 2018 – prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *