Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site google-site-verification=6rc-huWciP349Oc1oPC4nnUHwCwjzFDTuzY_HkpPJ3w

Pism módulo II 2018 – resolução das questões de biologia.

01) Sobre tropismos, marque a alternativa CORRETA:
A) Raízes crescem por geotropismo negativo, por ação do etileno.
B) Caules crescem por geotropismo positivo, por ação de auxinas.
C) Caules crescem com fototropismo positivo, por ação de auxinas.
D) Algumas plantas crescem por tigmotropismo, em contato com o suporte, por ação do ácido abscísico.
E) Em espécies vegetais não há quimiotropismo, diferentemente do que ocorre entre os protistas.

02) Os artrópodes constituem o mais numeroso grupo animal existente na Terra. Sobre os artrópodes, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa INCORRETA:
A) Entre os insetos, existem espécies que possuem desenvolvimento indireto com metamorfose completa (holometabolia), com larvas e adultos vivendo em locais distintos e com hábitos alimentares diferentes.
B) Os grupos de artrópodes (insetos, centopeias, piolhos-de-cobra, crustáceos e aracnídeos) são facilmente reconhecidos pela morfologia externa, sendo a divisão do corpo, o número de pernas e antenas importantes características para este reconhecimento.
C) Os artrópodes possuem circulação fechada e órgãos excretores denominados protonefrídeos.
D) Muitos artrópodes são vetores de doenças humanas, tais como os mosquitos da febre amarela, da malária e da leishmaniose.
E) O crescimento dos artrópodes ocorre por meio de muda ou ecdise e é regulado pelo hormônio ecdisona.

03) Dentre os vertebrados, os peixes apresentam a maior diversidade em número de espécies, com fundamental importância ecológica para o equilíbrio dos ambientes marinhos e de água doce. Esses vertebrados são classificados em dois grandes grupos: os condrictes e os osteíctes. Sobre as principais características dos peixes, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os osteíctes possuem epiderme coberta por escamas dérmicas, esqueleto predominantemente ósseo e não apresentam bexiga natatória.
B) Embora a maioria dos peixes apresente respiração branquial, alguns osteíctes possuem um pulmão primitivo e, portanto, são capazes de absorver oxigênio do ar atmosférico, sendo conhecidos como “peixes pulmonados”.
C) Os condrictes, representados pelos tubarões e pelas raias, apresentam esqueleto predominantemente ósseo, possuem fecundação interna e algumas formas são vivíparas.
D) A principal excreta nitrogenada liberada pelos peixes é o ácido úrico, já que esses animais vivem em ambiente aquático, com abundante disponibilidade de água para eliminar suas excretas.
E) Os peixes possuem circulação simples e seu coração possui quatro câmaras: átrio esquerdo, átrio direito, ventrículo esquerdo e ventrículo direito.

04) É básico em Ecologia reconhecer que os ecossistemas são formados pela interação entre componentes bióticos (populações e comunidades biológicas) e componentes abióticos (solo, água e clima). Uma interação de fatores, como a variação da energia solar recebida pela Terra em função da latitude e os movimentos de rotação e de circunvolução da Terra, contribui na determinação da temperatura, circulação de ar, incidência de chuvas no planeta e nos padrões climáticos. Estes, por sua vez, interferem nos padrões de distribuição dos organismos na superfície terrestre. Sobre os grandes padrões climáticos e os ecossistemas, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os raios solares fornecem calor e energia luminosa, atingindo diferentes latitudes com a mesma intensidade, ao mesmo tempo.
B) A inclinação do eixo da Terra não influencia no estabelecimento dos grandes padrões de distribuição dos seres vivos.
C) Em função da proximidade com a linha do Equador, regiões de grande altitude não sofrem queda de temperatura, produzindo zonas de condições ecológicas relativamente homogêneas.
D) As principais correntes oceânicas, movimentadas pelos ventos, contribuem para dispersão dos organismos marinhos e determinam alterações locais no clima.
E) Em geral, no alto-mar a concentração de nutrientes minerais é alta, o que produz um maior número de organismos vivos do que em regiões costeiras.

05) Os diversos grupos de algas podem se reproduzir de diferentes formas. Conhecer essas diferentes formas de reprodução é importante para análise de situações que envolvam a aplicação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica das algas. Sobre os processos reprodutivos das algas, assinale a alternativa CORRETA:
A) A reprodução assexuada em algas multicelulares pode ocorrer por bipartição, ou seja, a célula progenitora replica o seu DNA e separa-se em duas células filhas geneticamente iguais e de dimensões semelhantes.
B) A reprodução assexuada em algas unicelulares pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento de alga se desprende e origina outro filamento geneticamente semelhante, mas não idêntico.
C) A reprodução assexuada em algas unicelulares pode ocorrer por esporulação, ou seja, há formação de esporos que, ao serem liberados do corpo do indivíduo que os produziu, têm capacidade de desenvolver diretamente um novo indivíduo geneticamente idêntico.
D) A reprodução sexuada em algas multicelulares pode ocorrer em algas de ciclo de vida com alternância de gerações, produzindo variabilidade genética nas espécies.
E) A reprodução sexuada em algas unicelulares pode ocorrer em algas com ciclo de vida haplonte e não produz variabilidade genética nas espécies.

RESOLUÇÃO:
01)
A) Falsa. O geotropismo (positivo) que ocorre nas raízes é devido à ação das auxinas.
B) Falsa. Caules possuem geotropismo negativo.
C) Verdadeira.
D) Falsa. O ácido abscísico é um fitormônio inibidor do desenvolvimento vegetal.
E) Falso. A descida do tubo polínico dentro do estilete, até o ovário, é um exemplo de quimiotropismo em vegetais.
Resp.: C

02) Em todos os grupos de artrópodes, a circulação é aberta (o sangue sai dos vasos sanguíneos e atinge as hemoceles, de modo a banhar os tecidos). As estruturas excretoras variam de grupo para grupo (ex.: túbulos de Malpighi em insetos, diplópodes e quilópodes; túbulos de Malpighi + glândulas coxais em aracnídeos; glândulas verdes em crustáceos).
Resp.: C

03) 
A) Falsa. Nos osteíctios, as escamas são de origem dérmica e apresentam bexiga natatória.
B) Verdadeira.
C) Nos condríctios o esqueleto é cartilaginoso.
D) Os peixes ósseos liberam amônia como principal excreta nitrogenada.
E) Nos peixes a circulação é simples e o coração apresenta somente 2 câmaras: 1 átrio e 1 ventrículo.
Resp.: B

04) 
A) Falsa. A intensidade da incidência dos raios solares diminui com o aumento da latitude.
B) Falsa. A inclinação do eixo da Terra proporciona uma distribuição diferencial dos raios luminosos, com grande interferência na distribuição dos seres vivos.
C) Falsa. Regiões de elevada altitude, mesmo próximas da linha do Equador, apresentam temperaturas mais baixas que as áreas de baixas altitudes.
D) Verdadeira.
E) Falsa. Nas regiões costeiras a concentração de nutrientes minerais é maior que em alto mar.
Resp.: D

05) 
A) A bipartição é um processo assexuado comum em algas unicelulares (ex.: euglenas).
B) A fragmentação é um processo assexuado comum em algas multicelulares.
C) A esporulação não ocorre em algas unicelulares. O processo (assexuado) é bastante comum em fungos e algas multicelulares.
D) Verdadeira.
E) A reprodução sexuada tem como uma de suas características, o aumento da variabilidade genética.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Pism 2017: resolução das questões de biologia (módulo II) 

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas