ALBERT EINSTEIN 2017 – prova para medicina

01) Seres humanos e bactérias têm um longo histórico de interações. Ancestralmente, uma relação conflituosa de parasitismo, com bactérias invadindo e interferindo no equilíbrio dinâmico da fisiologia humana e sendo responsáveis por um grande número de infecções e enfermidades. Mais tarde, como organismos fermentadores, cuja ação as tornou interessantes aliadas na fabricação de vinagres e laticínios e, mais recentemente ainda, em técnicas de biotecnologia.

Ecologicamente, as bactérias são imprescindíveis em processos de decomposição da matéria orgânica, no ciclo biogeoquímico do nitrogênio e na produção de glicose e o oxigênio molecular (…)

(Scientific American Brasil, ano II – nº 14, ‘A MAIS RECENTE REDE SOCIAL’)

Após a leitura do texto, um estudante do ensino médio fez as afirmações a seguir. Assinale a INCORRETA.
A) Superbactérias causadoras de doenças em seres humanos apresentam alterações em seu DNA, provocadas por antibióticos utilizados indiscriminadamente por nossa população.
B) Lactobacilos, utilizados em larga escala na indústria de alimentos como queijos e iogurtes, realizam o processo de glicólise, sendo capazes de produzir ácido lático.
C) Certas bactérias, juntamente com fungos, são, em um ecossistema, responsáveis pela decomposição de organismos mortos.
D) Bactérias nitrificantes, presentes no solo, são responsáveis pela produção de nitritos e nitratos; estes últimos são absorvidos pelas plantas para a produção de compostos orgânicos nitrogenados. Por outro lado, as cianobactérias realizam fotossíntese, produzindo glicose e liberando oxigênio para o ambiente.

02) Nos heredogramas abaixo, o casal indicado por A tem dois filhos e o casal indicado por B, duas filhas. As setas indicam pessoas que apresentam uma dada doença:

Após a análise dos heredogramas, é possível concluir que a doença
A) é obrigatoriamente devida a um gene recessivo localizado no cromossomo X.
B) é obrigatoriamente devida a um gene autossômico recessivo.
C) pode ser devida a um gene dominante, tanto autossômico como localizado no cromossomo X.
D) pode ser devida a um gene recessivo, tanto autossômico como localizado no cromossomo X.

03) O orangotango, o chimpanzé e a espécie humana apresentam grande semelhança bioquímica.

Após análise de substâncias e processos que ocorrem nas células, qual das situações abaixo permite apontar essa semelhança entre as três espécies?
A) Os diversos tipos de aminoácidos livres no citosol.
B) A existência de transporte ativo de íons através da membrana plasmática.
C) A sequência de aminoácidos que constituem os citocromos presentes na mitocôndria.
D) As sequências de anticódons das moléculas de RNA transportador presentes no citosol.

04)  O esquema abaixo representa, de forma simplificada, o coração humano. Há grandes vasos que levam sangue dos órgãos e tecidos para o coração e outros que levam sangue desse órgão para outras partes do corpo.

No coração humano
A) a entrada de sangue rico em oxigênio se dá pelas veias cavas.
B) a entrada de sangue pobre em oxigênio se dá pela artéria pulmonar.
C) a saída de sangue rico em oxigênio se dá pela artéria aorta.
D) a saída de sangue pobre em oxigênio se dá pelas veias pulmonares.

05)  Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

Em um experimento, uma quantidade desta solução é colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-se uma folha, que fica presa à rolha, conforme mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à luz (lote B).

Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos do lote A torne-se
A) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha.
B) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.
C) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico pela folha.
D) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

RESOLUÇÃO:
01) Os antibióticos não induzem as bactérias a sofrerem modificação para adaptarem a eles. As mutações são eventos casuais, não direcionados. O meio tem papel selecionador sobre a diversidade fenotípica de uma população.
Resp.: A

02) O problema retratado pode ser causado por alelo recessivo, tanto autossômico (independente do sexo) como ligado ao sexo.
No primeiro heredograma, o casal parental pode ter genótipo Aa x Aa. Dessa forma, há 25% de chance de sair um descendente aa (que seria o menino afetado indicado na figura).
Já no segundo heredograma, o pai pode ser XdY (afetado) e mãe pode ser XDXd (normal). Contudo, do cruzamento entre eles  XdY x XDXd  pode sair uma menina afetada (XdXd ).
Resp.: D

03)  A semelhança bioquímica é constatada quando se analisa uma determina biomolécula, como proteínas ou DNA, e compara-se a sequência de aminoácidos / nucleotídeos entre as biomoléculas de dois (ou mais) organismos diferentes.
Resp.: C

04)  Nas aves e nos mamíferos o coração é tetracavitário, com completa separação entre AD/AE e VD/VE.
O sangue arterial circula pelo lado esquerdo do coração. Assim, no ventrículo esquerdo chega sangue arterial, vindo dos pulmões pelas veias pulmonares. Esse sangue pelo ventrículo esquerdo através da artéria aorta, que o distribui para os tecidos.
Resp.: C

05) No lote A, que permaneceu no escuro, ocorrerá somente respiração por parte das células que compõem a folha. Com a liberação de CO2, o meio acidifica e a solução ficará amarela.
Já no lote B, em presença de luz, haverá consumo de CO2, o que deverá elevar o pH deixando a solução mais básica  e com coloração arroxeada.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Prova resolvida do Albert Einstein 2016-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *