Fuvest 2021 – resolução das questões de biologia

Confira resolução das questões de biologia do vestibular 2021 da Fuvest

01) Segundo o Atlas de Serpentes Brasileiras, a jararaca (nome científico Bothrops jararaca) encontra-se com as ocorrências registradas em uma extensa faixa do Brasil relativa a diferentes Biomas, onde se alimenta de anfíbios, roedores e outros animais. A espécie ocorre nas áreas apontadas, sendo encontrada em zonas florestadas ou modificadas pela ação humana.

Sobre as serpentes Bothrops jararaca e os principais biomas de ocorrência, é correto afirmar:

A) São típicas das áreas que alcançam até 500 m de altitude, nos Biomas do Pantanal, Pampa, Cerrado e Caatinga; as áreas do Pampa são as mais degradadas do país em função da urbanização crescente, ameaçando a ocorrência da jararaca.
B) São generalizadas nos mais diversos biomas, concentrando-se na Caatinga; esse bioma encontra-se atualmente como o mais ameaçado pela expansão das fronteiras agrícolas na produção para exportação.
C) São típicas das áreas mais planas da faixa leste do Brasil, cujos terrenos são recobertos pelo Bioma do Cerrado; a ocorrência desta espécie deve-se às áreas com ocupação humana, o que atrai ratos que fazem parte da alimentação da jararaca.
D) Possuem área de ocorrência restrita ao Bioma da Amazônia, caracterizado pela ocorrência de sapos; nesse bioma, as planícies fluviais favorecem a proliferação da jararaca.
E) São típicas da Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga e ocupar terrenos que alcançam até 1000 m de altitude; o Bioma da Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçado pela ocupação humana.

02) Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas características das plantas.
Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

A) Aumento da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
B) Aumento da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; diminuição da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
C) Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
D) Diminuição da frequência de plantas epífitas; diminuição da frequência de plantas com adaptações a queimadas.
E) Diminuição da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; aumento da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

03) O tempo de decomposição dos diferentes resíduos sólidos condiciona a destinação de cada tipo, visando a diminuir os impactos ambientais causados por seu descarte.
O gráfico mostra dois grupos de resíduos sólidos (X e Y) produzidos pela população humana, com diferentes tempos de decomposição.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que as

A) garrafas PET fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.
B) embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é a incineração.
C) garrafas PET fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é o aterro sanitário.
D) embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.
E) garrafas de vidro fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é a incineração.

Note e adote:
Considere que os resíduos dos grupos X e Y foram expostos às mesmas condições, sem decomposição acelerada.

04) Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos.

Com base nesses gráficos, o tamanho dessa população deve

A) diminuir nos 5 primeiros anos e manter-se constante no restante do período considerado.
B) manter-se constante nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.
C) diminuir continuamente ao longo do período considerado.
D) mante-se constante ao longo do período considerado.
E) aumentar nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.

05) Uma variedade de milho (Milho Bt) foi modificada com a inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas Cry, tóxicas para insetos como as lagartas que atacam suas lavouras. Essas proteínas bloqueiam o trato digestório dos insetos, levando-os à morte. Em aves e mamíferos que também se alimentam de milho, as proteínas Cry são inativadas durante a digestão ácida, perdendo sua ação sobre esses animais. A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é:

06) A genealogia a seguir representa uma família em que aparecem pessoas afetadas por adrenoleucodistrofia. A mulher III.2 está grávida e ainda não sabe o sexo do bebê.

A relação correta entre o padrão de herança desta forma de adrenoleucodistrofia e a probabilidade de que a criança seja afetada é:

07) Considere dois genes (A e B) localizados em cromossomos diferentes e seus respectivos alelos (A, a, B, b). Uma representação possível desses alelos durante a mitose, imediatamente antes da metáfase, é:

08) O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (I):

As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (II) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos:

Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta:

A) O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (II).
B) O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (II).
C) O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (II).
D) O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (II), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias.
E) O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (II).

Note e adote: Considere o bicarbonato solúvel e o carbonato de cálcio insolúvel.

09) Considere três espécies de plantas (X, Y e Z) e suas características:

♦ A planta X não possui flores, mas é polinizada pelo vento. Além disso, não possui frutos, mas suas sementes são dispersas por aves.
♦ A planta Y não possui flores, nem sementes, nem frutos.
♦ A planta Z possui flores e é polinizada por aves. Além disso, possui frutos e suas sementes são dispersas por aves.

A que grupos pertencem as plantas X, Y e Z, respectivamente?

A) Pteridófitas, angiospermas e gimnospermas.
B) Gimnospermas, pteridófitas e angiospermas.
C) Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
D) Angiospermas, gimnospermas e pteridófitas.
E) Gimnospermas, angiospermas e pteridófitas.

10) A determinação do sexo em embriões de tartaruga-de-couro depende da temperatura a que o ovo foi exposto. Isso está relacionado à ação da enzima aromatase, que converte a testosterona em estradiol. A expressão gênica e a atividade dessa enzima nas gônadas são dependentes da temperatura, conforme indicado na figura.

Sobre a determinação do sexo em tartarugas-de-couro, é correto afirmar:

A) A atividade máxima da aromatase determina diferenciação sexual masculina
B) O maior nível de transcrição do gene da aromatase coincide com a menor atividade da enzima.
C) Em temperaturas entre 28 e 30°C, a maioria dos embriões diferenciam-se em fêmeas.
D) Há equilíbrio no nascimento de machos e fêmeas a 26°C.
E) A atividade da aromatase depende da quantidade de estradiol disponível.

11) No que diz respeito a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), identifique a relação correta entre grupo causador, um dos seus sintomas e se possui ou não vacina preventiva.

12) Canto V Estância 81

E foi que, de doença crua e feia,
A mais que eu nunca vi, desampararam
Muitos a vida, e em terra estranha e alheia
Os ossos para sempre sepultaram.
Quem haverá que, sem ver, o creia?
Que tão disformemente ali lhe incharam
As gengivas na boca, que crescia
A carne e juntamente apodrecia?

Luis Vaz de Camões, Os Lusíadas.

É correto afirmar que Camões, neste trecho, descreveu sintomas de

A) peste bubônica, zoonose transmitida por ratos que assolou populações europeias e asiáticas no século XIV, propagada pelas viagens comerciais.
B) escorbuto, deficiência em vitamina C, doença comum nas viagens ultramarinas europeias dos séculos XV e XVI, como a de Vasco da Gama em busca das Índias.
C) malária, doença de ampla ocorrência nas viagens de exploradores para a África e Américas nos séculos XV e XVI.
D) varíola, doença viral disseminada no Velho Mundo e trazida pelos navegantes dos séculos XV e XVI às colônias, onde dizimou populações nativas.
E) leishmaniose, parasitose transmitida por mosquitos e contraída pelos primeiros exploradores da Amazônia e dos Andes durante o século XVI.

RESOLUÇÃO:

01) A análise dos mapas revela que  a maior concentração de jararacas está no bioma da Mata Atlântica, que apresenta altitudes de até 1000m (como no Planalto Atlântico). A Mata Atlântica é um bioma severamente castigado pela ação humana, tanto pela cultura do café como pela urbanização.
Resp.: E

02) Enquanto no cerrado a vegetação apresenta caules tortuosos e folhas ricas em pelos, na Mata Atlântica há predomínio de plantas com folhas largas e fina cutícula.
Resp.: C

03) No grupo Y encontram-se produtos que levam muitos anaos (centenas) para decomposição como, por exemplo, as embalagens plásticas. Para tais produtos, o mais recomendável é a reciclagem e o reúso.
Resp.: A

04) Analisando-se os gráficos, verifica-se que os fatores que favorecem aumento da população (natalidade e emigração) e os fatores que provocam redução da população (mortalidade e imigração) se equivalem; desta forma, esta população deverá ficar mais ou menos constante ao longo do período considerado.
Resp.: D

05) Uma grande vantagem dessa aplicação genética é o aumento da produtividade do  milho (pelo menor herbivorismo das lagartas); por outro lado, o uso recorrente desta variedade de milho poderá levar à seleção de formas resistentes.
Resp.: E

06) A adrenoleucodistrofia é causada por um gene recessivo ligado ao sexo (gene no cromossomo X); como o homem possui apenas um cromossomo X, basta uma cópia do alelo para que ele seja afetado. Mulher heterozigotas (XDXd) não manifestam o problema.
Genótipo da mulher III.2: XDXD ou XDXd.
Genótipo de III.3 : XDY
A probabilidade da mulher ser portadora do alelo (XDXd) é, portanto, de 50%.
Considerando o cruzamento:   XDXd    x  XDY

Considerando os meninos (genótipos em azul), a probabilidade de nascer uma criança afetada é de ½.
Como a chance da mulher ser heterozigota também é ½, tem-se que a probabilidade de nascer um menino (homem) afetado é de ½ x ½ = ¼ (25%).
Resp.: B

07) As figuras mostram cromossomos duplos. Assim, as duas cromátides de um mesmo cromossomo devem apresentar alelos iguais (A e A, por exemplo; ou b e b), como está representado na letra A.
Na opção B há o alelo A em uma cromátide e o alelo a na outra cromátide (do mesmo cromossomo); o mesmo com os alelos B e b.
Na opção C há o alelo A em uma cromátide e o alelo B na outra cromátide, do mesmo cromossomo.
Na opção D há o alelo A em uma cromátide e o alelo a na outra cromátide do mesmo cromossomo; o mesmo ocorrendo com os alelos B e b.
Na opção E, uma das cromátides possui o alelo A e a outra cromátide está com o alelo B; no outro cromossomo uma cromátide está com o alelo a e a outra cromátide está com o alelo b.
Resp.: A

08) A reação I leva à formação de íons H+, que aumentam a acidez do meio (reduzem a alcalinidade); esses íons podem reagir com íons carbonato (CO32-),  diminuindo a concentração desse íon na água, comprometendo a formação de esqueletos calcários (mostrada na reação II).
Resp.: A

09)
Planta X: possui pólen, mas não possui flores; possui sementes, mas não possui frutos ⇒ Gimnosperma.
Planta Y: não possui flores, nem sementes, nem frutos. ⇒ pode ser uma briófita ou uma pteridófita.
Planta Z: Com flores e frutos ⇒ Angiosperma.
Resp.: B

10) A análise do esquema permite concluir que entre 28º e 30º C ocorre síntese da enzima aromatase, responsável pela conversão da testosterona em estradiol, um hormônio feminino. Logo, neste intervalo de temperatura, a maioria dos ovos dão origem a fêmeas.
Resp.: C

11) Analisando cada alternativa:
A) A gonorreia (blenorragia) é uma doença bacteriana e ainda não há vacina.
B) A hepatite C é uma doença viral e ainda não há vacina.
C) A aids não tem como sintoma característico a ocorrência de erupções cutâneas e ainda não há vacina.
D) A sífilis é uma doença bacteriana (não é verme).
E) Correta.
Resp.: E

12) O trecho, de autoria de Camões, faz menção ao escorbuto, uma doença carencial (deficiência de vitamina C) e tem como sintomas a ocorrência de sangramentos na pele e nas gengivas, cansaço, dificuldade de cicatrização de feridas, dores musculares, dentre outros.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Fuves 2022: prova de biologia resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *