Fuvest 2018 resolvida – parte 1

Confira resolução das questões de biologia do vestibular 2018 da Fuvest.

01) Borboleta, lula e avestruz têm como principal excreta nitrogenado, respectivamente,
A) ácido úrico, amônia e ácido úrico.
B) ácido úrico, ureia e amônia.
C) amônia, ácido úrico e amônia.
D) amônia, ureia e ácido úrico.
E) ureia, amônia e ácido úrico.

02) No sistema circulatório humano,
A) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.
B) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.
C) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.
D) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.
E) a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.

03) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies.
Esse grupo tão diverso inclui espécies que
A) são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
B) são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
C) são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
D) formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de nutrientes.
E) realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.

04) Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.
I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.
II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.
III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.
Está correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

05) A surdez é geneticamente heterogênea: pode ser causada por mutações em diferentes genes, localizados nos autossomos ou no cromossomo X ou, ainda, por mutações em genes mitocondriais.
Os heredogramas representam quatro famílias, em que ocorrem pessoas com surdez (símbolos escuros).

A(s) família(s) em que o padrão de herança permite afastar a possibilidade de que a surdez tenha herança mitocondrial é(são) apenas
A) 1.
B) 2 e 3.
C) 3.
D) 3 e 4.
E) 4.

06) Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas
A) pequenas com estômatos concentrados na parte inferior, muitos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aquífero.
B) grandes com estômatos concentrados na parte inferior, poucos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aerífero.
C) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, ausência de tricomas, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aquífero.
D) grandes com estômatos igualmente distribuídos em ambas as partes, ausência de tricomas, ausência de cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.
E) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, muitos tricomas claros, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.

Resolução:
01) Os insetos e as aves são animais muito bem adaptados ao ambiente terrestre e, uma dessas adaptações é escassa perda de água na excreção, através da eliminação de ácido úrico.
Já a lula, um invertebrado aquático elimina amônia (muito tóxica; necessita de muita água para ser eliminada).
Resp.: A

02) As veias cavas (inferior e superior) transportam sangue venoso (rico em CO2) ao átrio direito do coração. Daí,  o sangue passa ao ventrículo direito para, então, ser bombeado aos pulmões onde ocorre a hematose.
Resp.: B

03) Diversos grupos associam-se com raízes de plantas, formando micorrizas. Trata-se de uma associação mutualística, uma vez que as raízes passam a apresentar melhor absorção e o fungo recebe produtos fotoassimilados como alimento.
Resp.: D

04) I. Verdadeira. Com a contração desses músculos, o volume da caixa torácica aumenta e a pressão interna diminui, o que favorece a inspiração.
II. Verdadeira. Um aumento na concentração de CO2 é percebida por quimiorreceptores presentes no bulbo que, então, estimula o aumento da frequência respiratória.
III. Verdadeira. É possível, por exemplo, interromper a respiração voluntariamente; porém, na maior parte do tempo a pessoa respira sem tomar consciência da ação.
Resp.: E

05) A herança mitocondrial é exclusivamente materna. As mitocôndrias presentes no espermatozoide são destruídas após a fecundação.
Dentre os heredogramas apresentados, o de número 3 não representa herança mitocondrial. Isso porque, a mãe é normal e os filhos são afetados; logo, herdaram o gene do pai (afetado).
Resp.: C

06) O ambiente exige adaptações contra a perda de água, uma vez que o ambiente é seco  e possui elevada intensidade luminosa. Dessa forma, estômatos na face inferior da folha (reduz a transpiração), presença de muitos tricomas (pelos, que dificultam a perda de água), cutícula impermeável (para reduzir a transpiração cuticular) e presença de parênquima aquífero (para armazenar água) são atributos interessantes a plantas adaptadas ao ambiente citado.
Resp.: A

Veja também:
Resolução da prova de biologia do vestibular 2018 da Unicamp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *