Faculdade Pernambucana da Saúde 2018 – Parte 2

Confira resolução das últimas questões da FPS 2018

09)  Considerando a cadeia alimentar proposta no esquema abaixo, identifique os indivíduos que podem ser considerados consumidores primários, secundários e terciários, respectivamente.

Podem ser considerados consumidores primários, secundários e terciários, respectivamente:
A) preá, louva-a-deus e sabiá.
B) sabiá, louva-a-deus e preá.
C) louva-a-deus, rã e jararaca-do-banhado.
D) aranha, grilo e gavião.
E) aranha, rã e jararaca-do-banhado.

10) Entre os organismos eucarióticos, os fungos apresentam algumas características gerais, próprias, que os diferenciam de outros organismos. Em relação a algumas características gerais dos fungos, é correto afirmar que:
A) a principal substância de reserva dos fungos é o amido.
B) as leveduras são fungos multicelulares que não apresentam parede celular.
C) como hábito de vida, os fungos, por se alimentarem por absorção, são seres que vivem apenas como sapróbios e parasitas.
D) os fungos filamentosos apresentam micélio, que é o conjunto de hifas.
E) em condições favoráveis, os fungos se reproduzem originando esporos em esporóforos. Essa reprodução se dá apenas de modo assexuado para que haja variabilidade genética.

11) Considerando o quadro abaixo, assinale a alternativa cujos agentes etiológicos e grupos taxonômicos estão em desacordo com a respectiva doença.

12) Quanto às relações entre seres vivos, analise o quadro abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de interação correspondente a cada organismo.

13) O nitrogênio (N2) é um gás presente na atmosfera que, porém, não é utilizado de forma direta pela maior parte dos seres vivos. Para ser aproveitado pela maioria dos organismos, esse gás depende da sua fixação, sendo a biofixação o processo mais importante. Acerca do nitrogênio e dos processos para sua fixação, analise as afirmativas a seguir.
1) Rhizobium, bactérias fixadoras de nitrogênio, transformam o N2 atmosférico em íons amônio.
2) Nitrobacter transformam o íon amônio em nitrato.
3) Nitrossomonas transformam íons de amônio em nitrito.
4) Nitrobacter transforma o íon nitrito em nitrato.
Estão corretas apenas:
A) 1, 2 e 4.
B) 2, 3 e 4.
C) 1, 3 e 4.
D) 1, 2 e 3.
E) 2 e 3.

14) Nas angiospermas, os tecidos derivados dos meristemas primários são denominados tecidos primários. Em relação a esses tecidos, marque a alternativa incorreta.
A) A epiderme é geralmente uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, aclorofiladas e com grande vacúolo.
B) Os parênquimas são formados por células vivas, com parede celular delgada, e desempenham várias funções, como preenchimento de espaço, assimilação e reserva.
C) O colênquima é formado por células vivas, geralmente alongadas e com paredes espessadas de forma desigual, e é considerado um tecido de sustentação da planta.
D) O esclerênquima é um tecido de sustentação da planta formado por células vivas, com parede celular espessada principalmente pelo depósito de lignina.
E) O xilema é responsável pelo transporte da seiva bruta (água e sais minerais) e o floema é um tecido condutor de seiva elaborada (rica em substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese).

15) A estrutura de locomoção é um dos critérios utilizados para classificar os protistas. Com base nesse critério, é correto afirmar que o Paramecium é um
A) flagelado.
B) foraminífero.
C) heliozoário.
D) ciliado.
E) radiolário.

16) A regulação da função renal está ligada basicamente à regulação da quantidade de líquidos do corpo. Assinale a alternativa que cita o principal agente fisiológico regulador do equilíbrio hídrico e o local onde é produzido.
A) O hormônio cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais.
B) A vasopressina, produzida pelas glândulas suprarenais.
C) O hormônio renina, produzido pela glândula adrenal.
D) A aldosterona, produzida pelo hipotálamo.
E) O hormônio antidiurético (ADH), produzido pelo hipotálamo.

Resolução:
09) Os consumidores primários são aqueles organismos que se alimentam dos produtores (algas/plantas). Na figura, são consumidores primários o preá, o louva-a-deus e o sabiá.
São consumidores secundários (alimentam-se de consumidores primários): gavião; lagarto; rã; grilo (na figura da questão a identificação do grilo está trocada com o louva-a-deus); aranha e sabia´.
São consumidores terciários: gavião; jararaca-do-banhado; rã; sabiá.
Resp.: C

10) Os fungos são organismos eucariontes, cujas células apresentam parede celular com quitina e que têm o glicogênio como substância de reserva. Há espécies unicelulares (ex.: leveduras) e espécies filamentosas, onde cada filamento recebe o nome de hifa; ao conjunto de hifas dá-se o nome de micélio.
Resp.: D

11) A alternativa em desacordo é a B. A sífilis é uma doença bacteriana; logo, o grupo taxonômico do agente etiológico não é protista.
Resp.: B

12) Nas abelhas tem-se a relação de sociedade (indivíduos com liberdade de mobilidade); nos líquens tem-se um mutualismo (fungos + algas se associam com trocas de benefícios entre eles) e nos corais tem-se uma colônia (indivíduos presos a um substrato comum).
Resp.: B

13)
1. Verdadeira. Ocorre nas raízes de leguminosas.
2. Falsa. As bactérias do gênero Nitrobacter fazem a nitratação (conversão do nitrito em nitrato).
3. Verdadeira; processo conhecido como nitrosação.
4. Verdadeira.
Resp.: C

14) O esclerênquima é um tecido vegetal de sustentação, cujas células são mortas, devido ao depósito de lignina na parede celular.
Resp.: D

15) O paramécio é um protozoário de vida livre com numerosos cílios ao redor do corpo. Com base nesse critério, pode-se dizer que o paramécio é um protozoário ciliado.
Resp.: D

16) O principal hormônio regulador do equilíbrio hídrico é o hormônio antidiurético (ADH), ou vasopressina, produzido pelo hipotálamo e liberado pela neurohipófise.
Resp.: E

Veja também:
Faculdade Pernambucana de Saúde 2018 – parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *