CEDERJ 2022-2 prova de biologia resolvida

CEDERJ 2022 -2 – RESOLUÇÃO DA PROVA DE BIOLOGIA

01) O Brasil, possui o certificado de erradicação da poliomielite desde 1994, sendo que o último caso foi detectado em 1989. No entanto, o país tem um “alto risco de reintrodução” da doença. A cobertura vacinal contra a poliomielite foi de 96,55% em 2012 para 67,71% em 2021, consideradas as primeiras três doses da vacina, que são aplicadas no primeiro ano de vida da criança.

Essa doença, pode atingir uma alta letalidade ou deixar sequelas motoras incuráveis, decorrentes do comprometimento da medula e do cérebro.

Modificado de: https://www.crmpr.org.br/Polio-baixavacinacao-e-novos-casos-no-mundo-acendem-alertapara-risco-da-doenca-erradica-11-57465.shtml.
Acesso em: 11 abr. 2022.

Essa doença é causada por:
A) Vírus
B) Fungo
C) Bactéria
D) Protozoário

02) A guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode impactar o mercado global de trigo, pois esses países contribuem com quase 30% da produção mundial desse alimento.
Modificado de: https://opresenterural.com.br/russia-xucrania-como-o-conflito-impacta-o-mercado-do-trigo-nobrasil-e-no-mundo/.
Acesso em: 12 abr. 2022.

O trigo é uma planta classificada como:
A) Briófita
B) Gimnosperma
C) Dicotiledônia
D) Monocotiledônea

03) O ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés e que apresenta plantas com pneumatóforos é o (a):
A) Pantanal
B) Caatinga
C) Manguezal
D) Recife de coral

04) Popularizada por Lynn Margulis em 1981, a teoria endossimbiótica postula que organelas celulares poderiam ter se originado a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.
Disponível em: https://evosite.ib.usp.br/history/endosym.shtml.
Acesso em: 08 abr. 2022. Adaptado.

A partir dessa teoria pode-se especular sobre o surgimento de:
A) Retículos endoplasmáticos liso e rugoso
B) Mitocôndrias e cloroplastos
C) Lisossomos e ribossomos
D) Núcleos e nucléolos

05) Na última semana de abril de 2021, as quatro centrais de grande processamento de testes moleculares (RT-PCR) para Covid-19, coordenadas pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Fiocruz, alcançaram o equivalente a 7 milhões de amostras processadas, o que representa cerca de 40% da testagem da rede pública. Além de processar os testes, a Fiocruz é responsável também pela sua produção, tendo já concluído o compromisso firmado em 2020 com o Ministério da Saúde (MS) de entregar 11,7 milhões de testes moleculares para Sars-CoV-2.
Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruzprocessa-40-dos-testes-de-rt-pcr-da-rede-publica.
Acesso em 25 jun. 2021.

Nesse método de diagnóstico, para que a técnica da PCR possa ser executada, o RNA positivo do genoma viral, precisa ser, inicialmente,
A) digerido por enzimas de restrição.
B) transcrito de forma reversa.
C) traduzido em sequência de aminoácidos.
D) duplicado pela RNA polimerase.

06)  Além da ação do ATP presente no citoplasma das células, a contração muscular também depende da presença de íons de
A) Ca+2
B) Mg+2
C) Na+
D) K +


RESOLUÇÃO:
01) A poliomielite é uma doença viral, transmitida pela ingestão de água/alimentos contaminados. Sua principal medida profilática é a vacina Sabin (Zé Gotinha).
Resp.: A

02) O trigo é uma planta do grupo das angiospermas, que possui duas grandes classes (em classificações mais tradicionais): as dicotiledôneas e as monocotiledôneas.
O trigo pertence ao grupo das monocotiledôneas, que tem como características marcantes a presença de folhas com nervação paralelinérvea e raízes do tipo fasciculada (em cabeleira).
Resp.: D

03) Os pneumatóforos são raízes típicas de plantas de mangue. A característica marcante desse tipo de raiz é o crescimento para cima (geotropismo negativo) e a presença de pneumatódios (pequenas aberturas por onde entra ar, responsáveis pela aeração do sistema radicular que se encontra imerso no lodo).
Resp.: C

04) A teoria da endossimbiose propõe uma explicação para origem das mitocôndrias e dos cloroplastos.
Resp.: B

05) A técnica PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) inicia-se com a replicação, em curto intervalo de tempo, das moléculas de DNA ou de RNA que serão usadas na análise (e em outras posteriores).
Resp.: D

06) A contração muscular é dependente do íon Ca2+, que fica armazenado no retículo endoplasmático agranular.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
– UERJ 2018 – 2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO – Prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.