Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

ALBERT EINSTEIN 2017-2 – prova para medicina

ALBERT EINSTEIN 2017-2

01) 

A tirinha apresenta uma medida profilática adotada contra uma série de doenças parasitárias.
Assinale a alternativa que contém exemplos de doenças cuja a prevenção inclui a orientação da tirinha.
A) ascaridíase, cisticercose e amebíase.
B) amarelão, elefantíase e leishmaniose.
C) giardíase, cólera e febre amarela.
D) esquistossomose, enterobiose e tripanossomíase.

02) A magnitude da biodiversidade varia de acordo com a região do planeta. Um padrão global de distribuição do número de espécies de borboletas conhecidas como rabo-de-andorinha está ilustrado na figura a seguir, em função da variação global de latitudes.

Vários fatores podem contribuir, direta e indiretamente, para a distribuição do número de espécies apresentada no gráfico, exceto
A) oferta de alimento.
B) luminosidade.
C) clima.
D) taxa de oxigênio no ar.

03) Os peixes cartilaginosos são animais ureotélicos, uma vez que produzem ureia como excreta nitrogenada. Entretanto, os rins desses peixes reabsorvem a ureia em vez de eliminá-la na urina, como fazem os mamíferos. Dessa forma, a concentração de ureia no sangue de tubarões e raias chega a ser 100 vezes maior que a observada no sangue de mamíferos. Isso explica o fato de os fluídos corporais desses peixes serem ligeiramente mais concentrados que a própria água do mar.
Assim, é correto afirmar que os peixes cartilaginosos
A) reutilizam a ureia retida no corpo para fabricar novos aminoácidos e, por isso, requerem menos alimentos proteicos que os mamíferos.
B) convertem a ureia retida no corpo em ácido úrico, um tipo de excreta mais facilmente eliminado em ambientes aquáticos.
C) por osmose, ganham água do meio e, para evitar o excesso de água em seus fluidos corporais, os rins a eliminam pela urina.
D) por osmose, perdem água para o meio, e têm que dispor de mecanismos fisiológicos que evitem a desidratação no ambiente marinho.

04) A fenilcetonúria, também conhecida como PKU, é uma doença genética humana caracterizada pela incapacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina. Como consequência, há acúmulo de fenilalanina no organismo, o que interfere negativamente no desenvolvimento cerebral e provoca deficiência intelectual. É um tipo de distúrbio que afeta crianças de ambos os sexos, que, na maioria das vezes, nascem de pais normais. O diagnóstico, quando realizado precocemente pelo teste do pezinho, é útil para se estabelecer uma dieta planejada que previne a deficiência intelectual. Considerando essas informações, pode-se inferir que os fenilcetonúricos
A) são heterozigotos e devem seguir uma dieta com algumas restrições lipídicas.
B) são homozigotos e devem seguir uma dieta com algumas restrições proteicas.
C) podem ser heterozigotos ou homozigotos e sua dieta deve ser rica em proteínas.
D) podem ser heterozigotos ou homozigotos e devem evitar proteínas e lipídios.

05) Hormônios vegetais agem em diversas fases do desenvolvimento das angiospermas. A figura a seguir algumas dessas fases, e o quadro abaixo da figura registra, em diferentes cores, as fases em que atuam quatro hormônios, representados pelos algarismos I, II, III e IV.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os hormônios vegetais representados pelos algarismos I, II, III e IV.

RESOLUÇÃO:
01)  Ascaridiase e cisticercose cuja contaminação ocorre pela ingestão de ovos do parasita em água e alimentos contaminados. Já a amebíase é contraída pela ingestão de cistos do protozoário em água ou alimentos.
Resp.: A

02) Dentre os fatores apresentados, a taxa de oxigênio no ar praticamente não sofre interferência da latitude.
Resp.: D

03) Os peixes cartilaginosos apresentam fluidos corporais levemente mais concentrados que a água do mar. Dessa forma, ganham água naturalmente por osmose. O excesso de água adquirido por osmose é eliminado pelos rins.
Resp.: C

04) Como os portadores de fenilcetonúria surge, na maioria das vezes, em filhos de pais normais, conclui-se que a doença é condicionada por alelo recessivo (os pais são heterozigotos). Como a criança não tem a capacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina, deverá ter uma alimentação com restrição proteica, uma vez que a digestão de proteínas libera aminoácidos.
Resp.: B

05) As giberelinas têm importante papel na quebra da dormência de sementes estimulando, portanto, a germinação. Além disso, promovem o crescimento caulinar, estimulam o florescimento em plantas de dia longo e estimulam a partenocarpia. É o hormônio I.
As auxinas estimulam o alongamento celular, estimulam a floração e a frutificação em certas espécies. Além disso, desempenham inibem o desenvolvimento de gemas laterais (dominância apical), induzem o enraizamento em estacas e estão relacionadas com os tropismos. É o hormônio indicado por II.
As citocininas estimulam o desenvolvimento de gemas, retardam a senescência (envelhecimento) e regulam o crescimento da planta. É o hormônio indicado por III.
Em IV tem-se o etileno, um hormônio gasoso que estimula o amadurecimento de frutos, induz a floração (em abacaxi) e causa abscisão de folhas e frutos.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Albert Einstein 2016 comentada

0 comments… add one

Leave a Comment