Unicamp vestibular 2016 comentado – parte 2

Unicamp 2016 comentada – questões de 06 a 10

06) Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto afirmar que

A) dentes de superfície plana revelam uma dieta herbívora composta predominantemente de gramíneas e são típicos de onívoros, cujos crânios são representados nas imagens A e B acima.
B) os incisivos, caninos e molares estreitos têm formas diversas, que podem cortar ou destacar alimentos. O crânio representado na figura A acima sugere que se trata de um carnívoro.
C) os incisivos, caninos e molares estreitos têm formas diversas, que podem cortar ou destacar alimentos. Os caninos para perfurar ou rasgar, como os representados na imagem B acima, são típicos de carnívoros.
D) dentes de superfície plana revelam uma dieta herbívora composta predominantemente de gramíneas e são típicos de onívoros como os felinos, representados na imagem A acima.

07) A cidade de Monte Santo, na Bahia, que entrou para a história por ter sido acampamento para as tropas do governo que lutaram na guerra de Canudos, tem sido palco de outras batalhas: a identificação, o tratamento e a prevenção de doenças raras como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, osteogênese imperfeita, síndrome de Treacher Collins e mucopolissacaridose tipo 6.

(Adaptado de Carlos Fioravante, “O caminho de pedras das doenças raras”. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, 222, agosto 2014.)

A incidência em grandes proporções das doenças citadas acima pode ter sido favorecida por fatores
A) migratórios, relacionados à miscigenação da população.
B) ambientais, por contaminações do solo e da água.
C) genéticos, pela alta frequência de casamentos entre parentes.
D) comportamentais, relacionados a atividades físicas extenuantes decorrentes da guerra.

08) A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente.
Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que

A) a fotossíntese das plantas é maior no início e no final do período diurno.
B) as plantas respiram mais na estação chuvosa.
C) na estação seca, há um pico de respiração às 12 horas.
D) as plantas fazem mais fotossíntese e respiram menos na estação chuvosa.

09) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que
A) a composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida.
B) os coacervados deram origem às moléculas orgânicas.
C) a teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur.
D) o vitalismo é uma das bases da biogênese.

10) O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vários casos dessa doença em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doença seja extremamente contagiosa e muito comum na infância?
A) O fato de ser transmitida por um vírus para o qual não existe vacina.
B) O fato de ser frequentemente transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.
C) O fato de ser transmitida apenas por meio de insetos vetores.
D) O fato de ser extremamente contagiosa apenas em crianças desnutridas, recém-nascidos e crianças portadoras de imunodeficiências.

Resolução:
06) A presença de caninos bem desenvolvidos, além de incisivos e molares estreitos indicam que o animal A tem hábito alimentar carnívoro. Já o animal B tem hábito alimentar herbívoro, evidenciado pela presença de molares chatos, um diastema (espaço entre os caninos e os molares) e incisivos bem desenvolvidos.
Resp.: B

07) A ocorrência de endocruzamentos (cruzamentos entre indivíduos de uma família) é uma das principais responsáveis pelo aumento na incidência de certas doenças genéticas, raras em outras populações, principalmente quando a doença é causada por um alelo recessivo.
Resp.: C

08) Analisando o gráfico, constata-se que entre 0h e até por volta das 7 horas, o fluxo de CO2 é maior na estação chuvosa que na estação seca. Como à noite não ocorre fotossíntese, pode-se afirmar que as plantas respiram mais na estação chuvosa.
Resp.: B

09) A teoria da evolução gradual dos sistemas químicas (teoria de Oparin / Haldane) propõe que as primeiras moléculas orgânicas deveriam ter sido formadas a partir da combinação de determinados gases na atmosfera primitiva. Tais moléculas orgânicas deveriam ter acumulado nos mares primitivos, onde formaram os coacervados (aglomerados de moléculas orgânicos envolvidos por moléculas de água).
Resp.: A

10) O sarampo é uma doença viral cuja forma de contaminação é por meio de secreções eliminadas na tosse, fala ou espirro. Essa forma, extremamente simples de transmissão, facilita a disseminação da doença.
Resp.: B

Veja também:
Fuvest 2011 resolvida.
Unicamp 2016 comentada – parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *