Prova comentada do vestibular 2016 do Albert Einstein

Prova resolvida do Albert Einstein 2016

01) Troels Prahl, mestre cervejeiro e microbiólogo da distribuidora de lêvedo White Labs, está diante de quatro copos de cerveja. Entre um gole e outro, ele descreve cada uma.
(…) As cores das cervejas são tão diferentes quanto seus sabores, variando de dourado enevoado a âmbar transparente. (…) Após milhares de anos de domesticação involuntária, os lêvedos – os micro-organismos que fermentam grãos, água e lúpulo para que se transformem em cerveja – são tão distintos quanto a bebida que produzem.
(THE NEW YORK TIMES INTERNATIONAL WEEKLY, 10/junho/2014)

As afirmações abaixo estão relacionadas direta ou indiretamente com o texto. Assinale a INCORRETA.
A) Lêvedos ou leveduras realizam o processo de fermentação alcoólica, no qual há liberação de gás carbônico.
B) Lêvedos ou leveduras realizam o processo de fermentação alcoólica, no qual há produção de etanol e de ATP.
C) Aromas e cores diferentes de cerveja devem-se a diferentes processos de fermentação que ocorrem nos cloroplastos das células de cada variedade específica de lêvedo.
D) Aromas e cores diferentes de cerveja devem-se a diferenças na sequência de bases nitrogenadas do DNA dos vários tipos de lêvedos utilizados.

02) No processo de respiração humana, o ar inspirado chega aos alvéolos pulmonares. O oxigênio presente no ar difunde-se para os capilares sanguíneos, combinando-se com
A) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre no citosol.
B) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre na mitocôndria.
C) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre no citosol.
D) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre na mitocôndria.

03) No heredograma abaixo, as pessoas indicadas por II.1 e III.2 são afetadas por uma dada característica:

Após a análise do heredograma, é correto afirmar tratar-se de característica
A) recessiva e ligada ao sexo, e a probabilidade de o casal indicado por II2 e II3 ter uma criança do sexo masculino com a característica é de 1/2.
B) dominante e ligada ao sexo, e a probabilidade de o casal indicado por II2 e II3 ter uma criança do sexo masculino com a característica é de 1/2.
C) autossômica dominante e, supondo que a mulher indicada por II1se case com um homem afetado pela característica, a probabilidade de esse casal ter filhos com a característica é de 3/4.
D) autossômica recessiva, e a probabilidade de a mulher indicada por III1 ser heterozigótica é de 2/3.

04) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana:

Nesse processo de divisão ocorre
A) duplicação dos cromossomos nos intervalos I e II e as fases que caracterizam esse processo ocorrem nos intervalos III, IV, V e VI.
B) duplicação dos cromossomos nos intervalos II e III e as fases que caracterizam esse processo ocorrem nos intervalos IV, V e VI.
C) separação de cromátides-irmãs, levando à formação de células com 23 cromossomos simples ao final do intervalo IV e maturação dos espermatozoides nos intervalos V e VI.
D) separação de cromossomos homólogos no intervalo IV e separação de cromátides-irmãs no intervalo VI.

05) Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes.
A planta em questão
A) é uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o crescimento do ovário.
B) é uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
C) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o desenvolvimento do ovário.
D) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.

Resolução:
01) O processo fermentativo é anaeróbico, e ocorre no citosol (não no interior de uma organela). Os diferentes aromas da cerveja devem-se a diversos fatores, como teor de gás carbônico, qualidade do malte, origem do lúpulo…
Resp.: C

02) Uma vez ocorrida a hematose, o gás oxigênio liga-se à molécula de hemoglobina, formando o complexo oxiemoglobina. É nessa forma que o oxigênio é transportado aos tecidos. Nas células, o oxigênio é o aceptor final de elétrons na cadeia respiratória.
Resp.: B

03) Considerando o heredograma fornecido, percebe-se que os indivíduos II.2 e II.3 são heterozigotos (observe que eles são normais e apresentam uma filha (III.2) afetada).

Fazendo o cruzamento entre II.2 e II.3, tem-se:

A mulher III.1 é normal; logo, possui um dos genótipos destacados em vermelho (como ela é normal, descarta-se o genótipo aa).
Dessa forma, a probabilidade dela ser heterozigota é de 2/3.
Resp.: D

04) O gráfico representa o evento da meiose.
Em IV os cromossomos homólogos se separam (dessa forma, a célula fica haploide, porém, com cromossomos duplos à a quantidade de DNA fica reduzida à metade). Em VI, as cromátides irmãs se separam ( o que reduz novamente a quantidade de DNA). Veja a figura ilustrativa.

Resp.: D

05) A formação de frutos é característica do grupo das angiospermas. A não formação de sementes deve-se à indução do desenvolvimento do ovário pela ação da auxina, sem que ocorra a fecundação (a formação de frutos sem sementes é a partenocarpia).
Resp.: A

Veja também:
Prova resolvida do vestibular da Uninorte 2016-2

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *