UEMG 2015 – prova de biologia resolvida

UEMG 2015 RESOLVIDA

01) Em 28 de junho de 2014, foram completados 100 anos do assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império da Áustria – Hungria, e sua esposa, Sofia, em Saravejo, fato esse que desencadeou a 1ª Guerra Mundial. A imagem a seguir mostra os remanescentes das trincheiras e das explosões de bombas, semelhantes a cicatrizes em um campo aberto, na localidade de Beumont Hamel, na França.

O que foi uma terra totalmente devastada, à época, hoje se vê recuperada e coberta de vegetação. O fenômeno biológico que permitiu tal recuperação é conhecido como
A) cadeia alimentar.
B) sucessão ecológica.
C) ciclos biogeoquímicos.
D) nicho ecológico.

02)
Zoiuda (…) Foi numa noite que ele conheceu Zoiuda. Foi numa noite – e nem poderia ser de outra forma, já que, como as prostitutas e as estrelas, as lagartixas também são seres da noite e só nela, ou de preferência nela, se mostram – , foi numa noite que ele a viu pela primeira vez.
Era uma sexta-feira e ele tinha acabado de chegar da rua: quando se aproximou da talha para tomar um copo d’água, lá estava a lagartixa, na parede, perto do vitrô que dava para a área de serviço do apartamento onde ele morava, no décimo andar.
Era esbranquiçada, um pouco mais cabeçudinha que o comum, e quase rabicó. Mas foram os olhos, foram os olhos o que mais lhe chamou a atenção: exorbitados, duas bolinhas brilhantes, parecendo duas miçangas.
VILELA, 2013, p.11
O animal citado no texto se encaixa em um mesmo agrupamento de cobras e lagartos. Esta classe animal se caracteriza por possuir, entre outras características,
A) reprodução assexuada por regeneração.
B) circulação sanguínea aberta.
C) excreção predominante de ureia.
D) respiração pulmonar.

03) […]O tempo não existe:
tudo continua aqui,
e cresce
como uma árvore
pesada de frutos que são
máscaras, palavras, promessas,
bocas ferozes.[…]

LUFT, 2014 (fragmentos)

Na estrofe acima, “uma árvore pesada de frutos” poderia ser substituída pelo seu grupo botânico, que é o das
A) angiospermas.
B) gimnospermas.
C) pteridófitas.
D) briófitas.

04) “Pois viver deveria ser – até o último pensamento e derradeiro olhar – transformar-se.”
(Lya Luft)
Interpretada no sentido biológico, a autora pode estar
A) errada, pois viver é uma característica inerente à existência consciente humana e, com a morte cerebral, cessa a vida.
B) correta, pois viver é uma propriedade cíclica da matéria, numa dinâmica com a energia própria das células.
C) correta, pois as transformações próprias da nossa existência cessam, ao entramos na maturidade senil.
D) errada, pois, até o último momento da existência, sempre ocorrerão mutações no genoma do indivíduo.

05)

A melhor resposta para a pergunta feita pelo peixe, na ilustração acima, poderia ser dada com o exemplo a seguir:
A) Um campo agrícola de soja
B) Um rebanho bovino
C) Um arrecife de corais
D) Uma visita ao oceano aberto

06) O gráfico seguinte representa as pressões sanguíneas ao longo do corpo de uma pessoa saudável.
Os números representam compartimentos nos quais foram tomadas as pressões nos intervalos de tempo.

Considerando as informações fornecidas e outros conhecimentos sobre a fisiologia circulatória humana, o ventrículo esquerdo do coração está representado pela pressão medida em:
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.

RESOLUÇÃO:
01) A figura representa um caso de sucessão ecológica, que corresponde à substituição gradual das populações em uma área ao longo do tempo.
Resp.: B

02) Lagartixas, cobras e lagartos são répteis, primeiro grupo de vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre. Dentre as características deste grupo, tem-se a pele queratinizada, o ovo amniótico, a fecundação interna e a respiração pulmonar.
Resp.: D

03) A presença de frutos é uma característica das plantas do grupo das angiospermas.
Resp.: A

04) Ao longo da vida, uma série de transformações ocorrem no corpo do indivíduo, além de envolver um ciclo de matéria. Continuamente os seres vivos incorporam matéria e perdem matéria para o meio, nos diversos processos biológicos como, por exemplo, o processo respiratório e o processo fotossintético.
Resp.: B

05) A biodiversidade corresponde à grande variedade de formas de vida existente num determinado ambiente. Os arrecifes (ou recifes) de corais por abrigarem uma imensa diversidade de vegetais e de animais são considerados o mais diverso habitat marinho do mundo.
Resp.: C

06)  Em I tem-se a pressão no ventrículo esquerdo (elevada pressão para impulsionar o sangue aos diversos órgãos do corpo). Em II tem-se a pressão dentro de grandes artérias (ex.: aorta); em III tem-se a pressão dentro de pequenas artérias e de arteríolas. Em IV tem-se a pressão dentro de capilares. Em V tem-se a pressão nas artérias que deixam o ventrículo direito (artérias pulmonares).
Resp.: A

Veja também:
UEMG 2016 – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *