UERJ 2021 exame único – prova de biologia resolvida

UERJ 2021 – EXAME ÚNICO – PROVA DE BIOLOGIA RESOLVIDA

01) A presença de peixes em rios e lagos pode diminuir em função do aporte de matéria orgânica proveniente de esgotos não tratados, o que contamina o ecossistema aquático. Nessa situação, o desaparecimento de peixes em rios contaminados deve-se ao aumento da população de bactérias que realizam o seguinte processo:
A) respiração aeróbia
B) nutrição fotoautotrófica
C) remoção de gás carbônico
D) fixação de nitrogênio do ar

02) Uma das medidas profiláticas utilizadas contra o vírus causador da covid-19 é a higiene adequada das mãos com álcool etílico a 70º INPM.
Em um primeiro momento, a ação dessa substância envolve a destruição da seguinte estrutura desse vírus:
A) enzima de replicação
B) envelope de lipídeo
C) DNA
D) RNA

03) Alimentos denominados probióticos, tais como leites fermentados, iogurtes naturais, quefir e kombucha, contêm microrganismos vivos benéficos à saúde humana.
A ação desses microrganismos resulta em:
A) quebra de moléculas de celulose
B) neutralização da acidez do suco gástrico
C) aumento da produção de glóbulos vermelhos
D) controle das bactérias patogênicas intestinais

04) Considere uma mulher duplamente recessiva para dois genes, localizados em cromossomos diferentes, que estão envolvidos na determinação de uma característica em seres humanos.
No ovócito secundário dessa mulher, produzido a partir de divisões celulares normais, pode se encontrado o seguinte arranjo de cromossomos para esses genes:

05) O gráfico abaixo representa o percentual de absorção da luz dos diferentes comprimentos de onda do espectro luminoso pelas clorofilas a e b.

Admita as seguintes profundidades de penetração das diferentes cores do espectro visível em águas oceânicas totalmente transparentes, sem qualquer turbidez.

Considere as profundidades superiores a 100 m e nas quais penetrem somente comprimentos de onda maiores que 480 nm.
Com base na análise dos gráficos, é possível chegar à seguinte conclusão sobre a presença das clorofilas a e b nas algas encontradas nessas profundidades:
A) ambas estão presentes
B) apenas a está presente
C) apenas b está presente
D) nenhuma está presente

06) A mucolipidose II é uma condição hereditária rara que ocasiona problemas ao crescimento. Ela é causada pela deficiência de uma enzima envolvida no processo de fosforilação das pré-enzimas a serem enviadas aos lisossomos. Sem a fosforilação adequada, essas pré-enzimas são encaminhadas para fora da célula, em vez de serem utilizadas nos processos de digestão intracelular.
A disfunção provocada por essa síndrome impede que os processos adequados de fosforilação e de transporte das pré-enzimas ocorram na seguinte organela:
A) ribossomo
B) mitocôndria
C) complexo de Golgi
D) retículo endoplasmático liso

07) Considere um DNA de fita dupla que deu origem, sem qualquer erro no processo de transcrição, a um filamento de RNA mensageiro com 150 adeninas, 300 guaninas, 250 uracilas e 200 citosinas.
A quantidade de nucleotídeos de cada tipo encontrados no DNA de fita dupla original corresponde a:
A) 250 adeninas, 650 guaninas, 250 timinas, 650 citosinas
B) 300 adeninas, 600 guaninas, 300 timinas, 600 citosinas
C) 350 adeninas, 550, guaninas, 350 timinas, 550 citosinas
D) 400 adeninas, 500 guaninas, 400 timinas, 500 citosinas.

RESOLUÇÃO:
01)
O desaparecimento dos peixes em rios com grande aporte de matéria orgânica deve-se à presença de bactérias aeróbicas, que reduzem a concentração do gás O2 dissolvido na água.
Resp.: A

02) O álcool interage com o envelope lipídico do Sars-Cov-2, provocando alteração em sua estrutura e a consequente inativação do vírus.
Resp.: B

03) A presença dos micro-organismos vivos benéficos à saúde, presentes nos probióticos, acaba promovendo um controle das populações de bactérias patogênicas, devido à competição por diferentes recursos no trato digestório humano.
Resp.: D

04) Em um ovócito secundário há apenas um cromossomo de cada tipo (não há pares de homólogos), visto que é proveniente da meiose I.
Como os dois genes estão em cromossomos diferentes, a opção B traz exatamente um gene em determinado cromossomo e outro gene em outro cromossomo (não homólogo).
Resp.: B

05)  Em profundidades superiores a 100m, apenas a radiação azul consegue chegar, conforme o gráfico 2. Analisando o gráfico 1, apenas a clorofila b absorve radiação com comprimento de onda acima de 480 nm (e que atinja a faixa dos 100m).
Resp.: C

06) A organela envolvida com o processamento de proteínas (ex.: enzimas) para a composição dos lisossomos é o complexo golgiense. Logo, disfunção nessa organela pode levar a um encaminhamento de proteínas/enzimas para locais diferentes daqueles em que a enzima deveria ser colocada.
Resp.: C

07)
RNA mensageiro:  150 A    ; 300 G ; 250 U;    200 C
Composição da fita de DNA que serviu de molde para produzir o RNAm acima: 150 T; 300 C; 250 A; 200 G.
Logo, a fita complementar desse DNA possui: 150 A ; 300 G; 250 T; 200 C.
Total de nucleotídeos de cada tipo no DNA:
Adenina: 400
Timina:   400
Citosina: 500
Guanina: 500
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
USS 2018: prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *