Fagoc 2018-2 prova para medicina – parte 2

06) São funções vitais comuns a todos os seres vivos (inclusive o ser humano), EXCETO:
A) Nutrição.
B) Interação.
C) Nitrificação.
D) Reprodução.

07) Acerca dos aspectos básicos de vírus, bactérias, algas e fungos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vírus são acelulares e só têm condições de realizar suas atividades vitais no interior de outras células vivas, sendo, portanto, considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Devido a essas peculiaridades, os vírus não são reconhecidos exatamente como seres vivos.
II. A coloração de Gram é um método descoberto em 1884 e ainda é utilizado nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia para a caracterização e a classificação inicial das bactérias. Esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura. Através da coloração é possível identificar e diferenciar os dois principais grupos de bactérias: Gram-positivas e Gram-negativas.
III. A Maré Vermelha é um fenômeno artificial que ocorre em rios submetidos a descargas de efluentes de Estações de Tratamento de Esgotos. Os vírus e as bactérias eliminados com óxido de ferro geram subprodutos que servem de substrato para os fungos e os oomicetos presentes nos rios, causando um “boom” populacional destes.
IV. Os fungos não possuem clorofila, como as plantas; por isso não são capazes de produzir o seu próprio alimento (fotossíntese). Eles secretam ao seu redor uma enzima digestiva, a qual digere moléculas orgânicas do ambiente. Por isso os fungos estão entre os decompositores mais significativos nos ambientes naturais.
V. Dentre as principais doenças causadas por bactérias podem ser citadas: catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, caxumba, hepatites etc.
VI. Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. Obviamente, as florestas também dão a sua contribuição na produção mundial; contudo, boa parte deste O2 é consumido no local onde foi produzido, na respiração e na decomposição de animais e plantas. As algas, por outro lado, emitem muito mais O2 do que consomem; este O2 liberado na água passa para a atmosfera e fica disponível para consumo de outros seres vivos.

Estão corretas apenas as afirmativas
A) I, III e V.
B) II, IV e VI.
C) I, II, III e V.
D) I, II, IV e VI.

08) Analise as afirmativas sobre o homem e as funções vitais do seu organismo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Apresenta notocorda, arcos e bolsas branquiais durante o desenvolvimento embrionário; e encéfalo e tubo nervoso dorsal durante toda a sua vida.
( ) A pele humana difere da maioria dos mamíferos por apresentar muitas glândulas sudoríparas, as quais produzem transpiração aquosa contendo alguns sais e produtos de excreção. A evaporação da transpiração ajuda a resfriar e a regular a temperatura do corpo.
( ) Os aproximados 130 músculos que compõem o corpo humano são significativamente distintos dos músculos de outros mamíferos.
( ) A cor da pele resulta da presença de capilares sanguíneos contendo glóbulos vermelhos (hemoglobina) na derme e também de pigmento, incluindo a melanina (preta) e caroteno (amarelo).
( ) O baço é a maior glândula do corpo humano; é responsável por armazenar e filtrar substâncias, além de sintetizar gordura e produzir a bile. É um órgão vital e sua depleção ou remoção causa a morte do indivíduo.
( ) Em relação ao controle hormonal da reprodução, tanto o homem quanto a mulher produzem os hormônios FSH (folículo-estimulador) e LH (luteinizante).

A sequência está correta em
A) F, V, V, F, F, F.
B) F, F, F, V, V, V.
C) V, V, F, V, F, V.
D) V, F, V, F, V, F.

09) Em relação à importância econômica de certas algas, bactérias e fungos, faça a associação correta entre os produtos oriundos da utilização controlada pelo homem destes organismos com os mesmos.
( ) Bebidas alcoólicas, por exemplo, cerveja, uísque, saquê etc.
( ) Drogas terapêuticas, como antibióticos (por exemplo, tirotricina, bacitracina, rifamicina, neomicina etc.), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; fabricação de determinadas enzimas e de álcoois.
( ) Degradação, além de resíduos orgânicos, de herbicidas, pesticidas, óleos, DDT, plásticos, detergentes etc.
( ) Ágar é um poderoso gel utilizado na produção de meios de cultura.
( ) Utilizado como fermento, pois confere à massa leveza e maciez.
( ) Variedade marinha utilizada para a produção de ração para animais.
1. Alga.
2. Bactéria.
3. Fungo.
A sequência está correta em
A) 1, 3, 2, 2, 1, 3.
B) 3, 2, 2, 1, 3, 1.
C) 1, 3, 3, 2, 2, 1.
D) 2, 1, 1, 3, 3, 2.

10) Qual é a definição de aerênquima?
A) Tecido parenquimatoso com grandes e numerosos espaços intercelulares, aeríferos, frequentemente presente no córtex das raízes e caules de muitas macrófitas aquáticas, às quais proporciona maior oxigenação e melhores condições de flutuação.
B) Proteína presente nas hemácias do sangue, capaz de se ligar a moléculas de oxigênio (O2) e assim transportá-las pelo corpo. Pigmento respiratório que dá a cor vermelha ao sangue, sendo o mais difundido entre os organismos. Está presente em células sanguíneas de todos os vertebrados e alguns invertebrados como anelídeos, equinodermos, alguns moluscos e insetos.
C) Processo de respiração celular onde é obrigatória a presença de oxigênio. Ocorre liberação de energia, em grandes quantidades, pela degradação da glicose em dióxido de carbono e água; a energia liberada desta reação é armazenada na Adenosina Trifosfato (ATP). Nesse processo, as quebras das cadeias de carbono ocorrem de forma gradual, liberando a energia por meio de oxidações, consistindo na retirada de átomos de hidrogênio presos aos carbonos da glicose.
D) Estrutura lamelar muito vascularizada, suportada por estruturas ósseas (arcos). Órgão respiratório adaptado às trocas gasosas necessárias à respiração dentro de água e que podem estar presentes em diversos grupos animais. Nela ocorrem trocas gasosas (nomeadamente envolvendo oxigênio e dióxido de carbono) entre a água e o meio interno do animal. Extraem oxigênio dissolvido na água e liberam para esta dióxido de carbono produzido pelo metabolismo do animal.

Resolução:
06) A nitrificação não é uma função vital comum a todos os seres vivos. Ela corresponde à conversão do nitrito a nitrato (ciclo do nitrogênio), sendo restrita a certos micro-organismos como, por exemplo, certas bactérias.
Resp.: C

07) Estão incorretos os itens III e V.
III: A maré vermelha é decorrente de uma explosão populacional de certas algas, principalmente do grupo dos dinoflagelados.
V: As doenças citadas são causadas por vírus.
Resp.: D

08) Estão incorretos o 3º e o 5º item.
Os músculos dos humanos não diferem significativamente daqueles encontrados nos demais mamíferos, e o baço não tem função de sintetizar gordura e bile e nem é um órgão cuja remoção causa a morte do indivíduo.
Resp.: C

09) (Fungo ) Bebidas alcoólicas, por exemplo, cerveja, uísque, saquê etc.
(Bactérias ) Drogas terapêuticas, como antibióticos (por exemplo, tirotricina, bacitracina, rifamicina, neomicina etc.), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; fabricação de determinadas enzimas e de álcoois.
(  Bactérias ) Degradação, além de resíduos orgânicos, de herbicidas, pesticidas, óleos, DDT, plásticos, detergentes etc.
( Algas ) Ágar é um poderoso gel utilizado na produção de meios de cultura.
(  Fungos) Utilizado como fermento, pois confere à massa leveza e maciez.
(  Algas) Variedade marinha utilizada para a produção de ração para animais.
Resp.: B

10) O aerênquima é um tipo de parênquima que armazena ar, sendo comum em plantas aquáticas (ex.: aguapé), onde tem importante papel na flutuação da planta.
Resp.: A

Veja também:
Prova do vestibular 2018-2 da Fagoc,  parte 1
Prova do vestibular 2017 da Fagoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *