Fagoc 2018-2 para medicina parte 1

Fagoc 2018-2 – prova de biologia

01) 6CO2 + 12H2O ↔ C6H12O6 + 6O2 + 6H20.
Esta equação representa quais processos biológicos?
A) Mitose e meiose.
B) Fagocitose e narcose.
C) Fotossíntese e respiração.
D) Fermentação e acidificação.

02) “Organela encontrada em células eucarióticas e que utiliza o oxigênio para transformar a energia proveniente dos metabólitos em energia de fácil acesso a célula, a qual é acumulada em compostos transitórios e ricos em ligações energéticas, sendo o principal a Adenosina Trifosfato (ATP). É uma das poucas organelas que apresentam informação codificada no DNA (neste caso com apenas 37 genes), imprescindível para o bom funcionamento da célula eucariótica e transmitida de forma exata durante a reprodução destas células e dos organismos como um todo.” De qual organela celular se trata?
A) Lisossomo.
B) Ribossomo.
C) Mitocôndria.
D) Complexo de Golgi.

03) Sobre os aspectos básicos de moluscos, anelídeos e artrópodes, analise as afirmativas a seguir.
I. Os cefalópodes (classe de moluscos mais desenvolvidos) viventes são todos predadores e geralmente de natação livre. As lulas, por exemplo, variam desde 2,5 cm de comprimento até 13 metros, no caso da calamar (lula gigante) que vive em grandes profundidades, onde costuma ser predada por baleias cachalotes.
II. Insetos como aranhas, escorpiões e carrapatos (artrópodes; classe Insecta) possuem hábitos exclusivamente terrestres; seu corpo está dividido em cabeça, tórax e abdômen. Todas as aranhas e escorpiões possuem veneno letal ao ser humano quando inoculado na corrente sanguínea.
III. As minhocas (anelídeo da classe Oligochaeta) não possuem sistema respiratório organizado. O sangue circula em capilares próximos à cutícula úmida da parede do corpo, onde recebe oxigênio e libera dióxido de carbono.
IV. Insetos, aves e morcegos são os únicos animais capazes de voo verdadeiro. As asas dos insetos são estruturas únicas por serem derivadas de extensões do tegumento, muito diferente das asas dos vertebrados.
V. As sanguessugas (anelídeo) são vermes aquáticos ou terrestres, de hábitos necrófagos, predadores ou, na maioria, parasitários. Estes invertebrados, para sugar o sangue de seus hospedeiros, inoculam um tipo de anestesia ao se fixar e perfurar a pele destes e possuem uma enzima salivar a qual impede a coagulação do sangue de sua vítima.
VI. Os bivalves (classe de anelídeos) vivem exclusivamente enterrados na areia ou no lodo do fundo oceânico, onde predam peixes cartilaginosos. Eles não são encontrados em ambientes de água doce.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I, V e VI.
B) III, IV e V.
C) I, II, III e IV.
D) I, III, IV e V.

04) A respeito da mitose, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) A parte mais longa do ciclo celular é a intérfase, o período entre o término de uma mitose e o início de outra.
B) A prófase é o estágio inicial da mitose; o estágio seguinte é a metáfase, seguida da anáfase e, da última fase, a telófase.
C) Processo de divisão celular, contínuo, em que, a partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomos e material genético.
D) Processo de divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade. Desta maneira, uma célula-mãe diploide dá origem a quatro células-filhas haploides.

05) A respeito de alguns aspectos da hereditariedade e dos grupos sanguíneos humanos, assinale a alternativa INCORRETA
A) A herança dos grupos sanguíneos humanos, aspecto importante em relação a transfusões, baseia-se em três genes para a produção de antígeno: antígeno A, gene IA; antígeno B, gene IB; nenhum antígeno, gene IO.
B) O sangue dos macacos antropoides (por exemplo, gorila, orangotango, chimpanzé, bonobo, gibão etc.) tem os mesmos grupos sanguíneos do homem; outros macacos e mamíferos inferiores têm grupos sanguíneos, porém, diferentes dos humanos.
C) Cerca de 23% das pessoas brancas têm um antígeno em suas hemácias; seu sangue é conhecido como Rh+ (positivo). Se uma mãe Rh (negativo) for fecundada por um indivíduo Rh+ será grande a chance do filho nascer com uma anomalia conhecida como Síndrome de Down.
D) Os genes IA e IB não são dominantes entre si, mas ambos são sobre IO. Desta forma, os genótipos possíveis são: IOIO (O); IAIAou IA e IO(A); IBIBou IB e IO (B); IA IB(AB). Sendo assim, por exemplo, pais O x O somente podem produzir filhos O, mas não A, B, AB; por outro lado, pais AB x AB podem produzir filhos A, B, AB, mas não O.

Resolução:
01) A reação direta representa a fotossíntese (há produção de matéria orgânica a partir de CO2 e H2O), enquanto a reação inversa indica a respiração (quebra de matéria orgânica com liberação de CO2 e H2O).
Resp.: C

02) O texto faz menção à mitocôndria, organela responsável pela produção de energia para  o trabalho celular.
Resp.: C

03) Estão incorretos os itens II e VI.
II: Aranhas, escorpiões e carrapatos não são insetos (são aracnídeos).
VI: Os bivalves são moluscos formados por concha constituída por 2 valvas, sendo encontrados tanto em água salgada como em água doce.
Resp.: D

04) A mitose é um processo de divisão celular que leva à formação de 2 células-filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula mãe. A meiose leva à formação de gametas (nos animais), caracterizando-se pela redução do número de cromossomos nas células-filhas.
Resp.: D

05) Uma mulher Rh- ao ser fecundada por um indivíduo Rh+ pode gerar um filho Rh+. Neste caso, durante o parto, algumas hemácias fetais entrarão na circulação materna, desencadeando a produção de anticorpos anti-Rh pela mãe. Assim, numa próxima gestação de uma criança Rh+, essa criança poderá ter suas hemácias destruídas pelos anticorpos anti-Rh produzidos pela mãe, caracterizando a eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido).
Resp.: C

Veja também:
Prova da Fagoc 2017-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *