UERJ 2019 – 2º exame de qualificação

Confira a resolução das questões de biologia do 2º exame de qualificação da UERJ 2019.

01) Na produção industrial dos comercialmente chamados leites “sem lactose”, o leite integral é aquecido a altas temperaturas. Após o resfriamento, adiciona-se ao leite a enzima lactase. Com esse processo, o produto gera menos desconforto aos intolerantes à lactose, que é o carboidrato presente no leite integral.
Na fabricação do produto, descrita no texto, aguardar o resfriamento do leite tem a finalidade de evitar o seguinte processo em relação à lactase:
A) ativação
B) maturação
C) desnaturação
D) hidrogenação

02) Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos. A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos.

Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4

03) Durante a gestação humana, observa-se o aparecimento de anexos embrionários que desempenham funções importantes para o desenvolvimento do feto. Uma dessas estruturas é o saco vitelínico, destacado na imagem.

A presença do saco vitelínico evidencia a descendência humana a partir do seguinte tipo de ancestrais:
A) amoniotélicos
B) celomados
C) aquáticos
D) ovíparos

04) Em determinados casos, populações de consumidores terciários são menores do que as populações de consumidores primários e secundários. Observe a imagem, que representa a relação entre o número de cada um dos membros de uma mesma cadeia alimentar.

A população de falcões é reduzida em comparação com a de tordos e a de caramujos em função do seguinte fator:
A) perda energética ao longo dos níveis tróficos
B) demanda elevada de vegetais pelos herbívoros
C) digestão lenta de celulose pelos decompositores
D) competição interna por recursos entre os predadores

Resolução:
01) As enzimas são de natureza proteica e, portanto, termolábeis. Isso significa que em temperaturas elevadas sofrem alteração em sua estrutura secundária e/ou terciária, fenômeno conhecido como desnaturação.
Resp.: C

02) Comparando-se a distribuição das bandas de DNA obtidas pela técnica de eletroforese, mostradas na questão, conclui-se que o indivíduo 2 não possui a sequência de bases coerentes com a mãe e o pai apresentado na figura 1.
Resp.: B

03) O saco vitelínico é uma reserva energética bem desenvolvida em animais ovíparos. Logo, a ocorrência de tal estrutura no desenvolvimento embrionário humano é uma evidência de que nosso ancestral botava ovos.
Resp.: D

04) Em uma cadeia alimentar a energia se perde na transferência de um nível trófico a outro, sendo este o principal fator responsável pela redução do número de indivíduos nos níveis tróficos mais distantes dos produtores.
Resp.: A

Veja também:
Resolução da prova de biologia da Unicamp 2017 – 1ª fase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *