Questão discursiva sobre fotoperíodo, da Famerp

(Famerp/2015) Fotoperíodo crítico é o tempo de exposição diária à luz que uma planta necessita para iniciar sua floração. Algumas plantas requerem períodos de iluminação maiores, outras requerem períodos de iluminação menores, existindo ainda plantas indiferentes ao período de iluminação.
A figura ilustra o florescimento de uma planta que necessita de um fotoperíodo crítico de 6 horas, no máximo.

a) Tendo em vista o processo de floração, explique o que ocorre quando essa planta é cultivada em regiões próximas à linha do equador.

b) Como os floricultores conseguem produzir flores o ano todo, independentemente da região, da época do ano, ou do fotoperíodo crítico de cada planta?

RESOLUÇÃO:
A) Em regiões próximas à linha do Equador, o período de insolação é muito grande, ultrapassando o fotoperíodo crítico da planta que é de 6 horas. Como se trata de uma planta de dia curto, ela não irá florescer.

B) Para plantas de dia longo, o mais empregado é a interrupção da noite e para as plantas de dia curto, uma alternativa é a colocação de sombrites, de modo a ampliar o período de escuro (ininterrupto), de modo a atingir o fotoperíodo crítico e proporcionar a floração.

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre fotoperiodismo, da Unicamp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *