Questão resolvida envolvendo área da superfície externa e volume celular, da UniCeub

(UniCeub/2019) A fim de que seja viável, cada tipo de célula possui um limite de tamanho estabelecido pelas respectivas restrições morfológicas, o qual é selecionado de acordo com o ambiente. Há décadas já se reconhece, por exemplo, que as células eucariontes são, em média, bem maiores que as procariontes. Entretanto, em 1997, a equipe coordenada por H. N. Schulz descobriu uma nova espécie de bactéria na costa da Namíbia: Thiomargarita namibiensis, cujas células podem ter mais de 0,7 mm de diâmetro, sendo cerca de dez vezes maiores que uma célula eucarionte típica.
Assinale a alternativa que apresenta uma explicação plausível para a existência de uma espécie procarionte com células relativamente tão grandes.

A) A menor razão área da superfície externa/volume na Thiomargarita namibiensis é compensada pelo espessamento da parede celular.
B) A menor razão área da superfície externa/volume na Thiomargarita namibiensis é compensada pelo surgimento de compartimentalização membranosa interna.
C) A maior razão área da superfície externa/volume na Thiomargarita namibiensis é aproveitada para o aumento de flutuabilidade e, portanto, deslocamento celular.
D) A maior razão área da superfície externa/volume na Thiomargarita namibiensis é aproveitada para a intensificação de vias bioquímicas autotróficas.
E) A maior razão área da superfície externa/volume na Thiomargarita namibiensis é compensada pela interrupção da membrana celular em alguns pontos.

RESOLUÇÃO:
Embora a célula da Thiomargarita namibiensis seja muito maior que a de outras bactérias, o que normalmente implicaria em uma menor relação superfície/volume (o que prejudicaria a troca de materiais entre a célula e o ambiente), essa bactéria desenvolveu adaptações específicas. Uma dessas adaptações é a presença de grandes vacúolos que ocupam a maior parte do seu volume interno, reduzindo assim a quantidade de citoplasma metabolicamente ativo. Com isso, a célula mantém uma proporção adequada entre superfície e volume, facilitando as trocas com o ambiente. Esse comportamento assemelha-se a uma compartimentalização membranosa interna, o que é uma característica comum em organismos maiores e permite que a célula funcione apesar de seu tamanho elevado.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre membrana celular, da UFMS
UFRR 2020 – prova de biologia do seriado 3 – 

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*