Questão resolvida envolvendo fisiologia vegetal e ataque por bactérias, da Famema

(Famema/2021) Quando chegam às plantas, as bactérias Pseudomonas syringae logo procuram por onde possam entrar e causar
lesões nas folhas. Os estômatos são as principais vias de acesso para essa entrada e quando as plantas detectam o inimigo, rapidamente se protegem alterando o formato dos estômatos, impedindo, assim, a entrada das bactérias. No entanto, a P. syringae libera a coronatina, uma substância que bloqueia essa defesa e permite a infecção do tecido interno da folha.
(“Abre-te, Sésamo”. RevistaPesquisa Fapesp, dezembro de 2006. Adaptado.)

A) Qual a função dos estômatos? Por que os estômatos são vias aparentemente mais fáceis para invadir o tecido interno de uma folha?

B) Qual a consequência da ação das bactérias P. syringae sobre a produtividade primária bruta de plantas contaminadas durante uma estiagem prolongada? Justifique sua resposta mencionando o processo metabólico vegetal.

RESOLUÇÃO:
A) Os estômatos são responsáveis pelas trocas gasosas entre a planta e o meio externo.
Os estômatos são vias aparentemente mais fáceis para invadir o tecido interno uma vez que possui uma abertura (o ostíolo), o que facilita a entrada da bactéria.

B) Com a ação das bactérias os estômatos permanecerão abertos e, consequentemente, a planta perderá mais água. Em uma situação de estiagem prolongada, esse fato reduzirá a produtividade primária bruta, visto que reduzirá a taxa fotossintética (que tem a água como um de seus reagentes).

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre fotossíntese e respiração, da Unifesp

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *