Faminas 2017 – vestibular para medicina

Faminas 2017 – medicina. Confira resolução

01) “Marília apresenta uma herança monogênica conhecida por albinismo. Há alguns anos se casou com João que é normal e filho de pais heterozigotos. Eles estão pretendendo ter filhos.” Qual a probabilidade desse casal ter um filho com a mesma característica genética da mãe?
A) 1/2.
B) 1/3.
C) 1/4.
D) 2/3.

02) A castanheira-do-pará e a mangueira são exemplos de árvores que apresentam em comum: caule aéreo, ereto, com ramificações, nós e entrenós pouco evidentes. Essas características descrevem um caule ereto do tipo
A) bulbo.
B) estipe.
C) colmo.
D) tronco

03) Hoje sabemos que o veículo da hereditariedade são os genes, mas mesmo antes dessa descoberta, as leis básicas da hereditariedade começaram a ser desvendadas por Mendel; porém, infelizmente, seu trabalho só recebeu a atenção que merecia após sua morte. Uma das razões do sucesso de suas pesquisas foi ter escolhido a ervilha-de-cheiro, pois essa espécie apresentava diversas vantagens e várias características facilmente observáveis. NÃO se refere a uma característica observada por Mendel em seus estudos:
A) Cor da vagem.
B) Posição da flor.
C) Forma da semente.
D) Tamanho da semente.

04) Observe a figura a seguir.

As estruturas destacadas na figura são:
A) Órgãos análogos que apresentam origem embrionária diferente e funções diferentes.
B) Órgãos homólogos que apresentam origem embrionária semelhante e funções diferentes.
C) Órgãos homólogos que apresentam origem embrionária diferente e funções semelhantes.
D) Órgãos análogos que apresentam origem embrionária semelhante e funções semelhantes.

05) Mutação gênica são alterações do código de bases nitrogenadas do DNA que originam novas versões de genes. Essas mutações podem ocorrer espontaneamente, ou ser induzidas por agentes externos. Uma das causas de mutações espontâneas é a transformação temporária de uma base nitrogenada em outra, fenômeno conhecido por:
A) Tautomeria.
B) Permutação.
C) Homeostase.
D) Agentes mutagênicos.

06) Analise a figura a seguir.

Os frutos observados na figura são:
A) Secos do tipo bagas.
B) Secos do tipo drupas.
C) Carnosos do tipo bagas.
D) Carnosos do tipo drupas.

07) “No ciclo de Krebs, o acetil-CoA liga-se a um composto de quatro átomos de carbono, o ácido _______________, existente na matriz, e forma-se um composto com seis átomos de carbono, o ácido _______________.”
(LINHARES, Sérgio. GEWANDSZNAJDEW, Fernando.
Biologia volume único. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) isocítrico / cítrico
B) isocítrico / sucínico
C) oxalacético / cítrico
D) oxalacético / cetoglutárico

08) Analise as características a seguir:
– possuem flagelo e vacúolo contrátil;
– nos cloroplastos há clorofila a e b e carotenoides;
– acumulam paramilo como substância de reserva; e,
– na ausência de condições para a fotossíntese, o cloroplasto regride e ocorre a nutrição heterotrófica.
Essas características descrevem qual grupo de algas?
A) Clorofíceas.
B) Euglenófitas.
C) Bacilariófitas.
D) Dinoflagelados.

09) “Hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que regula a taxa de água e sais no organismo, pois aumenta a reabsorção de sódio nos rins, quando há diminuição desse íon e, consequentemente, aumenta a reabsorção de água por osmose.” O hormônio descrito é conhecido por:
A) ADH.
B) Epinefrina.
C) Aldosterona
D) Corticosterona.

10) Observe a figura a seguir.

Em relação aos aspectos das nervuras, a folha ilustrada anteriormente é do tipo:
A) Peninérvea, com nervuras paralelas, características da eudicotiledôneas.
B) Peninérvea, com nervuras paralelas, características da monocotiledôneas.
C) Paralelinérvea, com nervuras paralelas, características da eudicotiledôneas.
D) Paralelinérvea, com nervuras paralelas, características da monocotiledôneas.

Resolução:
01) A questão não informou que o albinismo é condicionado por um alelo autossômico recessivo (a), sendo que o alelo A condiciona pigmentação normal para a pele. Considerando essa informação, Marília é homozigota recessiva (aa).Como João é normal, possui o alelo A. Contudo, como seus pais são heterozigotos (Aa x Aa), João pode ser AA ou Aa, conforme mostra o esquema abaixo.

Em vermelho, os possíveis genótipos de João.
Como a questão pede a probabilidade do casal ter um filho (não especifica o sexo) com a mesma característica genética da mãe, isto é, albino, tem-se que estabelecer uma condição: João precisa de ter o alelo a. A chance dele ter esse alelo é de 2/3 (são duas possibilidades Aa e uma possibilidade AA).
Então, efetuando o cruzamento, temos:
Aa (João) x aa (Marília)

Em vermelho os genótipos da criança albina (2 em 4 = 1/2).
Então, a probabilidade de nascer uma criança afetada com albinismo é:
2/3 x ½ = 2/6 = 1/3
Resp.: B

02) O caule descrito é o tronco, característico de gimnospermas (como o pinheiro-do-paraná) e as dicotiledôneas (como mangueira, goiabeira, ipê, jatobá, carrapeta…).
Resp.: D

03) Em seus estudos sobre genética, envolvendo ervilhas, Mendel estudou a transmissão de 7 características (uma de cada vez). Foram elas: altura da planta, cor da vagem, forma da vagem, cor da semente, forma da semente, disposição das flores no caule e cor das flores.
Resp.: D

04) As estruturas em destaque  nas figuras são homólogas. São órgãos com mesma origem embriológica e com função biológica diferente. É fácil identificar as estruturas homólogas porque os indivíduos que as possuem pertencem a grupos taxonômicos muito próximos, do ponto de vista evolutivo. No caso, há representante de aves e representantes de mamíferos.
Resp.: B

05) A questão cobrou o conceito de tautomeria. Uma base se transforma em outra que, por sua vez, volta à condição original e, assim, sucessivamente. Ou seja, tautomeria é a transformação temporária de uma base nitrogenada em outra.
Resp.: A

06) Tanto o pêssego como o abacate, mostrados na figura, são frutos carnosos do tipo drupa (possuem endocarpo fundido à semente, formando um caroço).
Resp.: D

07)  O ciclo de Krebs inicia-se quando o acetil CoA liga-se ao ácido oxaloacético (com 4 carbonos) e forma o ácido cítrico (citrato), com 6 carbonos. Este ciclo terminará com a recomposição do ácido oxaloacético, um integrante da matriz mitocondrial, conforme mostrado no esquema abaixo.

08) A presença de vacúolo contrátil indica que o grupo de algas em questão não possui parede celular. Associando-se essa característica com o acúmulo de paramilo como substância de reserva, conclui-se que o grupo em questão é o das euglenófitas.
Resp.: B

09) O hormônio em pauta é o aldosterona, produzido na região cortical das suprarrenais. Esse hormônio estimula a reabsorção de íons Na+ nos túbulos renais, aumentando a pressão osmótica dentro desses tubos; dessa forma, acaba contribuindo para uma maior reabsorção de água nos rins.
Resp.: C

10) A figura mostra uma folha com nervuras paralelas umas às outras (nervação paralelinérvea), característica das monocotiledôneas.
Resp.: D

Veja também:
Resolução da prova da Faculdade São Lucas 2018 para medicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *