Questão resolvida sobre osteoporose, da Unifor

(Unifor/2012) A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. “É uma doença silenciosa e que causa muito sofrimento, já que, geralmente, é descoberta em idosos, após fratura provocada por uma queda e até escorregão”, explica a coordenadora da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Luiza Machado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose. No Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões, e os gastos com o tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) são altos. “Só em 2010, o SUS gastou aproximadamente R$ 81 milhões para a atenção ao paciente portador de osteoporose e vítima de quedas e fraturas”, informa Luiza Machado.
Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/2743/162/prevencao-a-osteoporose-deve-comecar-na-infancia.html i>. Acesso em 05 nov. 2011. (com adaptações)

Nesse contexto, analise as alternativas, listadas abaixo, e marque a que apresenta apenas medidas e ações preventivas à osteoporose:
A) Consumir leite e derivados, que possuem alto índice de cálcio e diminuir o consumo de refrigerantes desde a infância.
B) Fazer uso apenas de vegetais de cor vermelha, peixes e alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes.
C) Evitar a exposição ao sol, é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, já que a luz do sol é um potente inibidor da ação da vitamina D.
D) Fazer o uso de vacina para evitar osteoporose e frequentes sessões de fisioterapia ao longo da vida.
E) Praticar exercícios físicos regulares e evitar a ingestão de laticínios e derivados na fase adulta.

RESOLUÇÃO:
A osteoporose é uma doença é uma doença que se caracteriza pela redução da deposição de cálcio nos ossos, que tornam-se porosos. Uma das causas para o problema, é a redução na taxa de estrogênio, o que justifica a maior incidência em mulheres acima de 50 anos (que em homens com mesma idade).
A absorção de cálcio depende da presença de vitamina D, que é sintetizada na pele por ação da radiação ultravioleta.
Dessa forma, a ingestão de alimentos ricos em cálcio, aliada à exposição regular (não exagerada) ao sol e a redução da ingestão de refrigerantes (o ácido fosfórico presente na bebida acelera a desmineralização dos ossos) são medidas que podem contribuir para reduzir a incidência do problema.
Resp.: A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.