Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Dinâmica 2018-2 medicina – prova de biologia resolvida

FADIP (DINÂMICA) 2018-2 – PROVA DE BIOLOGIA

01) Dentro de um ecossistema, os seres vivos se organizam de acordo com as relações de alimentação existentes entre eles, e que são representadas por diagramas conhecidos por teias alimentares. Sobre os conceitos principais de teias alimentares, é correto afirmar que:
A) Os primeiros elos das cadeias de uma teia alimentar são sempre um organismo heterotrófico.
B) Os consumidores primários que se alimentam dos produtores constituem o primeiro nível trófico.
C) Os produtores são organismos que sintetizam matéria inorgânica que alimentará os demais níveis tróficos.
D) Ao morrer, produtores e consumidores dos vários níveis tróficos servem de alimento a diversos animais decompositores.

02) No ciclo do nitrogênio, os nitratos liberados no solo pelas nitrobactérias são altamente solúveis em água permitindo sua fácil assimilação através das raízes das plantas, as quais utilizam o nitrogênio dos nitratos na produção de moléculas orgânicas, principalmente:
A) Proteínas e lipídeos.
B) Ácidos graxos e glicose.
C) Ácidos nucleicos e glicose.
D) Proteínas e ácidos nucleicos.

03) Associe as duas colunas relacionando os biomas brasileiros às suas respectivas características.
1.Pampas.
2. Cerrado.
3. Caatinga.
4. Floresta dos Cocais.
(  ) Segundo maior bioma brasileiro.
(  ) Plantas adaptadas pelo clima denominadas de xeromórficas.
(  ) Apresenta lençol freático pouco profundo deixando o solo úmido durante o ano todo.
(  ) Apresenta como planta predominante as gramíneas.

A sequência está correta em
A) 1, 2, 4, 3.
B) 3, 4, 1, 2.
C) 2, 3, 4, 1.
D) 4, 3, 1, 2.

04) Nas relações ecológicas, a análise de ganho e perda para os indivíduos envolvidos é representada pelos sinais de + (ganho), – (perda) e 0 (quando não há perda e nem ganho). Se o tipo de relação for o comensalismo, o efeito sobre os indivíduos participantes será:
A) Espécie A (–) e espécie B (+).
B) Espécie A (+) e espécie B (+).
C) Espécie A (+) e espécie B (–).
D) Espécie A (+) e espécie B (0).

05) O processo de colonização de um local desabitado, mas que já tenha sido ocupado anteriormente por uma comunidade biológica, sendo que a ocupação prévia tenha propiciado condições iniciais favoráveis ao estabelecimento de seres vivos, é conhecido por:
A) Homeostase.
B) Comunidade clímax.
C) Sucessão ecológica primária.
D) Sucessão ecológica secundária.

06)  “As aranhas são quelicerados que não têm antenas e apresentam o corpo dividido em dois tagmas e quatro pares de penas ligadas no ____________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A) abdômen ou prossomo
B) cefalotórax ou prossomo
C) abdômen ou opistossomo
D) cefalotórax ou opistossomo

07) Quando nossa alimentação é rica em proteínas ocorre uma liberação do hormônio gastrina por células presentes na parede estomacal. A presença desse hormônio no sangue que circula pelos vasos sanguíneos do estômago estimula as glândulas da mucosa estomacal a secretar o suco gástrico. Além disso, a gastrina também é responsável por:
A) Atuar na produção do suco entérico pela parede intestinal.
B) Estimular a liberação de secreção pancreática rica em bicarbonato.
C) Estimular a contração da vesícula biliar a expulsar bile para o duodeno.
D) Atuar no relaxamento do esfíncter pilórico e na contração do esfíncter esofágico inferior.

08)  “O casal Pedro e Marisa terá seu primeiro filho. Sabe-se que ela é Rh e nunca recebeu transfusão de sangue, enquanto Pedro apresenta fator Rh no plasma.” Se o primeiro filho for Rh+ pode ocorrer:
A) Eritroblastose fetal na mãe que é Rh.
B) Eritroblastose fetal no filho por causa da mãe ser Rh+.
C) Nada, pois a eritroblastose fetal ocorrerá somente com o segundo filho caso ele seja Rh+.
D) Nada, pois a eritroblastose fetal ocorrerá somente com o segundo filho caso ele seja Rh.

09)  “Após alguns dias depois da menstruação, os níveis de FSH e LH começam a aumentar no sangue. O _______ é responsável pelo crescimento de vários folículos ovarianos em um dos ovários; eles aumentam de tamanho e passam a secretar o hormônio __________________. A taxa desse hormônio liberado pelos folículos provoca a diminuição de FSH e LH pela ________________________.”

(V. Mendonça e J. Laurence. Biologia volume 3, Ensino Médio, O Ser Humano, Genética e Evolução. Editora Nova geração. São Paulo, 2010.)

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) FSH / estrogênio / adenoipófise
B) LH / progesterona / adenoipófise
C) LH / estrogênio / hipófise anterior
D) FSH / progesterona / hipófise anterior

10) A musculatura estriada esquelética está envolvida na locomoção, além disso proporciona suporte ao corpo e produz calor.
Os músculos estão ligados aos ossos por tendões, os quais ajudam no tracionamento dos ossos. Portanto, é correto afirmar que os tendões responsáveis pela ligação desses músculos aos ossos são estruturas constituídas pelo tecido:
A) Ósseo.
B) Muscular.
C) Cartilaginoso.
D) Conjuntivo propriamente dito.

RESOLUÇÃO:

01) Em uma teia alimentar, a matéria apresenta comportamento cíclico. Assim, quando um organismo morre, sofre ação de organismos decompositores, que acabam devolvendo ao meio, substâncias mais simples que serão reutilizadas por outros organismos.
Resp.: D

02) O nitrogênio (presente no  nitrato) é usado na biossíntese de importantes moléculas orgânicas, como proteínas (formadas por aminoácidos)  e ácidos nucleicos (formados por nucleotídeos).
Resp.: D

03) Os pampas caracterizam-se por uma vegetação rica em gramíneas; o cerrado, ocupando cerca de 22% do território nacional é o segundo maior bioma brasileiro; na caatinga a vegetação possui adaptações à escassez de água (xeromorfismo) e a Floresta de Cocais está na transição entre Amazônia e Caatinga.
Resp.: C

04) No comensalismo uma espécie é beneficiada e a outra não é beneficiada e nem é prejudicada; assim, tem-se uma relação do tipo +/0.
Resp.: D

05) O conceito descrito no enunciado refere-se à uma sucessão ecológica secundária como o que ocorre, por exemplo, em uma área de mata que foi devastada para plantio e, depois, abandonada.
Resp.: D

06) O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax (ou prossmo) e abdome (ou opistossomo). Os 4 pares de patas desse grupo de invertebrados encontram-se ligados ao cefalotórax (prossomo).
Resp.: B

07) Uma das funções da gastrina é estimular a motilidade gástrica, favorecendo o esvaziamento do estômago. Uma das formas de contribuir para este esvaziamento, é estimular o relaxamento do esfíncter pilórico (favorecendo a saída do quimo); além disso, a gastrina também promove a contração do esfíncter esofágico inferior.
Resp.: D

08) Como Marisa nunca recebeu transfusão de sangue, o 1º filho do casal não corre nenhum risco de eritroblastose fetal, uma vez que a mãe ainda não produziu anticorpos anti-Rh (porque não teve contato com sangue Rh+).
Resp.: C

09) O crescimento dos folículos ovarianos é estimulado pelo hormônio folículo estimulante (FSH); enquanto cresce, o folículo produz o hormônio estrogênio (responsável pela recuperação da parede uterina). O estrógeno também inibe a secreção de FSH e de LH pela hipófise.
Resp.: A

10) Os tendões são estruturas esbranquiçadas, muito resistentes à tração. Histologicamente são classificados como tecido conjuntivo denso modelado.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Dinâmica 2015 – prova de biologia resolvida – parte 1
Dinâmica 2015 – prova de biologia resolvida – parte 2

0 comments… add one

Leave a Comment