Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Udesc 2018 resolvida – parte 2

Confira resolução das 7 últimas questões da Udesc 2018

08) Em relação aos tipos de reprodução assexuada existentes nos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.
A) Reprodução por partenogênese ocorre quando há troca de gametas entre indivíduos de uma mesma espécie, reproduzindo um novo ser vivo.
B) Reprodução por brotamento ocorre quando há formação de brotos em várias aéreas do corpo. Cada broto forma um novo ser vivo.
C) Reprodução por fragmentação ocorre quando partes de um ser vivo se soltam e originam novos seres vivos.
D) Reprodução por bipartição ocorre quando uma célula se divide em duas ou mais células.
E) Reprodução por esporulação ocorre pela liberação de célula especializada conhecida como esporo.

09) Nos oceanos, pode ocorrer a seguinte cadeia alimentar:

O fitoplâncton é um conjunto de organismos fotossintetizantes (microscópicos) que ficam à deriva nos oceanos. Ele representa o primeiro elo na transferência de alimento e, portanto, de energia química para os demais componentes da cadeia trófica. O zooplâncton, conjunto de pequenos organismos heterótrofos que consomem os produtores primários, recebe energia química em quantidade muito menor do que a energia solar que o fitoplâncton absorveu pela fotossíntese. Isso ocorre porque grande parte das substâncias orgânicas que os produtores primários sintetizam é perdida na forma de energia e calor, à medida que os organismos trabalham para se manter vivos. O mesmo processo ocorre quando os peixes pequenos como a sardinha predam o zooplâncton, e quando os peixes grandes se alimentam dos peixes pequenos. Logo, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da cadeia alimentar.
Assinale a alternativa correta em relação à transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
A) Uma cadeia alimentar deve sempre possuir muitos níveis tróficos, como forma de garantir a mesma quantidade de energia em cada um desses níveis.
B) Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, menor será a quantidade de energia disponível para o nível trófico mais elevado.
C) A quantidade de energia disponível aumenta à medida que é transferida de um nível trófico para outro nível trófico.
D) Todos os níveis tróficos dissiparão parte da energia adquirida, por meio das próprias atividades metabólicas e de calor.
E) O nível trófico com menor quantidade de energia disponível é o dos produtores.

10) Os somitos são:
A) blocos de células mesodérmicas das quais migram células que originarão vértebras, costelas e músculos axiais.
B) tecidos que se desenvolvem a partir do endoderma, presentes em todos os vertebrados com função de armazenar alimentos para o embrião.
C) conjuntos de membranas que envolvem os fetos.
D) tecidos de origem endodérmica que contêm vasos sanguíneos com funções respiratória e excretora.
E) células vegetais especializadas nas trocas gasosas e transpiração vegetal.

11) A introdução de uma espécie X de peixe em um lago, onde normalmente inexiste esta espécie, poderá provocar alteração do equilíbrio das populações de peixes autóctones.

Sobre esse fato, analise as proposições.
I. A espécie X morrerá, pois espécies introduzidas não sobrevivem em ambientes que não sejam os seus.
II. O equilíbrio poderá ser alterado, se a espécie X for predadora dos peixes nativos.
III. O equilíbrio não será alterado, se a espécie X apresentar altas taxas reprodutivas e cuidado parental.
IV. O equilíbrio poderá ser alterado, se houver competição por alimentos entre a espécie X e as espécies nativas.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
B) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

12) Complete as lacunas.
________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas.
Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.
A) Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga
B) Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos
C) Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa
D) Giberelinas, geotropismo, frutos agregados
E) Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos

13) No incêndio que atingiu o norte de Portugal, 42 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, embora os corpos das vítimas fatais ficassem queimados e irreconhecíveis, foi possível preparar, a partir de fragmentos de tecidos, amostras de DNA nuclear e DNA mitocondrial de todas vítimas. Entre as vítimas que faleceram no incêndio, estavam dois filhos do sexo masculino de mães diferentes de um mesmo pai que não morreu no incêndio. Usando a análise de DNA para a determinação da paternidade dos filhos, assinale a afirmação correta:
A) DNA mitocondrial do pai com o DNA mitocondrial das vítimas.
B) DNA nuclear do cromossomo Y do pai com DNA nuclear do cromossomo Y das vítimas.
C) DNA mitocondrial do pai com o DNA nuclear do cromossomo Y das vítimas.
D) DNA nuclear do cromossomo Y do pai com o DNA mitocondrial das vítimas.
E) DNA nuclear do cromossomo X do pai com o DNA nuclear das vítimas.

14) “Os protozoários apresentam dimensões predominantemente microscópicas. Sua denominação deriva do grego protos e zoon, que significam, respectivamente, ‘primeiro’ e ‘animal’.
Atualmente, o termo protozoário diz respeito a protistas heterotróficos unicelulares (na maioria) e que obtém seus alimentos por ingestão ou absorção.”
Fonte: RUPPERT & BARNES, 2005.
Analise as proposições em relação aos protozoários, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(  ) A maioria dos protozoários é microscópica, no entanto, alguns podem ser vistos a olho nu, como é o caso do Spirostomum, um ciliado de água doce, que alcança 3 mm de comprimento, e o Globigerina, um sarcodíneo marinho, que vive em suspensão na água do mar.
(  ) Os protozoários marinhos, assim como os parasitas, não possuem vacúolo pulsátil uma vez que são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à da água salgada.
(  ) Há espécies de protozoários de vida livre que vivem na água doce, no mar e em regiões úmidas, e também espécies simbióticas. Ainda não foram identificadas espécies de protozoários parasitas.
(  ) Os protozoários podem utilizar diferentes estruturas para a obtenção de alimentos como pseudópodos, cílios e flagelos, incorporando os alimentos por absorção ou por ingestão, alimentando-se de matéria orgânica morta e também de micro-organismos como bactérias, algas e outros protozoários.
(  ) A Malária é uma doença causada pelo protozoário Plasmodium, que parasita as células sanguíneas e as células hepáticas dos seres humanos, causando acessos febris conhecidos como “tremedeira” ou “batedeira”.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A) F – F – V – F – F
B) V – F – V – F – V
C) V – F – F – F – V
D) F – V – V – V – F
E) V – V – F – V – V

Resolução:
08) Na partenogênese ocorre desenvolvimento do óvulo sem que ocorra a fecundação. É o que ocorre, por exemplo, em abelhas, levando à formação dos zangões (que são haploides).
Resp.: A

09) A transferência de energia em uma cadeia alimentar é unidirecional e decrescente. Dessa forma, quanto mais distante dos produtores estiver o nível trófico, menor será a quantidade de energia que estará disponível para ele. Essa perda é decorrente das atividades desempenhadas pelos organismos.
Resp.: D

10) Questão pedindo conceito. Os somitos são estruturas embrionárias segmentadas derivadas do mesoderma e que darão origem às vértebras, costelas e músculos axiais.
Resp.: A

11) De um modo geral, se o meio abiótico em que a espécie foi introduzida for similar ao de origem, ela poderá tornar uma praga no novo ambiente, uma vez que provavelmente não terá predadores e/ou parasitas. Haverá, assim, um desequilíbrio ecológico na região em que a espécie foi introduzida.
Resp.: C

12) As auxinas são fitormônios que atuam estimulando o alongamento celular. Também estão envolvidas em movimentos vegetais direcionados, como o geotropismo e o fototropismo. Em certas plantas, a aplicação de auxinas durante a floração induz a partenocarpia (desenvolvimento de frutos sem sementes).
Resp.: B

13) O DNA mitocondrial de uma pessoa é de origem exclusivamente materna. Sendo filhos (homens), o reconhecimento poderia ser feito usando-se o DNA nuclear do cromossomo Y do pai e das vítimas.
Resp.: B

14) Apenas a terceira afirmativa é falsa. Há vários protozoários parasitas,  causando graves doenças ao ser humano, como a doença de Chagas e a malária.
Resp.: E

Veja também:
Prova resolvida do vestibular 2017 da UFRGS – parte 1
 Prova resolvida do vestibular 2017 da UFRGS – parte 2
– 
Prova resolvida do vestibular 2017 da UFRGS – parte 3

0 comments… add one

Leave a Comment