Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Questão discursiva sobre clamídias e herpes, da Fuvest

(FUVEST) Duas doenças sexualmente transmissíveis muito comuns são a uretrite não-gonocócica que, tudo indica, é causada pela Chlamydia trachomatis e o herpes genital, causado pelo Herpes simplex. A tabela a seguir compara algumas características desses dois agentes infecciosos.

A) Esses organismos são vírus, bactérias, protozoários, algas, fungos, plantas ou animais?Justifique sua classificação com base nas características mencionadas na tabela.

B) Esses dois agentes infecciosos indicados podem ter seu crescimento populacional representado pelo gráfico a seguir? Justifique sua resposta.

RESOLUÇÃO:
A) A clamídia é um tipo de bactéria, pois, além da presença de DNA e de RNA, também possui ribossomos; contudo, não possui um núcleo celular.
Já o herpes é um vírus, pois, além de ser um parasita intracelular obrigatório, apresenta apenas um tipo de ácido nucleico e não possui ribossomos.

B) Não. A curva de crescimento representada pelo gráfico pode representar a da clamídia, que se reproduz assexuadamente (por cissiparidade), duplicando sua população em intervalos de tempo mais ou menos iguais, o que não ocorre com os vírus.

0 comments… add one

Leave a Comment