Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Resumo sobre Coronavírus

Coronavírus é um grupo de vírus cujo material genético é o RNA e que causa problemas respiratórios em seres humanos.
O prefixo “corona” deve-se ao fato desses vírus apresentarem proteínas no envelope viral que se projetam para fora, dando o aspecto de uma coroa ao vírus.

Fotomicrografia do coronavírus (coloração artificial).  (Callista Images/Getty Images)

O que o coronavírus causa no ser humano? 

De um modo geral, os coronavírus causam doenças respiratórias leves, muito semelhante a um resfriado comum . No caso da Covid-19 os sintomas envolvem coriza, dor de garganta, febre, dor de cabeça, dor no corpo, dificuldade para respirar, perda do paladar… . Em idosos e em pessoas com sistema imunológico debilitado, pode desencadear um quadro de pneumonia.

A partir do início do século XXI, foram detectadas certas doenças respiratórias mais graves causadas por coronavírus.

Em 2002, na China, a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) foi causada por um tipo de coronavírus e causou a morte de mais de 800 pessoas, principalmente, na Ásia.

Em 2012 surgiu a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O vírus foi encontrado também em camelos e morcegos. Os sintomas são muito parecidos ao da gripe comum. Contudo, pode haver manifestação de febre alta, dor no peito, coriza, dor no corpo… .

No final de 2019, surgem uma nova forma de coronavírus, na China (Wuham) e já provocou a morte de mais de 1 milhão de mortes em todo o mundo até o mês de outubro de 2020.

De um modo geral, a transmissão do coronavírus ocorre pelo ar ou por meio de secreções eliminadas pelo doente (tosse, fala, espirro). O contato pessoal como aperto de mão e o contato com objetos ou superfícies contaminadas (dinheiro, maçanetas, alças de transportes públicos, balcões…) , seguido de contato com boca, nariz ou olhos é outra forma de contaminação.

Medidas profiláticas para coronavírus: 

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

ESTRUTURA DO SARS-COV 2:

O vírus possui um revestimento de natureza lipídica + proteica. Dentre as proteínas que se encontram em sua superfície, a proteína S (Proteína Spike) liga-se à enzima ECA2 de nossas células, possibilitando a infecção.

Uma vez dentro da célula, o material genético do vírus (RNA de senso positivo) inicia um processo de duplicação. Forma-se uma fita complementar (senso negativo), que serve de molde para produção de novas fitas de RNA senso positivo. Algumas delas atuarão como RNA mensageiro (e comandarão a síntese de proteínas virais), enquanto outras atuarão como material genético das novas partículas virais.

É importante lembrar de que todas as proteínas virais são produzidas utilizando-se todo equipamento celular (ribossomos, aminoácidos…).

A montagem dos novos vírus ocorre no retículo endoplasmático rugoso e no complexo golgiense da célula hospedeira.

TRATAMENTO PARA COVID-19

Ainda não existe um tratamento definitivo para a doença. Preconiza-se repouso, hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas. Casos mais graves precisam de acompanhamento médico, podendo ser necessária a hospitalização e até incubação do paciente.

Diversas vacinas estão em teste no mundo todo.

0 comments… add one

Leave a Comment